Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Senado: órgão cria site para informações do edital

Concurso Senado: órgão cria site para informações do edital

concurso Senado Federal foi autorizado e cresce a cada dia a expectativa dos concurseiros em torno deste edital.

Além disso, também já está formada a comissão para tratar do planejamento do certame.

O documento foi publicado ofertando 19 vagas de nível superior para os seguintes cargos:

  • Advogado
  • Consultor Legislativo – especialidades
  • Analista Legislativo – especialidades
  • Técnico Legislativo – Policial Legistativo

Apesar da excelente oportunidade, ainda não há informações concretas a respeito do cronograma oficial, definição da banca organizadora e outros detalhes.

Confira mais detalhes na matéria a seguir:

Site para informações é criado

Pensando nisso, e devido ao crescente interesse dos candidatos pelo pelo certame, o Senado criou um site de informações, para que os interessados possam verificar o andamento do concurso.

Dessa forma, todas as informações relacionadas ao concurso Senado Federal ficarão reunidas em um só local.

O Senado informou, ainda, que a página será sempre atualizada, reunindo documentos oficiais, material didático referencial para estudo como livros para download gratuito, videoaulas e cursos abertos à sociedade.

Clique aqui e acesse a página oficial de informações do concurso Senado.

senado e mais

Panorama concurso Senado

O certame está autorizado e a comissão do concurso foi formada no dia 13 de abril. O grupo ficará responsável por, entre outros pontos, coordenar e orientar o concurso público, inclusive na escolha da banca que ficará responsável pelo edital.

Cargos e Vagas

Conforme falado anteriormente, o concurso Senado será destinado ao preenchimento de 19 vagas para os cargos. A distribuição entre as carreiras do órgão ficou da seguinte forma:

  • Advogado, Nível III, padrão 41, na especialidade Advocacia, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Consultor Legislativo, Nível III, padrão 41, na especialidade Assessoramento em Orçamentos, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Consultor Legislativo, Nível III, padrão 41, na especialidade Assessoramento Legislativo, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Analista Legislativo, Nível III, padrão 36, na especialidade Administração, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Analista Legislativo, Nível III, padrão 36, na especialidade Arquivologia, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Analista Legislativo, Nível III, padrão 36, na especialidade Assistência Social, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Analista Legislativo, Nível III, padrão 36, na especialidade Contabilidade, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Analista Legislativo, Nível III, padrão 36, na especialidade Enfermagem, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Analista Legislativo, Nível III, padrão 36, na especialidade Informática Legislativa, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Analista Legislativo, Nível III, padrão 36, na especialidade Processo Legislativo, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Analista Legislativo, Nível III, padrão 36, na especialidade Registro e Redação Parlamentar, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Analista Legislativo, Nível III, padrão 36, na especialidade Engenharia do Trabalho, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Analista Legislativo, Nível III, padrão 36, na especialidade Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, com requisito de escolaridade de nível superior: 1 (uma) vaga;
  • Técnico Legislativo, Nível II, padrão 21, na especialidade Policial Legislativo, com requisito de escolaridade de nível superior: 6 (seis) vagas.

Mudança de escolaridade

Desse total, seis das oportunidades estão destinadas para o cargo de policial legislativo, que agora passa a exigir nível superior como requisito. A mudança já foi aprovada pela comissão diretora do Senado e o novo requisito passa a valer a partir da publicação do documento.

O texto acrescenta o inciso III ao art. 10 do Regulamento Administrativo do Senado. O dispositivo passa a contar com a seguinte redação:

III – Técnico Legislativo, Especialidade Policial Legislativo Federal: acessível a portador de diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, observadas as disposições legais aplicáveis;

Requisitos

Todos os cargos presentes no próximo edital do concurso Senado exigirão nível superior. Algumas oportunidades, porém, aceitarão a graduação em qualquer área.

Veja abaixo os requisitos do concurso Senado:

  • Advogado: diploma de conclusão de curso de nível superior de Direito e inscrição, como Advogado, na Ordem dos Advogados do Brasil.
  • Consultor Legislativo (Assessoramento em Orçamentos): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área de atuação.
  • Consultor Legislativo (Assessoramento Legislativo): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área de atuação.
  • Analista Legislativo (Administração): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
  • Analista Legislativo (Arquivologia): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Arquivologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
  • Analista Legislativo (Assistência Social): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC e registro no respectivo órgão de fiscalização do exercício profissional.
  • Analista Legislativo (Contabilidade): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, e registro no respectivo órgão de fiscalização do exercício profissional.
  • Analista Legislativo (Enfermagem): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Enfermagem, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, e registro no respectivo órgão de fiscalização do exercício profissional.
  • Analista Legislativo (Informática Legislativa): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na área de Tecnologia da Informação, Ciências Exatas ou qualquer formação de nível superior acrescida de pós-graduação na área de Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
  • Analista Legislativo (Processo Legislativo): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
  • Analista Legislativo (Registro e Redação Parlamentar): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
  • Analista Legislativo (Engenharia do Trabalho): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia do Trabalho, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
  • Analista Legislativo (Engenharia Eletrônica e Telecomunicações): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
  • Policial Legislativo: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Último concurso Senado 2012

Os últimos concurso para o Senado Federal foram realizados em 2011, pela banca FGV e foram ofertadas vagas para os seguintes cargos:

  • Policial Legislativo;
  • Apoio Técnico ao Processo Legislativo;
  • Apoio Técnico-Administrativo;
  • Saúde e Assistência Social;
  • Instalações, Equipamentos, Ocupação e Ambientação de Espaço Físico;
  • Apoio Técnico ao Processo Industrial Gráfico.

Foram 25 vagas para o cargo de Policial Legislativo, em edital único, com remuneração inicial, pago à época, de cerca de R$ 13,8 mil, para candidatos que possuíssem o ensino médio completo.

Resumo concurso Senado

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.