Logo Direção Concursos
Pesquisa

Reforma administrativa: relator volta atrás e deve alterar contratos temporários

Reforma administrativa: relator volta atrás e deve alterar contratos temporários

O relator da Reforma Administrativa (PEC 32/20), deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), deve propor nesta quarta-feira (15/9) novas alterações no texto.

Dessa vez, de acordo com o jornal Valor Econômico, o relator irá propor alterações nas regras para os contratos temporários, que causaram polêmica no texto apresentado em agosto.

A nova proposta da Reforma Administrativa diz que os temporários continuarão a ser contratações excepcionais, para atividades “transitórias” e não mais para atividade fim, como no texto anterior.

“Agora a gente está na fase de tentar fazer um acordo que seja o mais próximo possível daquilo que seja aprovável, no mais próximo do conforto de cada um”, apontou em entrevista à Agência Câmara.

Além disso, o relator afirmou que tem conversado com deputados da oposição, da bancada da segurança pública e senadores para incorporar mudanças até esta quarta-feira (15).

Até mesmo os deputados favoráveis à Reforma criticaram a possibilidade do aumento das contratações temporárias, já que, de acordo com eles, isso seria uma ameaça aos concursos públicos.

Entenda maiores detalhes aqui!

Reforma administrativa: próximos passos

Por se tratar de PEC, depois de passar por comissão especial, o texto precisa ser levado à discussão no plenário da Câmara dos Deputados, onde é necessário apoio de 3/5 dos parlamentares (ou seja, 308 deputados) em dois turnos de votação. 

Somente depois disso a proposta segue para o Senado Federal.

No Senado, ele também precisará contar com apoio de 3/5 dos parlamentares (ou seja, 49 senadores), em dois turnos de votação no plenário.

Reforma administrativa: PLOA 2022 prevê diversos concursos públicos

Estão na PLOA 2022 o concurso INSSconcurso CGU, concurso Receita Federal e concurso IBGE.

No caso do concurso IBGE, a realização do Censo Demográfico já está inclusa na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022, publicada no dia 23 de agosto de 2021 (veja aqui).

Concurso CGU

O edital do concurso CGU foi autorizado para o preenchimento de 375 vagas, sendo 300 para o cargo de Auditor Federal de nível superior e 75 para o cargo de Técnico Federal, que exige nível médio. para candidatos de níveis médio e superior. (PLOA 2022)

A equipe de jornalismo Direção Concursos obteve o projeto básico do certame, veja aqui!

tj sp e mais

Concurso INSS

O presidente ressaltou o interesse e intenção do órgão de realizar um novo concurso INSS antes das eleições, marcadas para outubro de 2022. Um novo certame com 7.575 vagas foi solicitado do Ministério da Economia. (Reforma administrativa)

Além disso, osecretário da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) disse ter obtido informações de que o certame está previsto no orçamento de 2022.

tj sp e mais

Veja mais detalhes aqui!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.