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Gabarito Extraoficial – PC CE – Cargo: Escrivão – Português

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José Maria05/09/2021

05/09/2021

Prezados Alunos,

Eis meus comentários da prova de Língua Portuguesa da PC CE para o cargo de Escrivão.

Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

  1. A respeito das inferências corretas com a leitura do texto, analise as afirmativas a seguir:

    I. É possível que ocorram fenômenos metanogênicos na lua de Saturno desconhecidos pelos cientistas e inexistentes na Terra.
    II. As plumas de metano ejetadas na lua saturnina são a prova de que, sob o gelo, ocorre um processo de metanogênese biológica, podendo tornar o oceano habitável.
    III. Assim como nas nuvens de Vênus, é possível que haja vida na lua de Saturno, embora ainda não haja evidências
    concretas do fenômeno de metanogênese biológica em ambas.

    Assinale

    A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
    B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
    C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
    D) se todas as afirmativas estiverem corretas.
    E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

Gabarito Extraoficial: Letra B

I – Verdadeira – Essa possibilidade é confirmada na seguinte passagem do texto: “Eles apontam que das duas uma: ou está rolando metanogênese por micróbios no interior de Encélado, ou há algum fenômeno desconhecido, sem igual na Terra, capaz de gerar a substância”.

II – Falsa – Existe a possibilidade de essa produção de metano se dar não por um processo biológico, mas sim por um processo geológico, como descrito na seguinte passagem: “Até porque há outros processos de geração de metano que não envolvem formas de vida, como a interação de água com certos minerais, no processo conhecido como serpentinização”.

III – Verdadeira – De fato! Existe a possibilidade de esses fenômenos não sejam explicados por atividade biológica. Isso fica bem evidente na seguinte passagem: “Para todos os casos, ainda é inteiramente possível, quiçá provável, que a explicação dispense atividade biológica”.

  1. A pergunta central era: a quantidade seria compatível com processos puramente geológicos? (linha 19)

    Assinale a alternativa em que, inserindo-se um pronome com valor catafórico, tenha-se mantido correção gramatical para o período acima.

    A) A pergunta central era essa: a quantidade seria compatível com processos puramente geológicos?
    B) A pergunta central era tal: a quantidade seria compatível com processos puramente geológicos?
    C) A pergunta central era aquela: a quantidade seria compatível com processos puramente geológicos?
    D) A pergunta central era esta: a quantidade seria compatível com processos puramente geológicos?
    E) A pergunta central era a mesma: a quantidade seria compatível com processos puramente geológicos?

Gabarito Extraoficial: Letra D

O pronome catafórico adequado para tal fim é o demonstrativo “esta”, que introduz a pergunta formulada após o sinal de dois pontos.

  1. Acerca da estrutura do texto e seus recursos de linguagem, analise as afirmativas a seguir:

    I. Embora com teor científico, o autor do texto emprega um tom de linguagem mais próximo do coloquial, certamente para tornar o texto mais acessível a um leitor de jornal, não especialista no assunto.
    II. Em função do assunto, foi necessário que o texto tivesse assumido um tom mais didático, com acréscimo de apostos e elementos explicativos.
    III. O texto apresenta tipologia textual predominantemente narrativa.

    Assinale

    A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
    B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
    C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
    D) se todas as afirmativas estiverem corretas.
    E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

Gabarito Extraoficial: A

I – Verdadeira – O texto tenta se aproximar da linguagem coloquial, ao empregar expressões típicas do cotidiano, como “para chamar de sua” e “olhar o copo meio cheio ou meio vazio”. Isso torna o assunto tratado mais acessível ao leitor leigo.

II – Verdadeira – De fato! Os elementos explicativos estão presentes ao longo de todo o texto: sinais de dois pontos, parênteses e expressões como “ou seja”.

III – Falsa – A principal finalidade do texto não é contar uma história, e sim falar acerca dos resultados de uma pesquisa. Trata-se de texto predominantemente dissertativo – expositivo.

