PUBLICIDADE
Larissa Lustoza • 01/09/2021
A Justiça de São Paulo concedeu à uma candidata aprovada em concurso público, que não compareceu à nomeação por ter contraído Covid-19, o direito de apresentar e entregar os documentos para efetivar a nomeação.
Aprovada para o cargo de assistente de serviços administrativos, a candidata não pôde comparecer à data definida para tratar dos assuntos relativos à admissão. Na época, ela estava com Covid-19 e, por recomendação médica, precisou ser isolada por 14 dias.
Por conta de não ter aparecido na instituição, a candidata foi desclassificada do concurso público.
Em seu voto, o relator desembargador Paulo Barcellos Gatti dissertou que, em regra, não é possível remarcar as etapas de um concurso público, sob pena de violação ao princípio da isonomia e impessoalidade.
No entanto, o magistrado reconheceu que era de nítido interesse público que a candidata respeitasse o isolamento social, para evitar a propagação da pandemia.
“Nesse contexto, é plenamente cabível enquadrar a situação da candidata estar acometida pela Covid-19 um evento de força maior, de modo que merece ser tratada como situação excepcional”, afirmou.
Além disso, finalizou o voto declarando que: “Em suma, os documentos juntados no mandamus comprovam incoerência e ilegalidade do Poder Público Municipal em excluir a interessada do concurso por obedecer às normas de segurança sanitárias impostas pelo Governo, inclusive em âmbito municipal”.
Confira abaixo alguns editais de concurso público que são ótimas oportunidades publicadas ou previstas:
Concurso CGU: o ministro da Controladoria Geral da União anunciou a realização de um novo concurso público com 375 vagas nos cargos de auditor e técnico, em 2022.
TJM MG: São 21 vagas para o cargo de Oficial Judiciário, que exige nível médio completo. Os salários são de R$ 2.986,57, mas somados com os benefícios chegam a R$ 4,5 mil. A seleção é organizada pela banca Consulplan e as inscrições estarão disponíveis a partir do dia 4 de outubro até 4 de novembro. As provas estão marcadas para 5 de dezembro.
Concurso TCU: O concurso público do Tribunal de Contas da União (concurso TCU) pode acontecer, se depender de autorização prevista no projeto de Lei Orçamentária Anual do próximo ano. Estão autorizados provimento de 39 vagas.
Faça parte do canal de Telegram para o compartilhamento de notícias em TEMPO REAL! Você nunca mais vai ficar de fora das novidades, clique aqui e participe.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.