Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito IBGE – Cargos: Agente e Coordenador Censitários – Português

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria08/12/2019

08/12/2019

Prezados Alunos,

Eis meu gabarito extraoficial para a prova de Português do IBGE. Aguardemos a divulgação do gabarito oficial por parte da banca organizadora e, caso haja divergências, não se preocupem, pois analisarei todas as possibilidades cabíveis de recurso.

Desejo sucesso a todos! Contem comigo!

Professor José Maria

Instagram: @professorjosemaria

01) O texto acima aborda mais um roubo praticado no Rio de Janeiro; sobre a utilização do termo “apenas” nessa notícia, é correto afirmar que:

A utilização do termo “apenas” evidencia o pouco tempo necessário para que os ladrões efetuassem o roubo, o que evidencia eficiência. O fato de eles terem escolhido “a dedo” a bicicleta mostra que já estavam preparados para reconhecer uma bicicleta elétrica, o que evidencia preparo e planejamento por parte dos ladrões.

Isso posto, assinalo como gabarito a letra C, que diz: demonstra a eficiência e o planejamento dos ladrões.

Uma que poderia gerar dúvidas seria a letra A, que diz: indica o pouco tempo em que a estudante ficou no Shopping.

No entanto, ocorre que não é possível afirmar que a estudante ficou esse tempo no shopping. Ela pode muito bem ter deixado bicicleta no bicicletário em frente ao shopping e ter se dirigido a outro lugar.

Gabarito extraoficial: Letra A (demonstra a eficiência e o planejamento dos ladrões.)

02) … entre as preposições (combinadas ou não com artigos), aquela que não depende sintaticamente de qualquer termo anterior é:

Nas letras A, C, D e E, os termos preposicionados são complementos nominais. Complementam substantivos abstratos e assumem valor passivo.

A preposição, portanto, é uma exigência de regência nominal.

Já na letra B, o termo “do ano que vem” estabelece com o substantivo “eleições” uma relação de tipo, especificação, o que faz desse termo um adjunto adnominal. A preposição, portanto, introduz um termo acessório da oração, não sendo, assim, uma necessidade de regência.

Gabarito extraoficial: Letra B (eleições municipais do ano que vem.)

03) Os termos abaixo que mostram, respectivamente, as ideias de causa e consequência.

A necessidade do financiamento privado de campanha, segundo o texto, se dá devido às dificuldades em aumentar o Fundo Eleitoral para as eleições municipais. É justamente isso que está evidenciado na letra A.

Gabarito extraoficial: Letra A (a dificuldade de aumentar o Fundo Eleitoral/a necessidade do financiamento privado de campanha).

04) Os fatos abaixo, presentes nessa notícia, que se apresentam em ordem cronológica, são:

Reproduzindo as cenas descritas, primeiramente os traficantes compraram e venderam lanchas. Isso, na sequência, despertou curiosidade por parte da polícia, o que, depois de algum tempo, levou à prisão esses bandidos.

Gabarito extraoficial: Letra D –  compra e venda de lanchas/ chamar atenção da polícia/ prisão de traficante.

05) Os termos que mostram a mesma relação semântica (antônimos) entre compra e venda são:

Questão aparentemente bem simples.

O antônimo de certeza é dúvida, o que faz da letra C o gabarito!

Gabarito extraoficial: Letra C –  certeza/dúvida

06) O texto acima traz uma manchete na primeira linha e um pequeno desenvolvimento no parágrafo seguinte.

A afirmação inadequada sobre esse texto é:

Na letra B, afirma-se que “todo o texto traz informações previstas”, o que não é verdade.

No trecho “no 2o trimestre, economia recua 0,3% e desemprego atinge 10,6%”, não há previsões, e sim menção a fatos pretéritos, já que a notícia data da penúltima semana de setembro de 2019, ou seja, posterior aos eventos noticiados.

Quando o texto afirma no último período “crescimento global”, cria-se uma ambiguidade. Pode tanto estar se referindo ao crescimento mundial, ou seja, ao crescimento de todas as economias do mundo, e não especificamente o crescimento da economia brasileira. Pode também se referir ao crescimento acumulado da economia brasileira, que deve ser o menor em uma década. Pela coerência textual, acredito que a segunda opção seja a válida, o que torna a letra E verdadeira.

