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Concurso Prefeitura de Salvador: Administração Geral e Pública – prova comentada

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Marcelo Soares19/06/2019

19/06/2019

Fala galera!

Hoje iremos comentar as questões de Administração Geral e Pública para o cargo de Especialista de Políticas Públicas da Prefeitura de Salvador. Prova recentíssima realizada pela Fundação Getúlio Vargas no último fim de semana (16/06/2019).

Destaco que identifiquei uma possibilidade de recurso.

Apesar dessa questão, avalio que a prova foi elaborada dentro de um nível esperado de dificuldade e sem muitas polêmicas.

Vamos lá, gavião!


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

No que concerne às Agências Reguladoras, importantes entidades criadas para fiscalizar e regular serviços de determinados setores econômicos, assinale a afirmativa incorreta.

a) As agências devem ter necessariamente personalidade jurídica de direito público, dotadas de independência administrativa e autonomia financeira.

b) Seus dirigentes devem possuir mandatos fixos, sendo estritamente vedada a possibilidade de exoneração ad nutum.

c) As agências são autarquias ou fundações públicas que celebraram contrato de gestão com o Poder Público.

d) Seus atos não podem ser revistos ou alterados pelo Poder Executivo, apenas pelo Judiciário, devendo, no entanto, agir conforme suas finalidades específicas.

e) As agências podem existir tanto em âmbito federal quanto estadual e municipal, desde que criadas por lei.

COMENTÁRIO:

Relembrando nossas aulas:

Embora não haja uma disciplina legal única, as agências reguladoras vem sendo criadas seguindo mais ou menos um “padrão”, o que não impede que outros modelos sejam idealizados posteriormente.  De acordo com esse “padrão”, as agências reguladoras estão sendo criadas como autarquias em regime especial.

Apesar de não existir uma obrigatoriedade legal nesse sentido, as bancas organizadoras tem cravado que agências reguladoras são autarquias em regime especial, assim, é essa a informação que você deve levar para a prova.

Na condição de autarquias submetem-se a todas as disposições constitucionais e legais que disciplinam esse tipo de entidade. O caráter especial é dado pela lei que institui a agência e, dessa forma, pode se modificar de agência para agência. Em regra, concede-se uma maior autonomia, uma estabilidade aos seus dirigentes que exercem mandato fixo e concede-se caráter administrativo definitivo de suas decisões, ou seja, as decisões não são passíveis de apreciação por outros órgãos ou entidades da Administração Pública.

Esse caráter definitivo das decisões aplica-se apenas à seara administrativa, ou seja, nos termos do art. 5º, XXXV, que prevê a inafastabilidade da jurisdição, qualquer tipo de ato praticado pelas agências reguladores, desde que cause lesão ou ameaça de lesão pode ser apreciado pelo Poder Judiciário.

Vamos analisar cada uma das afirmações:

Alternativa A. Correto. As agências reguladoras são constituídas como autarquias em regime especial, assim, possuem personalidade jurídica de direito público. O regime especial assegura um maior nível de autonomia e estabilidade para seus dirigentes.

Alternativa B. Correto. Os dirigentes das agências reguladoras possuem mandato fixo, assim, não podem ser demitidos sem motivação (ad nutum).

Alternativa C. Errado. As agências reguladoras não necessariamente celebram contratos de gestão. Na verdade, são as agências executivas que necessariamente celebram contratos de gestão.

Vejamos agora os requisitos previstos na Lei nº. 9.649/98 para qualificação de uma fundação ou autarquia como agência executiva:

Ter um plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional em andamento;

Ter celebrado contrato de gestão com o respectivo Ministério supervisor

Os Contratos de Gestão das Agências Executivas serão celebrados com periodicidade mínima de um ano e estabelecerão os objetivos, metas e respectivos indicadores de desempenho da entidade, bem como os recursos necessários e os critérios e instrumentos para a avaliação do seu cumprimento.

Alternativa D. Correto. As decisões das agências reguladoras são definitivas no âmbito administrativo.

Alternativa E. Correto. Na condição de autarquias, as agências reguladoras são criadas por lei e podem existir nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal).

