Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Público: você escolheu a seleção correta?

Concurso Público: você escolheu a seleção correta?

Olá, tudo bem? Tenho contato bastante frequente com os meus alunos e, nestas conversas, percebo que MUITA GENTE anda estudando para o concurso errado!

Em muitos casos são alunos esforçados e bem intencionados, mas que estão remando na direção errada. E, se você é um desses alunos, de nada adianta remar mais forte, concorda?

Vamos conhecer alguns erros comuns?

1 – Estudar para concurso de longo prazo precisando ganhar dinheiro para pagar os boletos

Recentemente, conversei com um aluno que estava se dedicando bastante ao concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal. Tomei um susto ao descobrir que ele estava desempregado e tinha um filho de 1 ano para criar.

Como vocês sabem, o concurso da Receita Federal exige uma preparação de longo prazo. De fato estamos em um ótimo momento para iniciar os estudos, afinal, o edital não tem previsão de ser publicado.

Mas este concurso NÃO é indicado para quem está em uma situação como a deste aluno, que precisa começar a trabalhar o quanto antes para bancar as contas de casa.

Concursos de longo prazo, como o da Receita Federal, são mais indicados para quem já possui uma situação financeira estável e está buscando um cargo de mais alto nível, visando “aposentar” a carreira de concurseiro.

Por outro lado, existem vários concursos de curto prazo. Isto é, concursos para os quais é possível dar um “tiro curto”, ser aprovado e nomeado logo. São os famosos “concursos escada”.

Ainda que você comece ganhando uma remuneração menor, pelo menos você terá uma vida mais tranquila e uma situação financeira mais confortável para estudar para o seu objetivo final.

2 – Estudar para concurso sem previsão de prova nos próximos anos

Uma aluna me procurou pelo Instagram, buscando material para o concurso do TJ PE.

De imediato eu perguntei: mas por que você pretende estudar para este concurso?

Importa lembrar que o último concurso foi homologado há pouco tempo e deve levar mais pelo menos uns ou 3 anos para publicar um novo edital.

Esse NÃO é um caso isolado. Vários alunos nos procuram querendo estudar para o TRF 3, TRF 4, TRT/SP, Sefaz DF e vários outros editais cujas provas acabaram de acontecer e que, portanto, só devem ocorrer novamente após a expiração do prazo de validade dos certames atuais.

Boa parte desses concursos só expira em 2023 ou 2024! Não seria melhor focar em concursos com chances mais fortes para 2020, ou mesmo 2021?

Aproveito para deixar algumas possibilidades interessantes:

CURSOS COMPLETOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS DE TODAS AS ÁREAS NESTE LINK

3 – Estudar para concurso cujos requisitos básicos você não atende

Outro dia, um aluno me disse que estava estudando para um concurso de polícia militar. O problema é que ele tem 32 anos, e o limite de idade do concurso era de 30 anos.

Da mesma forma, já tive aluno estudando para concurso policial que não tinha a altura mínima (geralmente em torno de 1,60m) presentes no edital.

Portanto, prestar atenção nos requisitos básicos do cargo é fundamental.

Vale lembrar que alguns cargos exigem:

  • carteira de motorista (embora seja possível obter a CNH relativamente rápido);
  • formações em áreas específicas (algumas vezes restringindo cursos de tecnólogo);
  • ausência de determinados problemas de saúde (em especial nos concursos policiais).

Concursos Públicos – Virada Profissional

Prepare-se para uma semana inteira e GRATUITA dedicada a quem deseja iniciar uma nova profissão no setor público.

Tudo o que você precisa saber sobre a escolha do cargo, preparação efetiva e uma série de aulas das matérias que mais são cobradas em concursos! De 31/3 a 6/4.

virada profissional concurso
notícias direção concursos
Arthur Lima

Arthur Lima

Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.