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Propostas de Recurso – PC RN – Português

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José Maria14/07/2021

14/07/2021

Prezados Alunos,

Com publicação do gabarito preliminar por parte da organizadora, vislumbro possibilidade de recursos em algumas questões.

Eis abaixo minha sugestão de redação para esses pedidos de revisão. É muito importante que você não copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

Gabarito Oficial: Letra E

Proposta de Recurso:

Na letra D, afirma-se que o crime tem sua origem em um comportamento perfeitamente respeitável. Em outras palavras, está-se dizendo que o crime possui raízes em comportamentos respeitáveis. Ora, o atributo “respeitável” expressa uma visão positiva atribuída ao crime.

Na letra E, diz-se que o crime é a manifestação de um sentimento reprimido. Diz-se que esse sentimento é de natureza estética. No entanto, dizer que esse sentimento tem natureza estética não necessariamente está atrelado a algo positivo nem negativo. Não se percebe, assim, uma visão positiva acerca do crime, pois não há elementos textuais que corroborem esse juízo.

Isso posto, entendo ser pertinente a mudança do gabarito da letra E para a letra D (O crime é a extensão lógica de um tipo de comportamento perfeitamente respeitável no mundo dos negócios).

Gabarito Oficial: Letra D

O conector “segundo” possui valor conformativo. O sentido conformativo está associado às ideias de referência, concordância e maneira.

Ao se empregar esse conector, portanto, está-se indicando a referência (a fonte) daquilo que é informado. Em outras palavras, a informação apresentada foi extraída da fonte indicada, no caso uma documentação existente no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Esse argumento aqui apresentado valida a opção C.

Ademais, o texto tem caráter meramente informativo. Não se quer nele convencer o leitor acerca da validade de um ou outro pensamento. Dessa forma, a fonte citada se presta ao papel de meramente informar, e não de respaldar (dar credibilidade) alguma afirmação.

Esse argumento aqui apresentado contesta o gabarito oficial divulgado.

Isso posto, entendo ser pertinente a mudança do gabarito da letra D para a letra C (revelar a fonte de informação do texto).

Gabarito Oficial: Letra D

Acredito ter havido um equívoco por parte do elaborador ao interpretar a passagem “Um deles”. Pensou o elaborador que se fazia referência a um dos libertados por progressão do regime. Seguindo essa lógica, um desses libertados rompeu a tornozeleira para voltar a cometer crimes, mas o outro não assim fez, o que nos permitiria inferir que nem todos os criminosos que são libertados por progressão voltam a cometer crimes.

No entanto, analisando o texto, temos que a passagem “Um deles” se refere a um dos bandidos capturados pela Polícia. Um deles havia sido libertado por progressão de regime, mas note que nada se afirma acerca do outro bandido capturado – dá-se a entender que ele não pertence ao grupo daqueles libertados por progressão do regime.

Sendo assim, temos apresentado no texto apenas um exemplo de ladrão libertado por progressão de regime que voltou à vida do crime. Por ser apenas um exemplo, não há como afirmar que todos voltam a cometer crimes nem há como garantir que isso está restrito a alguns.

Precisamos de mais exemplos, para se chegar a uma conclusão. Bastaria mais um único exemplo de ladrão libertado por progressão que não tivesse voltado à atividade do crime para que a inferência apresentada na letra D fosse válida.

No entanto, repito, só temos apresentado um único caso. Não sabemos se esse caso ilustra todo o universo de criminosos libertados por progressão de regime ou se ilustra apenas uma parte desse universo.

Esse argumento aqui apresentado valida a opção D.

Isso posto, entendo ser pertinente a anulação da referida questão.

José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

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