Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Propostas de Recurso – PCDF – Cargo: Escrivão – Português

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria24/08/2021

24/08/2021

Prezados Alunos,

Com publicação do gabarito preliminar por parte da organizadora, vislumbro possibilidade de recursos em algumas questões.

Eis abaixo minha sugestão de redação para esses pedidos de revisão. É muito importante que você não copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-70.png

Gabarito Preliminar: ERRADO

Sugestão de Recurso:

Devemos tomar o sentido da palavra ou expressão e associá-lo ao texto. Ao longo da leitura, faz-se menção reiterada à violência contra a mulher, principalmente a doméstica. O texto dá a entender que os agressores de mulheres, por praticarem seus atos em suas residências, sentem-se num asilo, ou seja, sentem-se isentos das leis.

Lendo a justificativa da nobre banca para o gabarito, o propósito do texto, ao empregar a palavra “asilo”, seria genérico, como se referindo a qualquer ação delituosa.

Considero humildemente que essa interpretação soa destoante do objetivo principal do texto, que é o de apontar a problemática da violência contra a mulher. Dessa forma, não se está fazendo menção a qualquer ação delituosa, mas sim à agressão contra a mulher. E o “asilo”, portanto, assume caráter mais específico no contexto lido, simbolizando a impunidade dos crimes de violência contra a mulher.

Diante disso, sugiro alteração de gabarito para CERTO.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-78.png

Gabarito Preliminar: ERRADO

Sugestão de Recurso:

Domingos Paschoal Cegalla, em sua obra “Novíssima Gramática da Língua Portuguesa”, afirma: “É frequente a elipse (omissão) da preposição [em orações objetivas indiretas]”.

Por esse entendimento, podemos ler o fragmento alvo da questão da seguinte forma: “Acredita-se (em) que a nominação de seu desaparecimento seja uma operação de resistência”. Nessa leitura, assumimos a regência transitiva indireta comumente associada ao verbo “acreditar” (acreditar EM ALGO ou EM ALGUÉM).

Ainda decorrência desse entendimento, validado pelo nobre gramático Cegalla, a partícula “se”, ladeada de verbo transitivo indireto, atuaria como índice de indeterminação do sujeito e a oração “(em) que a nominação de seu desaparecimento seja uma operação de resistência” seria substantiva objetiva indireta.

Diante da fundamentação exposta, sugiro alteração de gabarito para CERTO.


José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.