Gabarito: C


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

Até recentemente, havia o entendimento dos especialistas de que a sociedade poderia ser classificada em dois setores, o primeiro sendo o Poder Público e o segundo o Mercado. Com o crescente número de demandas sociais não atendidas pelo Estado, um terceiro setor começa se consolidar e ganhar importância no atendimento das demandas da sociedade. Assinale a opção que indica uma organização do terceiro setor.

a) Agência Executiva.

b) Sociedade Anônima.

c) Fundação Autárquica.

d) Associação Pública.

e) Entidade de Apoio.

COMENTÁRIO:

Como sempre digo: um esquema vale mais do que mil palavras..rsrs. Vamos relembrar nosso esquema sobre as organizações do terceiro setor:

A única alternativa que descreve um organização do terceiro setor é a alternativa “E”.

Gabarito: E


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

Dentre as diferentes formas de participação social previstas no ordenamento jurídico brasileiro, existe uma que está prevista no texto constitucional, tratando expressamente da interação entre as comissões das Casas Legislativas e as entidades da Sociedade Civil. Esse mecanismo de participação social, de caráter exclusivamente consultivo, é conhecido por

a) Orçamento Participativo.

b) Conselhos Gestores de Políticas Públicas.

c) Conferências Populares.

d) Audiências Públicas.

e) Assembleias Gerais.

COMENTÁRIO:

Questão mais caprichada. Diversas alternativas apresentam mecanismos de participação social. O detalhe é que o candidato deve assinar o mecanismo que possui caráter exclusivamente consultivo e que está previsto no texto constitucional.

Alternativa A. Errado. O orçamento participativo é uma técnicas orçamentária na qual a alocação de alguns recursos contidos no Orçamento Público é decida com a participação direta da população ou por meio de grupos organizados da sociedade civil, tais como associação de moradores. (Paludo, 2018). Atualmente a aplicação do orçamento participativo restringe-se ao âmbito municipal. O orçamento participativo não está previsto expressamente na Constituição Federal, porém alguns autores defendem que ele estaria implícito dentro do Art.29, XII:

Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

[…]

XII – cooperação das associações representativas no planejamento municipal;  

Apesar da controvérsia sobre a previsão ou não do orçamento participativo na Constituição, é certo que esse mecanismo é obrigatório para os municípios em decorrência do Estatuto das Cidades.

No Estatuto das Cidades (Lei nº. 10.257/2001) existe previsão expressa no sentido de que, no âmbito municipal, a participação popular é condição obrigatória para aprovação do Plano plurianual – PPA, Lei de diretrizes orçamentárias – LDO e Orçamento anual –LOA:

Art. 44. No âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa de que trata a alínea f do inciso III do art. 4o desta Lei incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal.

Alternativa B. Errado. Os conselhos gestores tem funções de fiscalização e não apenas de consulta.

Alternativa C. Errado. Não possui previsão constitucional.

Alternativa D. Correto. As audiências públicas estão previstas expressamente no art.58 da Constituição Federal.

Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação.

§ 1º Na constituição das Mesas e de cada Comissão, é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.

§ 2º Às comissões, em razão da matéria de sua competência, cabe:

I – discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um décimo dos membros da Casa;

II – realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil;

Alternativa E. Errado. Não possui previsão constitucional.

Gabarito: D


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

A preparação para se colocar em prática as políticas públicas é conhecida por implementação. Nessa etapa, são realizados o planejamento e a organização dos elementos necessários para sua execução. Para que essa fase seja bem-sucedida, é importante que algumas pré-condições estejam presentes. Assinale a afirmativa que não pode ser considerada uma pré condição.

a) As circunstâncias externas não devem impor restrições que desvirtuem sua implementação.

b) A relação entre causa e efeito deve ser indireta, e, se houver fatores intervenientes, estes devem ser mínimos.

c) As tarefas a serem realizadas por cada participante devem ser especificadas, com detalhes completos e sequências perfeitas.

d) Os atores que exercem posições de comando devem ser capazes de obter efetiva obediência dos comandados.

e) O programa deve dispor de tempo e recursos suficientes.

