Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

2019 – A Revolução nos Concursos

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Mário Machado18/12/2019

18/12/2019

Reconheço: 2019 revolucionou o mundo dos concursos (ao final do texto você irá entender).

Eu sei, essa palavrinha inundou teus olhos e ouvidos durante esse ano, não é verdade? Quantas vezes não escutamos coisas do tipo:

 – Vem aí uma revolução!

 – Vamos revolucionar!

 – Acontecerá uma revolução nos concursos!

E por aí vai.

REVOLUÇÃO! REVOLUÇÃO! REVOLUÇÃO!       

No discurso, 2019 se pareceu com os séculos XVII e XVIII: a cada flash, uma revolução, rs.

Eu não sei você, mas eu costumo notar muito os detalhes das coisas, de uma forma geral. A bem da verdade, eu até gostaria de observar menos os detalhes. Foco em demasia em pormenores prejudica a visão geral. Faço outra confissão: a fixação pelo bom uso do vernáculo, sem distorcer ou mesmo descaracterizar seu significado.

Admito: isso chega a ser chato em alguns momentos. Mas, faz parte de mim. Quem convive comigo já até se acostumou. Que bom (pra mim) que eles se acostumaram. Por outro lado, eu tento retribuir aliviando a barra desses verdadeiros herois, controlando (na medida do possível) esse ímpeto que, por vezes, vence as barreiras sociais que tento impor a tais limitações que carrego comigo.

Observando atentamente o mundo dos concursos em 2019, confesso a vocês que o ímpeto venceu. O olhar detalhista e a fixação pelo bom uso do vernáculo sobrepujaram meus esforços de controle. Sucumbi, e acabei entrando em ação.

Vejamos.

Primeiro ponto: revoluções que estão por vir? No futuro? Ora, essa realmente foi dose!

Eu jamais teria a pretensão de definir o conceito de uma revolução. Um dos aprendizados que carrego comigo é que, muitas vezes, é mais importante saber quem sabe, do que saber. Lanço mão desse aprendizado e trago aqui o conceito de revolução segundo o Dicionário Houaiss.

Revolução: Grande transformação. Mudança sensível de qualquer natureza, seja de modo progressivo, contínuo, seja de maneira repentina.

Pois bem. Como se pode anunciar uma grande transformação ou mudança antes mesmo que ela se verifique no mundo real?

Alguns poderiam argumentar: mas o agente que pratica a ação que provoca a mudança sabe que irá praticar a ação antes mesmo que ela seja praticada.

Verdade, porém, há um pequeno “problema”: a agente não sabe (nem nunca saberá) se a ação pretendida provocará qualquer mudança no mundo real, ainda mais se a magnitude da mudança seria digna de um conceito revolucionário.

Percebem como anunciar que “está por vir uma revolução” é uma impossibilidade lógica?

Revoluções são sempre reconhecidas olhando ações passadas e suas transformações, nunca o futuro.

Liberada a cólera do detalhismo, ela não parou por aí. De braços dados com a reflexão, ela seguiu em frente e questionou: será que houve mesmo uma revolução no mundo dos concursos em 2019?

Há exato 1 ano atrás, o Direção Concursos fazia sua live de inauguração no YouTube. Com pico de quase 5.000 pessoas simultâneas, uma transmissão impecável e um super time de professores, os olhos do mundo dos concursos estavam todos (sem nenhuma exceção, vale registrar) no Gavião que acabara de nascer.

O Instagram explodiu, e ganhou quase 20 mil seguidores nas primeiras 24 horas de vida.

Desde o histórico 18/12/2018, é insofismável (desculpem a piada interna em um texto público rsrs): o mundo dos concursos nunca mais foi o mesmo.

Em 2014, um inesquecível (e amargo) 7×1 foi aplicado pela Alemanha no Brasil durante a semifinal da Copa do Mundo de futebol.

Em 2019, o Direção também protagonizou um belíssimo 7×1, que faço questão de registrar por aqui.

1. Interatividade nas transmissões

Abrindo o placar logo após o apito do juiz, no próprio dia 18/12/2018. Uma transmissão leve, moderna e interativa. Os alunos participavam em tempo real com comentários nas redes sociais, usando as nossas hashtags. Quem não gosta de ter o seu comentário publicado na telinha, não é verdade?

Além disso, trouxemos pela primeira vez no mundo dos concursos uma live no estilo “GloboNews em Pauta”, com convidados em outros estúdios conversando em tempo real com os apresentadores que estavam no estúdio principal.

Mais tarde, em outras lives, traríamos também convidados e alunos interagindo em tempo real com os apresentadores dos eventos.

Bola na rede e não tem VAR que diga o contrário: é Gol do Gavião. 1×0 no placar.

E, claro, a torcida (nossa querida audiência e alunos) vibrou.

2. Estilo das videoaulas

Ainda sem sair do ambiente dos estúdios, a bola foi para a rede pela segunda vez. Agora, com os professores em campo, transmitindo videoaulas.

