Concursos Abertos Concursos 2019

NÃO ESTUDE para o concurso ERRADO!

Autor: Arthur Lima | 21/05/2019, às 16:09 | 2 comentários

Olá, tudo bem? Tenho contato bastante frequente com os meus alunos e, nestas conversas, percebo que MUITA GENTE anda estudando para o concurso errado!

Em muitos casos são alunos ESFORÇADOS, bem intencionados, mas que estão remando na direção errada. E, se você está remando na direção errada, de nada adianta remar mais forte, concorda?

Vamos conhecer alguns erros comuns?

1 – Estudar para concursos de longo prazo precisando ganhar dinheiro para pagar os boletos

Recentemente, conversei com um aluno que estava se dedicando bastante ao concurso de Auditor-Fiscal da Receita Federal. Tomei um susto ao descobrir que ele estava desempregado e tinha um filho de 1 ano para criar.

Como vocês sabem, o concurso da Receita Federal exige uma preparação de longo prazo. De fato estamos em um ótimo momento para iniciar os estudos, afinal o edital deve vir só em 2020.

Mas este concurso NÃO é indicado para quem está em uma situação como a deste aluno, que precisa começar a trabalhar o quanto antes para bancar as contas de casa.

Concursos de longo prazo, como o da Receita Federal, são mais indicados para quem já possui uma situação financeira estável e está buscando um cargo de mais alto nível, visando “aposentar” a carreira de concurseiro.

Por outro lado, existem vários concursos de curto prazo. Isto é, concursos para os quais é possível dar um “tiro curto”, ser aprovado e nomeado logo. São os famosos “concursos escada”.

Ainda que você comece ganhando uma remuneração menor, pelo menos você terá uma vida mais tranquila e uma situação financeira mais confortável para estudar para o seu objetivo final!

A propósito, veja essa notícia sobre os CONCURSOS MAIS QUENTES do momento:

24 concurso QUENTES PARA 2019. Leia aqui!


Conheça o meu projeto de Direcionamento dos Estudos. Trata-se de um projeto altamente personalizado onde eu, prof. Arthur Lima, vou conhecer em detalhes a sua situação atual e, com isso, te colocar na direção correta, inclusive elaborando um plano de estudos personalizado e acompanhando os seus estudos por um mês!

Direcionamento dos Estudos (individualizado) c/ prof. Arthur Lima


2 – Estudar para concursos sem previsão de prova nos próximos anos

Uma aluna me procurou pelo Instagram na semana passada. Ela buscava material para o concurso do TJ/PE.

De imediato eu perguntei: mas por que você pretende estudar para este concurso? O último concurso acabou de ser homologado! Deve levar mais pelo menos 3 anos para um novo edital.

Este NÃO é um caso isolado. Vários alunos nos procuram querendo estudar para o MPU, TRF1, TRF2, TRT/SP e vários outros editais cujas provas acabaram de acontecer e que, portanto, só devem ocorrer novamente após a expiração do prazo de validade dos certames atuais.

Boa parte destes concursos só expira em 2021 ou 2022! Não seria melhor focar em concursos com chances mais fortes para 2019, ou mesmo 2020?

Aproveito para deixar algumas possibilidades interessantes:

Na área policial, temos notado o mesmo fenômeno. Muitos alunos insistem em se preparar agora para Agente ou Escrivão da Polícia Federal, que acabou de ter concurso, sendo que podiam estar focados no concurso de Agente ou Escrivão da PCDF, cujos editais devem ser publicados no segundo semestre de 2019.

Saiba mais sobre o Concurso PCDF (Agente e Escrivão)

3 – Estudar para concurso cujos requisitos básicos você não atende

Outro dia, um aluno me disse que estava estudando para um concurso de polícia militar. O problema é que ele tem 32 anos, e o limite de idade do concurso era de 30 anos!

Da mesma forma, já tive aluno estudando para concurso policial que não tinha a altura mínima (geralmente em torno de 1,60m) presentes no edital.

Portanto, prestar atenção nos requisitos básicos do cargo é fundamental. Vale lembrar que alguns cargos exigem:

  • carteira de motorista (embora seja possível obter a CNH relativamente rápido),
  • formações em áreas específicas (algumas vezes restringindo cursos de tecnólogo),
  • ausência de determinados problemas de saúde (em especial nos concursos policiais).

Por falar em concursos policiais, qual é a MAIOR oportunidade do momento? Certamente estamos falando do concurso para Agente e Escrivão da PCDF! Saiba mais:

Concurso PCDF: processo volta ao gabinete da escola superior

Que tal conferir os concursos 2019 para nível médio?


Conheça o meu projeto de Direcionamento dos Estudos. Trata-se de um projeto altamente personalizado onde eu, prof. Arthur Lima, vou conhecer em detalhes a sua situação atual e, com isso, te colocar na direção correta, inclusive elaborando um plano de estudos personalizado e acompanhando os seus estudos por um mês!

Direcionamento dos Estudos (individualizado) c/ prof. Arthur Lima

Arthur Lima

Arthur Lima

Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.
#coach concurso #coaching concursos públicos #como estudar para concursos #como não estudar para concursos #dicas concursos publicos #dicas para estudar #estudar concurso público #para qual concurso estudar #qual edital estudar
Comentários

Cursos

Pacote Completo para Agente da PCDF

Time570h YoutubeVídeos - 570 PDFPDF - 228
Saiba Mais

Pacote Completo para Escrivão da PCDF

Time717.5h YoutubeVídeos - 717.5 PDFPDF - 287
Saiba Mais

Pacote Agente + Escrivão p/ PCDF

Time622.5h YoutubeVídeos - 622.5 PDFPDF - 249
Saiba Mais

Português para Agente e Escrivão da PCDF

Time47.5h YoutubeVídeos - 47.5 PDFPDF - 19
Saiba Mais


Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos novos editais!

Notícias Relacionadas

Central de Atenção ao Aluno