COMENTÁRIO:

Questão mais interpretativa. Vamos analisar cada uma das alternativas:

Alternativa A. Errado. Para implantar uma política pública, o gestor deve considerar as circunstância externas, afinal, podem existir restrições que impossibilitem ou desvirtuem a implantação da política.

Alternativa B. Correto. Não existe a necessidade de uma política pública agir apenas indiretamente. É plenamente possível que uma política pública produza efeitos diretos.

Alternativa C. Errado. As atribuições dos atores envolvidas devem estar claras para que haja a implantação da política pública.

Alternativa D. Errado. Mais uma alternativa interpretativa. Naturalmente, é necessário que haja não apenas a distribuição de atividades, mas que cada um dos atores realize aquilo que lhe cabe.

Alternativa E. Errado. Os recursos devem estar disponíveis para que se implante uma política pública.

Gabarito: B


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

A Escola Clássica da Administração surgiu da necessidade de melhorar a eficiência e eficácia dos processos produtivos desenvolvidos no período posterior à Revolução Industrial. Relacione as três vertentes da Escola Clássica da Administração, listadas a seguir, às suas respectivas características.

1 – Administração Científica

2 – Gestão Administrativa

3 – Teoria da Burocracia

( ) Divide as operações empresariais em seis áreas interrelacionadas.

( ) Estuda os tempos e os movimentos.

( ) O recrutamento é feito por regras previamente estabelecidas.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

a) 1, 2 e 3.

b) 1, 3 e 2.

c) 2, 1 e 3.

d) 2, 3 e 1.

e) 3, 2 e 1.

COMENTÁRIO:

(2) Divide as operações empresariais em seis áreas correlacionadas

Vertente defendida por Fayol, a qual propõe que uma organização realiza as seguintes atividades: técnicas, comerciais, contábeis, segurança, financeira e administrativas.

Estuda os tempos e os movimentos.

O estudo dos tempos e movimentos é feito dentro da Administração Científica de Taylor.

(3) O recrutamento é feito por regras previamente estabelecidas.

A seleção de profissionais de acordo com critérios e regras previamente estabelecidos é uma característica da Teoria da Burocracia.

Gabarito: C


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

Um leiloeiro recebe uma peça de antiguidade, para ser vendida em leilão, que tem como preço mínimo o valor de 100 mil reais, estabelecido pelo proprietário. Após a apresentação das propostas, o item é vendido por 115 mil reais. No mês seguinte, o leiloeiro recebe, para venda, uma peça idêntica à vendida no mês anterior, tendo, porém, seu valor mínimo estabelecido em 500 mil reais, e atingindo o valor de 550 mil após a apresentação das propostas. Embora inusitado, o evento exposto é coerente com os princípios heurísticos utilizados no processo decisório, quando o valor proposto orientou a proposta do comprador.

Esse caso é um exemplo de Heurística

(A) da Representatividade.

(B) do Status Quo.

(C) da Evidência Confirmadora.

(D) da Ancoragem.

(E) da Prudência.

COMENTÁRIO:

A banca certamente andou lendo nosso material para elaborar as questões. Nesse caso, até o exemplo da ancoragem foi bem semelhante. Vamos relembrar um pouco de nossas aulas:

Âncora e ajustamento: as pessoas não tomam decisões sem alguma referência como base de comparação. Vou te explicar essa regra apresentando uma tática que os vendedores e os donos de restaurantes utilizam muito para influenciar na nossa decisão de compra.

Imagina que você quer comprar uma camisa e para isso vai até a Loja “Camisas Topzeira”. Se você pedir ajuda de um vendedor, qual a primeira camisa que ele irá te mostrar? Certamente será a mais cara da loja. Muito além de simplesmente tentar pegar uma comissão mais gorda, essa técnica/tática de venda serve para criar uma âncora/uma referência que servirá de base pra você. Depois que você viu a camisa mais cara da loja por R$450, as camisas de R$150-R$200 parecerão uma verdadeira “pechincha” e, assim, a probabilidade de você efetivar uma compra aumenta bastante. Nos restaurantes é comum a mesma tática na formatação da carta de vinhos, mas como você já entendeu o que é âncora o exemplo dos vinhos eu te conto na comemoração da sua posse. ☺

Perceba que pela situação narrada no enunciado temos um caso de Ancoragem.