Trouxemos um novo formato, até então pouco explorado. Os professores ficaram muito mais livres no estúdio, interagindo com os slides exibidos em uma TV, sem que o operador precisasse cortar o feed da transmissão para slides 100% na tela (sem abrir mão desse recurso, quando necessário).

Convenhamos: ninguém aguentava mais aquela monotonia “corta pro professor”, “corta pro slide”.

Faltava dinamismo na aula e limitava o talento do professor.

O Gavião chegou e foi certeiro nessa dor dos alunos, enormemente ecoada pelas redes sociais.

Nascia ali a nossa “sala de aula virtual”. Inaugurada pela bela e competentíssima professora Nathalia Masson, de Direito Constitucional, no dia seguinte à live de inauguração.

Nacionalidade já é um tema agradável de se estudar nesse ramo do Direito. Com a Nath, é encantador. A aula inaugural não deixou dúvidas quanto a isso. Milhares de pessoas tiveram o prazer de participar desse dia também histórico para o Gavião. E eu tive a honra de apresentar a Nath no pré aula a todos que acompanhavam a live.

Mais uma vez, bola na rede. É 2×0 Gavião.

3. Garantia Infinita

E o terceiro gol da lista é aquele chute de fora da área, no ângulo, sem chance para o goleiro (que apenas torna mais bela a fotografia que sairá na capa do jornal esportivo do dia seguinte).

Assim como a sala de aula virtual, um gol originado pelo olhar atento às necessidades dos alunos.

Quem nunca teve que recomprar materiais porque ficaram desatualizados, que atire a primeira pedra.

De olho nessa dor, o Gavião trouxe uma das inovações mais comentadas pelos concurseiros até então: a Garantia Infinita. Seu material atualizado até a data da prova sem custo adicional, não importa quando será a sua prova.

Imagine aguardar 2-3 anos pela prova do concurso dos teus sonhos e, nesse intervalo, ter que pagar pela atualização do teu material? No Direção, com a garantia infinita, você não tem esse problema.

E assim veio o terceiro gol, uma pintura.

4. Furos de reportagem da equipe de jornalismo

Sabe aquele gol que deixa o goleiro noites sem dormir porque chegou a encostar os dedos na bola, porém sem a firmeza necessária para impedir que o adversário amplie o placar?

Gosto amargo, praticamente um cabo de guarda chuva, como diz a sabedoria popular?

Neste relato, vou considerar os furos de reportagem da equipe de jornalismo do Direção apenas como um gol do Gavião.

Mas, por justiça, deixo registrado que, se cada furo de reportagem obtido pelo Gavião fosse um gol, o esporte objeto da analogia mais adequado seria o basquete, e não o futebol, rs.

Foram incontáveis furos ao longo de 2019. Na beira do campo, o talento do professor Arthur Lima conduziu a brilhante equipe de jornalismo do Gavião a uma inacreditável chuva de gols.

Não à toa o blog de notícias do Direção cresceu de uma forma impressionante. Sempre com informação de qualidade, por vezes exclusivas.

E foi nesse clima que o camisa 10 do jornalismo do Gavião (vulgo Victor Gammaro) consagrou a expressão “só passa quem está bem informado”.

É 4×0 no placar.

5. Atenção ao Aluno

Esse gol é aquela típica jogada com participação do time como um todo. Muita troca de passes até o chute matador. Para que a Central de Atenção ao Aluno consiga corresponder às expectativas dos alunos, é fundamental a interação com os demais setores do Gavião.

E, claro, o mindset da Central de Atenção ao Aluno é peça chave, qual seja: resolver os problemas dos alunos.

Sem essa de “está aqui seu protocolo” / “vamos te transferir” / “o setor responsável irá…” / etc

Qual é o seu problema? Entendi, vamos resolver e já te dou um feedback.

Os números confirmam: o Direção é o site de concursos públicos com a maior nota de avaliação do Brasil, dentre seus concorrentes. Só ainda não temos o selo RA1000 por não cumprir um requisito meramente formalmente: ter, no mínimo, 50 reclamações avaliadas no site do ReclameAqui. Na verdade, ainda não temos nem 50 reclamações (estamos perto). Tomara que, por conta exclusiva deste critério, o selo RA1000 demore bastante, rsrsrs.

E a bola toca a rede pela quinta vez!

6. Profissionalismo e Respeito

É verdade: somos leves, cordiais e divertidos. A jornada de preparação para o cargo público dos teus sonhos já é árida o suficiente para que nós sejamos responsáveis por mais dissabores em sua rotina.

Por isso, buscamos nos posicionar de forma profissional. Ser divertido com os alunos é totalmente diferente de fazê-los de palhaço, ou praticar contra eles o desrespeito gratuito.

É por isso que você não viu o Gavião em nenhuma treta “concursística” em 2019. Estejam certos: vou me empenhar para que esse histórico assim permaneça.

