PUBLICIDADE
Maurício Miranda Sá • 31/05/2021
O Jornal Metrópoles, em reportagem publicada na manhã deste dia 31/5, apresentou levantamento apontando para uma alta defasagem na administração pública federal. 32 órgãos e entidades têm mais cargos vagos que servidores aprovados em concurso público.
Segundo a matéria, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o que tem a situação mais crítica. Em números absolutos, a entidade tem cerca de 20,3 mil funcionários na ativa contra 22,1 mil cargos vagos.
As informações são do próprio Ministério da Economia, que traz as vagas de servidores efetivos referentes ao mês de abril deste ano (2021).
Vale registrar que nos números que serão reproduzidos nesta matéria, não estão incluídas as vagas da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e do Banco do Brasil. Esse último, inclusive, tem concurso público previsto para este ano.
Abaixo, você confere a informação que trouxe o Metrópoles por órgão da esfera federal, com suas vagas disponíveis (aprovadas), vagas distribuídas e atualmente ocupadas. Veja:
Registra, a reportagem citada, que o levantamento acerca do quantitativo de cargos vagos refere-se às vagas aprovadas por lei. Outro critério, porém, também pode ser utilizado para verificar o quantitativo de cargos vagos.
Trata-se das vagas autorizadas a serem providas, ou seja, quando o setor de gestão de pessoas do órgão ou entidade dá o aval para o seu preenchimento. Se esse segundo fosse o critério utilizado, esse número de órgãos cairia pela metade (ou seja, 16).
Segundo o professor do departamento de Administração da Universidade de Brasília (UNB), Francisco Antônio Coelho Júnior, que foi ouvido pelo jornal Metrópoles, os dados mostram que é necessário promover um dimensionamento da força de trabalho.
Nas considerações do professor, a necessidade real de cada cargo depende desse dimensionamento. Alguns órgãos da administração federal já promovem esse trabalho.
Apesar da “escassez” de editais de concurso público no poder executivo federal (o que não é de todo verdade, visto as 3.000 mil vagas oferecidas nos concursos PF e PRF recentes), alguns editais de seleções federais (de vários poderes) estão previstas.
Abaixo, você confere algumas delas:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.