Gabarito: D


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

Ao discutir os preparativos para o Carnaval de 2020, o Governo da Bahia decide montar um plano de segurança com a Polícia Militar para combater os furtos ocorridos durante o evento. No entanto, devido à limitação de contingente polícia disponível, o plano irá focar apenas as regiões com o maior número de furtos. Assinale a opção que contém a ferramenta adequada para ser utilizada nessa situação.

a) Ciclo PDCA

b) Diagrama de Pareto

c) 5W2H

d) Diagrama de Árvore

e) Gráfico de Dispersão

COMENTÁRIO:

O enunciado conta toda uma historinha, mas pede algo bem simples: qual ferramenta pode ser utilizada para priorizar atividades?

Sempre que tratamos de priorização pense em duas ferramentas: Matriz GUT e Diagrama de Pareto. Nesse caso, temos como correta a alternativa “B”. Vejamos as demais alternativas:

Alternativa A. Errado. O PDCA é utilizado como ferramenta para promover a melhoria contínua dos processos.

Alternativa C. Errado. O 5w2H é utilizado para construção de planejamentos operacionais.

Alternativa D. Errado. O Diagrama de Árvore é utilizado para estruturar o processo decisório.

Alternativa E. Errado. O gráfico de dispersão é utilizado para mensurar possíveis correlações entre problemas e causas.

Gabarito: B


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

Em determinada organização, o administrador se baseia na teoria situacional para liderar seus subordinados. Seguindo essa teoria, ao reconhecer que possui subordinados competentes e dispostos, o administrador deve assumir uma postura de

(A) direção.

(B) persuasão.

(C) orientação.

(D) delegação.

(E) participação.

COMENTÁRIO:

Questão formulada a partir da teoria da liderança situacional proposta por Hersey e Blanchard. Nesse teoria, o estilo de liderança a ser adotado pelo gestor depende do nível de maturidade dos subordinados (maturidade no trabalho e maturidade psicológica).

A maturidade no trabalho refere-se à capacidade de conhecimento e treino necessários para desempenhar o trabalho. A maturidade psicológica, por outro lado, refere-se ao querer ou à vontade do subordinado.

Quando tempos um cenário ideal (Subordinado com elevado grau de capacidade de realização e competências e com muita vontade de fazer o que lhe é solicitado), temos como apropriada uma liderança voltada para delegação.

Gabarito: D


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

Sobre o processo conhecido por espiral do conhecimento, responsável pela gestão do conhecimento em uma organização, assinale a afirmativa correta.

a) Preocupa-se com o gerenciamento de ativos tangíveis da organização, que, apesar de gerar aprendizado, não trazem benefício econômico para a organização.

(B) Estimula o conhecimento tácito que é transmitido em linguagem formal, codificada e sistemática.

(C) Possibilita a socialização, com o objetivo de criar a habilidade necessária para as tarefas e convertê-las em competência, por meio de reuniões informais.

(D) Divulga o conjunto de dados e informações que passaram por um tratamento para serem dotados de relevância e propósito.

(E) Afirma que o conhecimento explícito pode ser compartilhado por meio de manuais ou documentos, possibilitando sua internalização pelos funcionários da organização.

COMENTÁRIO:

Questão formulada a partir da teoria da “espiral do conhecimento” proposta por Nonaka e Takeuchi. Segundo esses autores, a criação do conhecimento seria um processo decorrente da conversão de conhecimento tácito (conhecimento que os indivíduos possuem informalmente) em conhecimento explícito (conhecimento formal e racional que é descrito em manuais e registros).

A espiral do conhecimento pode ser decomposta em quatro passos:

1º Passo – Socialização (tácito para tácito): refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, da imitação ou da prática.

2º Passo – Externalização (tácito para explícito): ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito, e sua comunicação ao grupo, por meio da escrita, da fala ou do desenho.

3º Passo – Combinação (explícito para explícito): caracteriza-se pela padronização do conhecimento. Chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais como um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro etc.

