Karina Glória • 24/02/2023
O próximo concurso TRE DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) está sendo aguardado para ser realizado já no ano de 2023.
A intenção é de que o órgão seja inserido no edital do Tribunal Superior Eleitoral, que será realizado de forma unificada.
Ainda não há quantitativo definido das vagas a serem oferecidas na seleção, já que o número dependerá das vacâncias existentes.
Nesta matéria você encontra todas as informações do certame. Confira abaixo:
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O TSE UNIFICADO
Os salários oferecidos para servidores e aprovados no próximo concurso TRE DF recém passaram por reajuste, com a sanção da Lei nº 14.523. Vale lembrar que os aumentos serão concedidos de forma escalonada, da seguinte forma:
Os servidores que ocupam o cargo de Técnico Judiciário, recebem, atualmente, R$ 8.698,44 e passarão a ser conforme abaixo:
Já para o cargo de Analista Judiciário, que hoje conta com o salário estipulado no valor de R$ 14.271,70, os quantitativos passarão a ser de:
Isso significa dizer que, caso seja confirmada a realização do certame ainda no ano de 2023, os aprovados já farão jus aos novos salários.
É importante ressaltar que, recentemente, foi aprovada a Lei 14.456/2022, que passa a exigir formação em nível superior completo para ingressar como Técnico Judiciário.
A proposta teve origem no TJDFT, pelo Projeto de Lei n°3.662/2021, que alterava a Lei nº 11.416, de 15 de dezembro de 2006. Veja detalhes aqui!
A medida chegou a ser vetada pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, sob justificativa de que ocorria em “vício de inconstitucionalidade”. Saiba aqui!
Entretanto, em dezembro de 2022, o veto foi derrubado em sessão conjunta realizada no plenário da Câmara dos Deputados, o que torna a lei válida atualmente.
Segundo o texto, a lei passa a valer para futuros aprovados nos Tribunais Superiores, Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e outros órgãos do poder Judiciário da União.
Sobre a exigência, Ministério da Educação (MEC) já informou que cursos tecnólogos são aceitos quando os editais apontam apenas determinação de “diploma em curso superior de graduação”. Caso seja especificada uma área de atuação para o diploma ou a lei do cargo vete a formação, aí sim o curso não será aceito. Confira detalhes aqui!
Este será o primeiro concurso público realizado pelo Tribunal Eleitoral do Distrito Federal (TRE DF), que apenas viabilizou processos seletivos para estágio.
Até então, o órgão tem provido suas oportunidades para atuação por meio de aproveitamento candidatos de concursos realizados por outros órgãos do Poder Judiciário da União.
Segundo informações do próprio TRE DF, a preferência para preenchimento das oportunidades era pelo Tribunal Superior Eleitoral, quando há concurso vigente.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.