  1. Assinale a alternativa em que o termo indicado desempenhe, no texto, função sintática igual à de “Cassini” (linha 9).

    A) de Saturno (linha 2)
    B) Jane Greaves (linha 4)
    C) Nature Astronomy (linha 8)
    D) saturnina (linha 12)
    E) de Ferrière e Mazevet (linha 16)

Gabarito Extraoficial: Letra C

Em “sonda Cassini”, o termo “Cassini” é um aposto especiaficador.

Na letra A, “de Saturno” é adjunto adnominal de “lua”.
Na letra B, “Jane Greaves” é núcleo do agente da passiva “por Jane Greaves”.
Na letra D, “saturnina” é adjunto adnominal de “lua”.
Na letra E, “de Ferrière e Mazevet” é adjunto adnominal de “trabalho”.

Já na letra C, “Nature Astronomy” é aposto especificador de “revista”.

  1. Assinale a alternativa em que o termo indicado desempenhe, no texto, papel adjetivo.

    A) Vênus (linha 5)
    B) publicado (linha 8)
    C) achados (linha 8)
    D) metano (linha 9)
    E) muitas (linha 12)

Gabarito Extraoficial: Letra E

Nas letras A, C e D, temos substantivos.
Na letra B, temos a forma de particípio do verbo “publicar” – publicado.
Na letra E, temos o pronome indefinido adjetivo “muitas”, modificador do substantivo “formas”.

  1. Assinale a alternativa em que o período indicado, retirado do texto, NÃO apresente alguma estrutura em voz passiva.

    A) Um grupo de pesquisadores sugere que a presença de metano nas quantidades observadas nas plumas de água que são ejetadas da lua de Saturno não pode ser explicada por qualquer mecanismo conhecido, salvo vida. (linhas 1 a 3)
    B) O resultado lembra muito as conclusões dos pesquisadores liderados por Jane Greaves, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, que detectaram fosfina nas nuvens de Vênus. (linhas 4 e 5)
    C) O novo estudo, liderado por Régis Ferrière, da Universidade do Arizona, nos EUA, e Stéphane Mazevet, da Universidade Paris Ciências & Letras, na França, foi publicado na revista Nature Astronomy e segue a trilha dos achados da sonda Cassini, que em 2017 causou furor ao cruzar as plumas e detectar nelas a presença de hidrogênio molecular e metano. (linhas 7 a 9)
    D) É de lá que partem as plumas, ejetadas a partir de fissuras no gelo. (linha 11)
    E) Eles apontam que das duas uma: ou está rolando metanogênese por micróbios no interior de Encélado, ou há algum fenômeno desconhecido, sem igual na Terra, capaz de gerar a substância. (linhas 20 e 21)

Gabarito Extraoficial: Letra E

Questão sutil!

Sabemos que existem dois tipos de voz passiva: a analítica – formada pelos auxiliares ser/estar/ficar acompanhados do principal no particípio – e a sintética – formada pelo verbo principal acompanhado do “se” partícula apassivadora.

Nas letras A e C, encontramos de forma explícita construções em voz passiva analítica: “são ejetadas” e “não pode ser publicada”, na letra A; “foi publicado”, na letra C.

Nas letras B e D, podemos considerar vozes passivas analíticas nos seguintes trechos: “pesquisadores (que foram) liderados por Jane Greaves”, na letra B; e “as plumas, (que são) ejetadas a partir de fissuras no gelo”. Note que, nessas redações, faz-se menção a um sujeito paciente – pesquisadores e plumas, respectivamente. Além disso, é possível subentender a forma verbal “ser” antes dos verbos no particípio, configurando o que se denomina voz passiva analítica.

Na letra E, por sua vez, não temos construção de voz passiva nem explícita nem implícita. Muitos poderiam pensar na construção “algum fenômeno desconhecido” como “algum fenômeno (que é) desconhecido”, mas entendo que aqui “desconhecido” se porta apenas como adjetivo, sinônimo de “misterioso”.

