Logo Direção Concursos
Pesquisa

PLOA 2022 publicada: número de vagas aumenta para 73.640

PLOA 2022 publicada: número de vagas aumenta para 73.640

O texto da Proposta de Lei Orçamentária para 2022 (PLOA 2022) foi apresentado no dia 31 de agosto ao Congresso Nacional e teve aumento das vagas previstas para editais de concurso público.

De acordo secretário de Orçamento Federal, Ariosto Culau, estavam autorizadas 41,7 mil vagas no entanto, o texto trouxe a previsão de 73.640 vagas.

De acordo com o Anexo V da PLOA 2022, que trouxe as novas vagas, elas serão divididas em: 69.543 para aprovados em concurso (válidos ou novos) e 4.097 a serem criadas para cargos de apoio.

Nas mais de 69 mil vagas, a divisão foi a seguinte:

  • 67.783 são para o Executivo;
  • 4.231 vão para o Judiciário;
  • 149 para o Legislativo;
  • 1.248 para a Defensoria Pública da União; e
  • 229 para o Ministério Público da União.

O projeto autoriza ainda a abertura de editais em agências reguladoras, Ministério da Educação, Controladoria-Geral da União (concurso CGU) e Instituto Nacional do Seguro Social (concurso INSS), concurso Receita Federal e concurso IBGE.

A Proposta Orçamentária para 2022 apresenta déficit primário para o governo central de R$ 49,6 bilhões, abaixo da meta de déficit de R$ 170,5 bilhões, prevista na LDO 2022.

Segundo o secretário, após três anos sem concursos públicos, identificou-se a “necessidade de recomposição de força de trabalho”. 

Questionado por jornalistas, Culau afirmou que não há “finalidade eleitoreira” na autorização por novas vagas, mas sim o “atendimento de políticas setoriais nos vários órgãos de administração”.

Antes de ser votado pelo Plenário do Congresso Nacional, o projeto deve ser apreciado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Veja o documento na íntegra

No caso do concurso IBGE, a realização do Censo Demográfico já está inclusa na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022, publicada no dia 23 de agosto de 2021 (veja aqui).

De acordo com a Constituição Federal, o texto deve ser devolvido para sanção do presidente da República até o encerramento da sessão legislativa, em 22 de dezembro.

Veja a análise do PLOA ao vivo, no canal do Direção Concursos, clicando no vídeo abaixo:

Análise do PLOA 2022

Situação dos concursos previstos no PLOA 2022

Concurso CGU

O edital do concurso CGU foi autoriado para o preenchimento de 375 vagas, sendo 300 para o cargo de Auditor Federal de nível superior e 75 para o cargo de Técnico Federal, que exige nível médio. para candidatos de níveis médio e superior. (PLOA 2022)

Além disso, foi aprovado o prazo mínimo de dois meses entre a publicação do edital e aplicação das provas. Vale lembrar que o ministro anunciou que aguarda lançar edital em 2022. 

tj sp e mais

Concurso INSS

O presidente ressaltou o interesse e intenção do órgão de realizar um novo concurso INSS antes das eleições, marcadas para outubro de 2022. Um novo certame com 7.575 vagas foi solicitado do Ministério da Economia.

Além disso, osecretário da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) disse ter obtido informações de que o certame está previsto no orçamento de 2022.

tj sp e mais

Concurso IBGE

O edital do novo concurso IBGE já foi divulgado com mais de 200 mil vagas, mas suspenso por corte no orçamento. O STF decidiu pela obrigatoriedade da realização do Censo apenas em 2022, portanto, a seleção será retomada.(PLOA 2022)

tj sp e mais

Concurso Receita Federal

O órgão encaminhou um novo pedido ao Ministério da Economia para a realização do concurso Receita Federal com 699 vagas destinadas aos cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário. O processo chegou à Divisão de Planejamento e Seleção.

Veja a lista completa aqui!

PLOA 2022: próximos passos

A Lei Orçamentária Anual estima as receitas e fixa as despesas do governo federal para o ano seguinte.

Senadores e deputados devem avaliar e promover ajustes na proposta do Poder Executivo, assim como faz com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA) (Agência Senado).

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.