4º Passo – Internalização (explícito para tácito): ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização. Dessa forma, outras pessoas começam a internalizá-los e os utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito.

A única alternativa que descreve um dos passos da espiral do conhecimento é a alternativa “E”

Gabarito: E


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

A Pirâmide de Maslow é um esquema elaborado a partir da teoria motivacional da hierarquia das necessidades humanas. De acordo com essa teoria, para que um indivíduo seja motivado, é necessário que determinadas necessidades sejam satisfeitas, de forma ordenada.

A ilustração acima apresenta a pirâmide de Maslow com números no lugar dos grupos de necessidades. Assinale a opção que indica a relação de necessidades que completa corretamente a pirâmide de Maslow.

a) 1. de estima / 2. de autorrealização / 3. sociais / 4. De segurança / 5. fisiológicas.

b) 1. fisiológicas / 2. de estima / 3. sociais / 4. de segurança/ 5. de autorrealização.

c) 1. sociais / 2. de segurança / 3. fisiológicas / 4. De autorrealização / 5. de estima.

d) 1. de segurança / 2. de estima / 3. de autorrealização / 4. sociais / 5. fisiológicas.

e) 1. de autorrealização / 2. de estima / 3. sociais / 4. De segurança/ 5. fisiológicas.

COMENTÁRIO:

Um esquema vale mais que mil palavras…

Reprodução

Gabarito: E


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

Revendo o calendário das atividades da empresa para adequá-lo aos jogos de futebol da Copa América, que ocorreriam no Brasil, Marta, CEO de uma empresa fabricante de materiais esportivos, opta por dar folga coletiva aos empregados nas datas previstas para os jogos da seleção brasileira. Para transmitir a decisão, Marta pede a seu secretário que envie uma circular aos funcionários. Considerando os conceitos e elementos da comunicação, evidencia-se na conduta de Marta que

a) foi utilizado um canal de baixa riqueza.

b) o papel foi o código apresentado.

d) os emissores são todos os funcionários da empresa.

d) a língua portuguesa escrita é o tipo de mensagem adotada.

e) o uso de circulares impede a ocorrência de ruídos.

COMENTÁRIO:

Alternativa A. Correto. A linguagem escrita em um formato “padrão” (ofício circular) é considerado um canal de baixa riqueza.

Alternativa B. Errado. O papel é o suporte da comunicação. O código foi a língua portuguesa.

Alternativa C. Errado. O emissor é a Marta, CEO da empresa.

Alternativa D. Errado. Língua portuguesa é o código.

Alternativa E. Errado. Ruídos podem ocorrer em todos tipos de comunicação, especialmente, quando se opta por canais pobres.

Gabarito: A


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

Leia o trecho a seguir, retirado do site do jornal O GLOBO. “Os dados do IBGE mostram que a taxa de desemprego é maior entre as pessoas com menor escolaridade. Os mais afetados são aqueles que têm ensino médio incompleto – para esse grupo, a taxa é de 20% , contra 6,2% para os profissionais com curso superior.” Analisando o trecho apresentado e fazendo um paralelo com a gestão de pessoal por competências, é correto afirmar que a taxa de desemprego tem uma relação direta com a competência conhecida por

a) atitude.

b) conhecimento.

c) raciocínio.

d) aptidão.

e) habilidade.

COMENTÁRIO:

Dentro do formato da abordagem americana, o conceito de competência é composto por três elementos: conhecimento, habilidade e atitude. Quando nos referimentos à formação acadêmica estamos tratando sobre o elemento conhecimento (alternativa B).

Gabarito: B


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

A Prefeitura de Salvador está desenvolvendo um projeto para possibilitar o uso do home-office entre seus servidores. Durante seu desenvolvimento, evidencia-se que o gerente de projetos se dedica em tempo integral à empreitada, enquanto sua equipe, apenas em tempo parcial. Tomando como base a situação apresentada, nota-se que a Prefeitura de Salvador utiliza um tipo de estrutura conhecida por

a) matricial balanceada.

b) projetizada.

c) funcional.

d) matricial forte.

e) linear.