Rede social do Gavião não foi (nem nunca será) espaço para tretas, desrespeito, ofensas ou proselitismo político.

Em algumas raras ocasiões, postagens do Gavião foram consideradas inadequadas por alguns de nossos seguidores.

Por aqui, não há ninguém inebriado de orgulho, soberba, petulância e intransigência: demitimos o estagiário responsável e retiramos o post objeto de celeuma do ar. A primeira providência, que fique claro, foi apenas uma piada, rs.

Quem segue o Gavião quer saber de concurso público. Ponto final. É a nossa regra de ouro.

Relembro as palavras de Evelyn Beatrice Hall (muitas vezes atribuídas a Voltaire, que as escreveu para elucidar as ideias de Voltaire no livro em que ela biografou a vida do pensador): posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

Quer conversar sobre outros assuntos? Show de bola! Com respeito e fora das redes do Gavião. Simples assim.

É 6×0 no placar.

7. O parceiro QConcursos e o PDF 2.0: a torcida vai ao delírio!

Sabe o replay daquele golaço que extrapola os noticiários desportivos e ganha as principais manchetes dos veículos de notícias?

Aquele gol épico, admirado e comentado até por aqueles que nunca acompanham futebol?

Gols assim são obras primas, e que transcendem gerações.

O Gavião tem vários parceiros. Mas é inegável o destaque e a relevância que a parceira entre Direção e QConcursos ganhou no mercado de preparação para concursos.

As sinergias entre as 2 instituições foram se revelando cada vez mais nítidas, a cada reunião que fazíamos para pensar no que poderíamos construir juntos.

E foi assim que se desenhou o primeiro (de muitos!) gol dessa parceria.

Gol, não. Golaço.

De placa.

De bicicleta.

De fora da área.

O narrador perdeu a voz e o estádio quase vem abaixo com a explosão da torcida.

Vem ao mundo o PDF 2.0. Encantador e inovador. Totalmente conectado com as necessidades do aluno, que sabe que para se preparar em alto nível é preciso ter conteúdo de qualidade e resolver muitas questões.

Então, por que não fazer isso em um mesmo lugar? Parece tão óbvio, mas até agora nenhum curso preparatório havia se atentado para essa necessidade.

Direção e QC entram para o Hall da Fama do mundo dos concursos a maior inovação do mercado desde o primeiro curso em formato PDF.

Mário, você disse 7×1. E o gol dos concorrentes? Eles começaram há mais tempo que o Direção, temos que respeitá-los, superar suas virtudes e não cometer suas falhas.

A chegada do Direção foi sensacional para o mercado de concursos. O Gavião está no centro das atenções, e a sua simples existência quebrou paradigmas e dogmas de inúmeros players do mercado.

A competição foi ótima, e ela faz o Direção se empenhar ser cada vez melhor na sua entrega aos alunos, em todos os sentidos. Sem falar que os preços caíram de forma significativa e generalizada.

Eu não sei qual a sua visão política sobre a economia, mas em 2019 ficou claro (ao menos no mercado de concursos) como uma boa e livre concorrência faz um grande vencedor: o consumidor.

Olhando em perspectiva (e em retrospectiva), eu te pergunto? Houve uma revolução no mundo dos concursos em 2019?

Pra mim, houve.

O nome dela: Direção Concursos.

A vocês, alunos Direção, o meu mais sincero agradecimento. Sem vocês, essa revolução não seria possível.

Ao time de colaboradores e professores, a minha eterna gratidão pela confiança e pelo empenho.

Aos meus sócios nessa jornada, Arthur Lima, Erick Alves, Ronaldo Fonseca e Victor Dalton, resta-nos reconhecer que, de fato, as profecias de 2018 estavam certas: no fim das contas, foi “bom pra todo mundo”. E vou além. Para 2020, estou convicto: “VAI SER TOP”.

Vou contar a vocês o motivo. Em 2020, teremos uma GRANDE VIRADA. Ou você acha que pararíamos por aqui?

Quer saber mais sobre essa GRANDE VIRADA em 2020? Clique AQUI.

Eu, como bom torcedor do Fluminense, detesto admitir: o Direção parece o Flamengo de 2019. Deixaram a gente sonhar. E, já sabe, né: deixou chegar…rsrsrs

Um grande abraço! Parabéns, Gavião!

Mário Machado

Co-Founder Direção Concursos

PS: Clique AQUI e conheça a GRANDE VIRADA de 2020.

Mário Machado

Mário Machado

Aprovado nos seguintes concursos: Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (2010 - 73º lugar) aos 23 anos; Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (2010 - 51º lugar); Analista do Banco Central (2010 - 33º lugar); Técnico Judiciário do TRE/RJ (2007 -17º lugar); Técnico do MPU (2007 - 108º lugar); Assistente-Técnico do Ministério da Fazenda (2009 - 17º lugar - RJ); Processo Seletivo de Praticante de Prático (2012);

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.