Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso público: PL que reserva vagas para mulheres avança na Câmara

Concurso público: PL que reserva vagas para mulheres avança na Câmara

O projeto de lei 3.510 de 2020, apresentado pelo deputado Alexandre Frota (PSDB/SP), contou com novas movimentações na Câmara dos Deputados. O texto foi encaminhado em junho de 2020 e prevê a reserva de 15% das vagas para candidatas do sexo feminino em qualquer edital de concurso público.

No último dia 10 de março de 2021 o texto foi encaminhado para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Se aprovado nas comissões, o texto ainda passará pelo Senado para ser sancionado e depois terá 60 dias para ser regulamentado pelo Poder Executivo.

De acordo com o texto do projeto, a justificativa da reserva de vagas para mulheres em editais de concurso público se dá por:

Na maioria das unidades da federação observa-se o fenômeno que as mulheres se tornaram chefes de família e, invariavelmente, o rendimento mensal dos domicílios chefiados por mulheres é inferior àquele dos domicílios cujos chefes são do sexo masculino. Pode-se afirmar, que no âmbito da oferta de trabalhadoras, tem havido significativas mudanças, cita-se, por exemplo, o aumento do nível educacional das mulheres, que atualmente é superior ao dos homens“(concurso público).

Além disso, o texto afirma que as mulheres estão sobrecarragadas por assumirem a responsabilidade das atividades domésticas e pelo cuidado com os filhos e demais familiares.

“[…] as trabalhadoras que seguem sendo as principais responsáveis pelas atividades domésticas e pelo cuidado com os filhos e demais familiares, o que representa uma sobrecarga para aquelas que também realizam atividades econômicas, e que muitas vezes, por serem chefes de família, se sentem obrigadas a aceitar salários inferiores aos dos homens, apesar de muitas vezes estarem mais capacitadas, por puro preconceito“(concurso público).

O projeto segue em análise, no entanto, diversos editais de concursos públicos estão previstos para 2021. Veja algumas das principais oportunidades abaixo:

Concurso Público: novos editais previstos e confirmados para 2021

Novas oportunidades de ingresso na carreira pública em 2021 já estão confirmadas, previstas e até mesmo com edital publicado. São mais de 200 mil vagas para todos os níveis, veja:

Concurso IBGE: o edital do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi publicado com 204.307 vagas de níveis fundamental e médio. São 181.898 vagas para recenseador, além de 5.450 vagas de agente censitário municipal e de 16.959 vagas para agente censitário supervisor. Veja detalhes aqui

concurso público

Concurso TJ SP: a assessoria do órgão por meio de nota encaminhada à equipe de jornalismo do Direção Concursos confirmou os estudos para a publicação do novo edital (concurso TJ SP). De acordo com informações confirmadas pelo superintendente da Vunesp, Henrique Monteiro, as vagas serão para o cargo de escrevente, que exige nível médio. Todos os detalhes

concurso público

Concurso TRE PI: a realização de um novo concurso para o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (concurso TRE PI) foi confirmada pelo próprio órgão no dia 23 de fevereiro à equipe de jornalismo do Direção Concursos. Todos os detalhes aqui! (concurso público)

Concurso PC MS: a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (concurso PC MS) tem a autorização para a realização de um novo concurso com a oferta de 250 vagas em cargos de nível superior (concurso público). Todos os detalhes!

Veja a lista completa aqui!

Assinatura Ilimitada

Você já viu a melhor oportunidade do ano para quem busca um alto nível de preparação? Estou falando das vantagens do Festival do Consumidor 2.0.

A equipe do QConcursos + Direção Concursos lançou ofertas incríveis em três pacotes especiais: Premium, Premium Plus e Ilimitada anuais. Isso mesmo, você poderá escolher o que mais condiz com sua realidade.

Com essa notícia, o coração de um concurseiro focado bate mais rápido, não é mesmo?

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

concurso público

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou o grupo Fala Direção! no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.