Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Aprovado no concurso IBGE temporário: “Foi minha grande virada”

Aprovado no concurso IBGE temporário: “Foi minha grande virada”

Um edital com mais de 100 mil vagas, com cargo de nível fundamental e remuneração mensal de até R$ 4 mil. Este é o edital IBGE para recenseadores temporários, lançado no início de março. Para uns, o fato de ser uma chance temporária é desanimadora, mas, para outros, pode ser uma verdadeira mudança de vida.

Ou, pelo menos, é assim que foi para Laércio Barros Rodrigues, 26 anos, graduado em Administração. Uma aprovação em um edital temporário do IBGE fez sua vida caminhar de uma forma inesperada.

O começo da jornada

Laércio iniciou sua jornada no mundo dos concursos quando começou a estudar para o INSS. Com um método baseado em apostilas, falta de disciplina e falta de hábito de estudar, um bom rendimento estava distante.

“Após eu finalizar um curso que fazia, tive mais tempo para me dedicar para o concurso em si. Mas, ainda assim, tive várias dificuldades, pois eu era um pouco desorganizado e não conseguia estabelecer uma linha de estudos clara entre as matérias da universidade e o concurso“.

Láercio continuou a estudar focado no INSS, mas no meio tempo surgiu o concurso do Banco do Brasil. Ele, então, pausou os estudos já realizados e decidiu se arriscar no concurso bancário, mesmo que só tivesse uma matéria em comum.

Ao final, não obteve resultado positivo no concurso do Banco do Brasil.

Entre erros e acertos

Entre os motivos que não o levaram para aprovação, Laércio enumera alguns. Um deles foi estudar por meio de apostilas, um método que achou bem prejudicial. “O ideal a se fazer é pesquisar bem cursinhos ou livros que sejam voltados especificamente para o concurso que você pretende fazer. Caso eu tivesse feito isso, teria economizado uns bons anos de estudos”

Além disso, Laércio não realizava revisões constantes ou respondia questões, diminuindo um melhor aproveitamento.

Laércio continuou a tentar e passou por diversas derrotas e decepções. Arriscou-se novamente em outro concurso do Banco do Brasil, no TRE do Piauí e em uma prefeitura perto de onde morava. Porém, ainda assim, a aprovação não chegava.

A grande virada

No final da graduação de Laércio, em julho de 2017, três oportunidades apareceram: dois concursos IBGE para o Censo Agropecuário e um concurso para Universidade Federal do Piauí para Assistente em Administração.

As matérias eram iguais, então ele uniu os estudos. “Dos três, consegui finalmente ser aprovado para o cargo temporário do IBGE de Supervisor do Censo Agropecuário da minha cidade e fiquei lá de setembro de 2017 até maio de 2018″.

Quando terminou o trabalho do IBGE, Laércio tinha juntado dinheiro o suficiente para se manter por um ano. Então, ele se propôs uma meta pessoal de ser aprovado em outro concurso “custasse o que custasse”.

“Aqui foi minha grande virada, foi o grande momento que prometi a mim mesmo que me doaria o máximo para conseguir esse objetivo“, ele conta.

A grande vitória

Foram 7 provas de concursos realizadas a área dele, com ajuste de todos os erros antigos.

“Meu processo de estudo era basicamente ver o assunto, seja em vídeo ou PDF. Após isso, eu fazia um esquema do assunto em fichamentos e tentava resumir ele ao máximo. Após isso, eu só complementava o fichamento de acordo com as questões que eu ia fazendo. E assim foram os 10 meses mais intensos de estudos que já tive”, Laércio explica o método de estudo utilizado.

Desde a mudança de foco, ele não obteve sucesso em algumas provas, mas, conforme avançava, tinha noção de que estava cada vez mais perto.

“Fiquei em 2° no Iphan, mas caí pra 5° na Redação e fiquei fora. Fui desclassificado do MPE PI por 3 questões, sendo que havia passado uma questão errada para o gabarito. Depois, desclassificado no MPU, fiz apenas 70 pontos. Então, na AGU e na UFPB, os dois últimos dessa jornada, consegui ficar dentro das vagas“.

Ao relembrar sua jornada, Laércio conclui que todos os fracassos e vitórias foram importantes para uma lição: não desistir. “Se eu tivesse desistido em alguns dos tombos que levei, provavelmente eu não estaria numa situação confortável”.

Concursos IBGE temporários

Para quem quer também ter uma grande virada como a de Láercio e começar com o concurso IBGE, há uma ótima oportunidade disponível. Um edital IBGE temporário foi lançado com 180.557 vagas para Recenseador, 5.462 para Agente Censitário Municipal e 22.676 para Agente Censitário Supervisor.

Até o dia 24 de março, você pode se inscrever neste certame e garantir uma remuneração de até R$ 4.600, já que o valor recebido pelo recenseador é calculado por produção. A banca organizadora é a Cebraspe e as provas serão aplicadas em maio.

Os cargos de Agente Censitário exigem nível superior enquanto o de recenseador exige nível fundamental. E, como confiamos no seu potencial, e equipe do Direção Concursos possui uma promoção especial.

Prepare-se com nossos pacotes e, se não for aprovado, tenha seu DINHEIRO de volta. Isso mesmo: se não for aprovado dentro do número de vagas, nossa equipe te devolverá o dinheiro. A regra é a seguinte:

  • O aluno deve comprovar a participação nas provas objetivas por meio de foto ou print do caderno de questões

Clique aqui e confira nossos pacotes completos para IBGE aqui

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.