COMENTÁRIO:

TEM RECURSO!

A partir do PMBOK conseguimos avaliar o tipo de estrutura organizacional a depender de alguns critérios. Vejamos o quadro trazido pelo próprio manual

Reprodução/Fonte: PMBOK (6ª edição, p.47)

Perceba que pelas informações do enunciado (tempo integral do gerente de projetos + tempo parcial dos subordinados), não temos uma alternativa correta viável.

O gabarito preliminar sugere como resposta a alternativa “A” – Matriz Balanceada. Note, contudo, que na matriz balanceada, segundo o PMBOK, o papel do gerente do projeto é exercido em tempo parcial.

Assim, por não existir uma alternativa correta, opina-se pela anulação da questão.

Gabarito: A


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

Um importante conceito utilizado na gestão de projetos é o de programa, que está relacionado à ideia de

a) esforço temporário desempenhado, buscando a criação de um resultado único, respeitando determinadas restrições conflitantes como escopo, tempo e orçamento.

b) atividades rotineiras de caráter tático, desenvolvidas por gerentes intermediários a fim de promover o tratamento adequado do portfólio de serviços de determinado setor.

c) projetos e outros trabalhos organizados de forma adequada e eficiente, a fim de atender os objetivos estratégicos da organização.

d) sequência coordenada de atividades, realizado de forma permanente e contínua, com objetivo de gerar produtos padronizados.

e) agregado de projetos relacionados de modo articulado, que visam a obtenção de benefícios e controles que seriam inviáveis caso geridos isoladamente.

COMENTÁRIO:

A questão exige o conhecimento sobre o conceito de programas. Vamos relembrar alguns pontos de nossa aula:

Os projetos podem ser gerenciados de três formas distintas: como um projeto autônomo (fora de um portfólio ou programa), dentro de um programa ou dentro de um portfólio.

Programa é um grupo de projetos, programas subsidiários e atividades de programas relacionados, gerenciados de modo coordenado visando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fosse gerenciados individualmente.

Portfólio é definido como projetos, programas, portfólios subsidiários e operações gerenciados em grupo para alcançar objetivos estratégicos.

O agrupamento (em programas e portfólio) é feito para aumentar a eficiência e a coordenação dos esforços.

A única alternativa que descreve o conceito de forma correta é a alternativa E.

Gabarito: E


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

Durante a aula de uma renomada faculdade de administração de empresas, localizada na Bahia, foi proposto aos alunos a elaboração de um trabalho em grupo sobre as ferramentas auxiliares no desenvolvimento do planejamento estratégico. Após a conclusão dos trabalhos, um dos grupos foi convidado a apresentar sua composição e os conceitos utilizados, e informou à turma, corretamente, que (

a) O benchmarking avalia as forças competitivas de um determinado setor de mercado para que as organizações possam desenvolver estratégias adequadas

b) A matriz SWOT realiza uma análise ambiental, examinando tantos aspectos controláveis pela organização, como forças e fraquezas, quanto incontroláveis, como ameaças e oportunidades

c) Matriz BCG consiste no processo de busca das melhores práticas utilizadas em determinada indústria para a sistematização, por meio da comparação de mark-ups, e posterior internalização dessas práticas por uma organização

d) O diamante de Porter consiste na representação gráfica dos produtos e serviços de uma organização, visando verificar o desempenho e potencial futuro de cada um e embasando a tomada de decisão

e) O Balanced Scorecard auxilia a organização no alinhamento das unidades de negócios, equipes e indevidos em torno de metas organizacionais, utilizando como base de mensuração puramente a perspectiva financeira

COMENTÁRIO:

Alternativa A. Errado. As forças competitivas de um mercado são realizadas dentro do modelo das 5 forças de Porter. Benchmarking, segundo a FNQ, o método para comparar desempenho de algum processo, prática de gestão ou produto da organização com o de um processo, prática ou produto similar, que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, na própria ou em outra organização, entender as razões do desempenho superior, adaptar à realidade da organização e implementar melhorias significativas.

Alternativa B. Correto. Matriz SWOT avalia tanto os fatores internos (controláveis) quanto os fatores externos (não controláveis).

