
O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quinta-feira (22/4) da reunião da Cúpula do Clima com lideranças de mais de 40 países. Bolsonaro apresentou as medidas que deverão ser adotadas para a prevenção e controle ao desmatamento em reservas ambientais (concurso público).
O presidente afirmou que irá duplicar os recursos destinados à fiscalização das áreas de proteção. “Apesar das limitações orçamentárias do governo, determinei o fortalecimento dos órgão ambientais duplicando os recursos destinados às ações de fiscalização”. Veja detalhes clicando no vídeo abaixo:

Com a duplicação do orçamento, espera-se que novas contratações para os órgãos ambientais sejam autorizadas em breve. O aumento do efetivo deve ocorrer por meio de concurso público.
Além disso, o representante afirmou que o Brasil está aberto à cooperação internacional e prometeu que o país atingirá a neutralidade climática até 2050.
Neutralidade climática significa zerar balanço das emissões de carbono. A proposta de Bolsonaro vai ao encontro de outras metas apresentadas por líderes mundiais durante o evento.
Lembrando que o vice-presidente da República, Hamilton Mourão destacou, em setembro de 2020, a necessidade de novos concursos públicos para a área de fiscalização ambiental como medida de enfrentamento ao desmatamento.
De acordo com o vice-presidente o Ministério do Meio Ambiente (MMA) já estaria realizando os estudos para a viabilização de novas contratações, porém, há o reconhecimento de dificuldades para os novos concursos públicos.
O representante afirmou, ainda, que o governo avalia quais caminhos são viáveis e melhores de serem seguidos para reforçar os quadros dos órgãos responsáveis pela fiscalização das áreas de preservação. Veja aqui!
Concurso Público: editais já anunciados pelo vice-presidente
Como uma das medidas de preservação ambientais, foi anunciada a reposição de pessoal em diversos órgãos de fiscalização, veja abaixo:
- Concurso Ibama: além do anúncio do governo, foram solicitadas 2.311 vagas para o próximo concurso público do órgão, sendo 1.005 para técnico administrativo, 970 para analista ambiental e 336 para analista administrativo.

- Concurso Funai: o órgão já confirmou que enviou um novo pedido para concurso público para 826 vagas, divididas entre nível médio e nível superior. O governo federal estuda autorizar o novo concurso.
- Concurso Incra: o novo concurso está em análise pelo governo federal. Em 2019 o TCU já havia solicitado ao governo federal a apresentação de uma estratégia para fortalecimento do órgão.
- Concurso ICMBIO: o último edital para ingresso no ICMBio foi publicado em 2013 pela banca Cebraspe e teve o seu prazo de validade expirado. O governo federal confirmou que pretende realizar novas contratações no órgão.
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
