Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Público na área ambiental? Veja medidas anunciadas pelo governo

Concurso Público na área ambiental? Veja medidas anunciadas pelo governo

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quinta-feira (22/4) da reunião da Cúpula do Clima com lideranças de mais de 40 países. Bolsonaro apresentou as medidas que deverão ser adotadas para a prevenção e controle ao desmatamento em reservas ambientais (concurso público).

O presidente afirmou que irá duplicar os recursos destinados à fiscalização das áreas de proteção. “Apesar das limitações orçamentárias do governo, determinei o fortalecimento dos órgão ambientais duplicando os recursos destinados às ações de fiscalização”. Veja detalhes clicando no vídeo abaixo:

Concursos ambientais
Concursos ambientais

Com a duplicação do orçamento, espera-se que novas contratações para os órgãos ambientais sejam autorizadas em breve. O aumento do efetivo deve ocorrer por meio de concurso público.

Além disso, o representante afirmou que o Brasil está aberto à cooperação internacional e prometeu que o país atingirá a neutralidade climática até 2050.

Neutralidade climática significa zerar balanço das emissões de carbono. A proposta de Bolsonaro vai ao encontro de outras metas apresentadas por líderes mundiais durante o evento.

Lembrando que o vice-presidente da República, Hamilton Mourão destacou, em setembro de 2020, a necessidade de novos concursos públicos para a área de fiscalização ambiental como medida de enfrentamento ao desmatamento.

De acordo com o vice-presidente o Ministério do Meio Ambiente (MMA) já estaria realizando os estudos para a viabilização de novas contratações, porém, há o reconhecimento de dificuldades para os novos concursos públicos.

O representante afirmou, ainda, que o governo avalia quais caminhos são viáveis e melhores de serem seguidos para reforçar os quadros dos órgãos responsáveis pela fiscalização das áreas de preservação. Veja aqui!

Concurso Público: editais já anunciados pelo vice-presidente

Como uma das medidas de preservação ambientais, foi anunciada a reposição de pessoal em diversos órgãos de fiscalização, veja abaixo:

  • Concurso Ibama: além do anúncio do governo, foram solicitadas 2.311 vagas para o próximo concurso público do órgão, sendo 1.005 para técnico administrativo, 970 para analista ambiental e 336 para analista administrativo.
senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso
  • Concurso Funai: o órgão já confirmou que enviou um novo pedido para concurso público para 826 vagas, divididas entre nível médio e nível superior. O governo federal estuda autorizar o novo concurso.
  • Concurso Incra: o novo concurso está em análise pelo governo federal. Em 2019 o TCU já havia solicitado ao governo federal a apresentação de uma estratégia para fortalecimento do órgão.
  • Concurso ICMBIO: o último edital para ingresso no ICMBio foi publicado em 2013 pela banca Cebraspe e teve o seu prazo de validade expirado. O governo federal confirmou que pretende realizar novas contratações no órgão.

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

 Concursos PúblicosConcursos Públicosconcursos públicosfunaiibamaicmbio concurso 2021jair bolsonaro
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.