Alternativa C. Errado. A Matriz BCG é um modelo de portfólio de produtos. A ideia básica tanto da Matriz BCG quanto da Matriz GE é traçar uma estratégica de alocação de recursos, ou seja, definir em quais produtos a organização deve investir.

Alternativa D. Errado. Descreve as características de uma matriz de portfólio.

Alternativa E. Errado. Relembrando mais um ponto de nossa aula:

ATENÇÃO!!!!!

Você consegue matar mais de 80% das questões de BSC memorizando duas coisas: a) As quatro perspectivas; b) BSC não se limita à perspectiva financeira.

Gabarito: B


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

O fragmento a seguir está no site da Prefeitura de Salvador, na seção da Secretaria de Fazenda.

“Assegurar e gerir, com transparência e efetividade, os recursos financeiros para a manutenção e o desenvolvimento do município”.

O fragmento define o planejamento estratégico do órgão.

Assinale a opção que o identifica.

(A) Missão.

(B) Valores.

(C) Princípios.

(D) Visão.

(E) Ideologia.

COMENTÁRIO:

Uma questão clássica da FGV!

O trecho descreve a “razão de ser” da Secretaria de Fazenda, ou seja, aquilo que ela é. Trata-se, portanto, da missão.

Gabarito: A


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

Uma startup de compartilhamento de patinetes elétricos, sediada no município de Salvador, recebe um aporte de capital de 10 milhões de dólares de uma empresa americana, com objetivo de apoiar a expansão de seu negócio para toda a América Latina. Após o aporte, a startup decide realizar um redesenho integral de seus processos, visando obter melhorias drásticas em seu desempenho para ter condições adequadas para disputar o mercado internacional. Assinale a opção que indica o nome da técnica utilizada pela startup.

a) Reengenharia.

b) BPMN.

c) Lean management.

d) Gestão para resultados.

e) Gerenciamento por diretrizes.

COMENTÁRIO:

“redesenho integral de seus processos, visando obter melhorias drásticas”. Esse trecho não deixa margem para dúvidas, estamos tratando da reengenharia. Vemos relembrar mais um trecho de nossas aulas:

Reengenharia foi um método criado por Michael Hammer e James Champy no início da década de 90 com o objetivo de realizar de forma sistemática uma reformulação dos processos de uma empresa. Trata-se de uma reorganização radical. Reengenharia consiste em começar do zero com o objetivo de promover mudanças profundas com o foco no cliente.

A ideia subjacente (implícita) da reengenharia é que ao promover mudanças incrementais (progressivas) assumem-se pressupostos muitas vezes inválidos. De forma simples: muitas vezes um processo é feito com determinados ritos porque “sempre foi assim” e ao longo do tempo as pessoas acabaram incorporando que aquele era o jeito correto. A reengenharia desconsidera todos os pressupostos na busca por promover mudanças drásticas e grandes saltos de qualidade.

Gabarito: A


FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)

Um órgão da Prefeitura de Salvador pretende aplicar uma política de valorização de pessoal, utilizando, como base, resultados de avaliações de desempenho. Para isso, será utilizado um método democrático em que o chefe e o subordinado decidem, em conjunto, quais serão os resultados visados e os recursos necessários. Esse método é conhecido como

a) Avaliação 360 graus.

b) Avaliação Participativa por Objetivos.

c) Avaliação por Escala Gráfica.

d) Avaliação por Listas de Verificação.

e) Avaliação por escolha forçada.

COMENTÁRIO:

O enunciado descreve a Avaliação participativa por objetivos. Vejamos um trecho da obra de Andreia Ribas e Cassiano Salim (2013):

Um método moderno de avaliação de desempenho que considera o estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes e subordinados, o compromisso do subordinado para o alcance dos objetivos, a alocação adequada de recursos e meios necessários para a realização das tarefas e o monitoramento constante dos resultados alcançados em comparação com os resultados esperados, como, também, retroação intensiva e contínua.

Gabarito: B


Espero que tenha ido bem e que sua aprovação esteja próxima.

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Marcelo Soares

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Marcelo Soares

Marcelo Soares

Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.

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