Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Grupo de estudos de Atualidades no Telegram

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Danuzio Neto21/01/2020

21/01/2020

Olá, pessoal! Sou o professor Danuzio Neto e venho convidá-los para participar de um grupo de estudos de Atualidades no Telegram.

LINK PARA PARTICIPAR

O link também pode ser encontrado no primeiro destaque dos stories do meu instagram.

Todos são bem-vindos e estou bem feliz com o retorno que tenho recebido dos alunos.

Ontem, lá no grupo, comentei sobre o ano de 2019, que foi péssimo para alguns pelo simples fato de Bolsonaro ser o presidente da república. Enquanto para outros, também pelo simples fato de o presidente ser Bolsonaro, foi um ano ótimo.

No campo econômico, no ano que passou os índices também se dividiram, já que alguns indicam ótimas perspectivas para o futuro, enquanto outros são um tanto desalentadores.

Abaixo, faço um resumo dos índices mais importantes, considerando o ano que passou:

– Inflação acumulada: 4,31%, que é um número um pouco acima da meta (4,25%), mas ainda dentro do que o governo esperava. No passado recente, o pior ano neste quesito foi o de 2015, quando o índice chegou a 10,67%, corroendo fortemente o poder de compra do trabalhador.

– Crescimento do PIB: 1,2%, se se confirmarem as previsões de dezembro. O valor baixo indica que a recuperação econômica do país está sendo lenta, o que acaba se refletindo também na taxa de desemprego que continua alta.

– Taxa de desemprego: 11,6% ou 12,4 milhões de pessoas em valores absolutos (dados de novembro/19). A taxa de desemprego com dois dígitos indica um problema gigantesco para o governo. Para termos uma ideia, é um problema mais ou menos do tamanho do Paraná, que tem uma população de 11,4 milhões de habitantes. Ou seja, é como se TODOS os habitantes do Paraná estivessem procurando emprego, inclusive os bebezinhos e os velhinhos, e não encontrassem. Pra quem precisa comer daqui a pouco hoje, amanhã e sempre, é algo simplesmente desesperador e que precisa ser resolvido o quanto antes.

– Taxa Selic: 4,5%, o MENOR valor da história. Um índice péssimo para os banqueiros e para quem vive de renda, porém ótimo para a população em geral e a saúde fiscal do governo.

Desejo a você bons estudos com muito dinheiro no bolso (meio difícil) e saúde pra dar e vender (mais fácil)!

Abraço,

Prof. Danuzio Neto

Grupo Telegram de Atualidades: t.me/profdanuzioneto

Instagram: @danuzioneto

atualidadesatualidades 2019atualidades em concurso públicocomo estudar atualidadesprincipais pontos de atualidades
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.