Há de se ressaltar que, na manchete, não está escrito “previsões”, e sim “projeções”. Trata-se de um erro de digitação da banca, o que pode comprometer a clareza da questão, caso o gabarito oficial aponte para outra alternativa que não a de letra B. Seria o caso de anulação, pois muitos candidatos marcariam como incorreta a letra B, justamente por não haver a palavra “previsões” presente na manchete. Aguardemos o gabarito oficial.

Gabarito extraoficial: Letra B – todo o texto traz informações previstas, o que confirma o termo “previsões” presente na manchete.

07) … NÃO faz parte desse padrão, segundo o que se pode deduzir da manchete acima:

Observando-se a manchete, o único recurso listado não empregado foi o da linguagem coloquial, o que nos faz marcar a letra E.

Gabarito extraoficial: Letra E (emprego de linguagem coloquial).

08) Segundo o texto I, o destaque de maior valor do programa de notícias é:

No trecho “… registra os fatos mais relevantes da história mundial, bem como as evoluções tecnológicas e de tratamento da informação…”, fica evidente que o programa foi capaz de registrar (documentar) os fatos mundiais e as evoluções.

Gabarito extraoficial: Letra C – a documentação histórica de fatos e evoluções.

09) … empregou-se corretamente o artigo definido após o pronome indefinido todo: a frase abaixo em que esse emprego também está correto é:

O emprego do indefinido “todo” desacompanhado de artigo dá a entender a ideia de “qualquer”. Já o emprego do artigo dá a ideia de “inteiro”, “completo”, “todos, sem exceção”.

Isso posto, a letra B satisfaz.

Gabarito extraoficial: Letra B (As notícias aparecem em todas páginas dos jornais).

10) Sobre a estruturação do texto I, é INCORRETO afirmar que:

Questão bem simples!

De fato, a grafia da palavra “deslizamento” deve ser com Z.

Gabarito extraoficial: Letra C – a palavra “deslizamentos” deveria ser grafada com S em lugar de Z.

11) No caso do texto 2, a finalidade dos cartazes espalhados na Rocinha é:

Num primeiro momento, poderia o leitor pensar que os traficantes estavam preocupados com a comunidade. No entanto, o real interesse deles era evitar enchentes para que suas vendas de drogas não fossem interrompidas, o que valida a letra B como resposta.

Gabarito extraoficial: Letra B – salvaguardar interesses.

12) O segmento que NÃO tem seu valor corretamente indicado é:

A expressão “Caso contrário” sinaliza uma desobediência à ordem de não jogar lixo no banco.

Gabarito extraoficial: Letra E – “Caso contrário” indica obediência.

13) … “Caso contrário, varrerá até a Rua 1”, poderíamos incluir um sujeito explícito, cuja forma mais adequada seria:

O sujeito seria o infrator da “lei”, ou seja, o morador da comunidade que desobedeceu à ordem dos traficantes. Notemos que o fato de “lei” estar entre aspas evidencia o caráter conotativo associado ao comando dos bandidos. São estes que ditam as regras, segundo o texto.

Gabarito extraoficial: Letra C – o infrator da “lei”.

14) … a troca de posição abaixo que modifica o sentido original do texto é:

No trecho “maneira de vinho de raízes”, dá-se a entender que se trata de uma bebida feita com vinho de raízes.

Já na reescrita “o vinho de raízes tem uma maneira”, dá-se a entender que “maneira” seja um modo de beber o vinho de raízes.

Há, portanto, uma alteração de sentidos.

Gabarito extraoficial: Letra E – porque aqui tem uma maneira de vinho de raízes que embriaga muito/porque aqui o vinho de raízes tem uma maneira que embriaga muito.

15) Nesse segmento do texto 3 há uma série de palavras que se referem a palavras anteriores; a referência indicada abaixo que é inadequada é:

Como explicitado na resolução da questão anterior, “maneira de vinho de raízes” dá a entender que se trata de uma bebida feita com vinho de raízes. Essa bebida é que embebeda os gentios. Dessa forma, o relativo “que” retoma não especificamente “vinho de raízes”, mas sim “maneira de vinho de raízes”, cuja palavra núcleo é “maneira”.

Gabarito extraoficial: Letra C – que/vinho de raízes.

Concurso IBGEIBGEconcurso IBGEgabarito ibgeprova comentada ibge
José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.