  1. Um grupo de pesquisadores sugere que a presença de metano nas quantidades observadas nas plumas de água que são ejetadas da lua de Saturno não pode ser explicada por qualquer mecanismo conhecido, salvo vida. (linhas 1 a 3)

    A palavra sublinhada no período acima se classifica como

    A) adjetivo.
    B) substantivo.
    C) partícula expletiva.
    D) verbo.
    E) palavra denotativa.

Gabarito Extraoficial: Letra E

A palavra “salvo” se classifica como palavra denotativa de exclusão.

  1. Na Terra, fumarolas no fundo do oceano são o lar de muitas formas de vida metanogênicas: elas consomem hidrogênio e despejam metano. (linhas 11 e 12)

    O segmento sublinhado, em relação ao trecho anterior do período, tem a função de

    A) explicação.
    B) explicitação.
    C) exemplificação.
    D) enumeração.
    E) especificação.

Gabarito Extraoficial: Letra A

Após os dois pontos, faz-se um esclarecimento (uma explicação) acerca do que se entende por “formas de vida metanogênicas”.

  1. Até porque há outros processos de geração de metano que não envolvem formas de vida, como a interação de água com certos minerais, no processo conhecido como serpentinização. (linhas 13 a 15)

    No período acima, empregou-se corretamente a forma do porquê. Assinale a alternativa em que isso também tenha
    ocorrido.

    A) Esperamos que nosso desenho demonstre por quê, naquela cena, era impossível identificar a quantidade de pessoas presentes.
    B) Por que estávamos esperando a chegada do depósito não podíamos ir adiantando outras tarefas?
    C) Nunca se identificaria por que eles agiram daquela maneira.
    D) Era muito difícil identificar as causas, por que a substância não tinha todas as suas propriedades ainda conhecidas.
    E) Os objetivos porque lutamos não podem ser esquecidos.

Gabarito Extraoficial: Letra C

Na letra A, devemos empregar a forma “por que” – separado sem acento. Note que é possível substituí-lo pela expressão “por que motivo”.

Na letra B, devemos empregar a forma “Porque” – junto sem acento. Note que se pergunta qual a justificativa para o fato de não ser possível ir adiantando outras tarefas. E o “Porque” introduz essa justificativa.

Na letra D, deve-se empregar a forma “porque” – junto sem acento. Note que é possível substituí-lo por “pois”.

Na letra E, deve-se empregar a forma “por que” – separado sem acento. Note que é possível substituí-lo pela forma “pelos quais”.

Por fim, na letra C, nosso gabarito, empregou-se corretamente a forma “por que” – separado sem acento. Note que é possível substituí-lo pela forma “por que motivo”.

  1. O resultado lembra muito as conclusões dos pesquisadores liderados por Jane Greaves, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, que detectaram fosfina nas nuvens de Vênus. (linhas 4 e 5)

    Assinale a alternativa em que, alterando-se o verbo sublinhado no período acima, tenha-se mantido a correção gramatical. Não leve em conta alterações de sentido.


    A) O resultado almeja às conclusões dos pesquisadores…
    B) O resultado imiscui às conclusões dos pesquisadores…
    C) O resultado esquece das conclusões dos pesquisadores…
    D) O resultado anui às conclusões dos pesquisadores…
    E) O resultado alude as conclusões dos pesquisadores…

Gabarito Extraoficial: Letra D

Na letra A, o verbo “almejar” é transitivo direto, o que torna errado o emprego do acento indicador de crase.
Na letra B, o verbo “imiscuir-se” (sinônimo de “intrometer-se”) é pronominal e requer a preposição “em”.
Na letra C, o verbo “esquecer”, quando não pronominal, é transitivo direto, o que torna errado o emprego do acento indicador de crase.
Na letra E, o verbo “aludir” (sinônimo de “referir-se”) é transitivo indireto e solicita a preposição “a”. Nesse caso, deveria haver o emprego do acento indicador de crase.

Por fim, na letra D, nosso gabarito, o verbo “anuir” (sinônimo de “consentir”, “estar de acordo”) é transitivo indireto e requer preposição “a”, o que justifica o emprego do acento indicador de crase no período.

José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

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