Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Auditoria no ISS Campinas

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Arthur Leone02/07/2019

02/07/2019

Olá pessoal, como estamos em Auditoria para ISS Campinas?

O Edital deste certame veio um pouco diferente do que é cobrado tradicionalmente em auditoria. Constam temas que remetem à prática da auditoria de demonstrações contábeis  e da auditoria fiscal. O edital fez questão de ressaltar aquilo que normalmente se trabalha na área fiscal: custeamento de estoques, omissão de receitas, recomposição do fluxo de caixa, origens fictícias etc.

Alguns certames, de forma mais explícita, já têm incluído a disciplina “auditoria fiscal” ou “auditoria tributária” em seus conteúdos. Outros simplesmente designam-na como “Auditoria”, mas trazem temas típicos do Auditor Fiscal ou da prática, como análise de origens fictícias de recursos, o saldo credor de caixa… E assim fez o nosso ISS Campinas.

O ICMS-SC, por exemplo, trouxe uma prova com um conteúdo típico de auditoria fiscal/tributária, com questões em que, a partir das técnicas de auditoria, era possível se chegar a conclusões sobre possíveis infrações fiscais.  Naquele certame, foram incluídos em “Auditoria Tributária” temas como o suprimento de fundos não comprovado, ativos ocultos, baixa fictícia de títulos etc.,  Isto é, temas que revelam infrações fiscais, assuntos semelhantes ao ISS Campinas, apesar das diferentes bancas. Assim, a partir da utilização de uma técnica de auditoria, como a identificação de saldo credor de caixa (uma constatação contábil), por exemplo, ao aplicar a legislação de parâmetro, um auditor do ICMS concluiria, diante do saldo credor de caixa, que ocorrera saída de mercadorias sem registro ou emissão de nota fiscal e o Auditor do ISS, no mesmo sentido, concluiria pela omissão da receita de serviços. Já o auditor independente concluiria pela distorção e suas variadas consequências. São as consequências práticas das técnicas de auditoria.

Embora a última prova recente da Vunesp (ISS GRU) tenha sido composta pelas questões “clássicas” de auditoria (papeis de trabalho, relatório, amostragem, fraude x erro etc.), aqui no ISS campinas o edital nitidamente enfoca o aspecto prático da auditoria. São pontos que unem o Auditor independente e o auditor fiscal. Sabemos que nunca dá para confiar 100% na Banca, mas há um claro viés no edital no sentido de contemplar questões mais operacionais da auditoria.

Assim, ficam convidados a conhecer o nosso curso de auditoria que terá essa abordagem dos assuntos “não triviais” além dos demais temas “clássicos” do conteúdo programático.

Aproveite e também conheça o curso sobre o Simples Nacional

Auditoria para ISS Campinas

Simples Nacional

abraços

@profarthurleone

 Concursos PúblicosConcursos Fiscaisiss campinas auditoria auditor arthur leone vunesp
Arthur Leone

Arthur Leone

Arthur Leone é professor de Auditoria e Legislação Tributária Federal. É Auditor Fiscal da Receita Federal há 16 anos atuando nos tributos internos, especialmente quanto ao IRPJ, IPI, CSL, PIS e COFINS. É Bacharel em Ciências Contábeis e especialista em Gestão. Já fora Analista Tributário da RFB e também aprovado no ICMS-RO. Autor de livros para concursos nas áreas de Auditoria e Legislação Tributária Federal.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.