Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Sefa PA: “Estudei dois anos seguidos sem feriados”, diz aprovado

Concurso Sefa PA: “Estudei dois anos seguidos sem feriados”, diz aprovado

Otto Antonello é do Rio Janeiro, crescido em Niterói, formado em direito pela USP que escolheu estudar para concurso público ao invés de advogar. Começou a estudar sozinho em 2019, para o concurso da Polícia Federal, mas foi reprovado na discursiva. O que ele não imaginava é que o futuro dele estaria no concurso Sefa PA!

Em 2020, decidido a mudar seu estilo de estudo, encontrou o Direção Concursos. Com a orientação certa, organizou seus horários e passou a estudar 8 horas por dia, divididas entre a manhã e noite. Agora, ele foi aprovado em 6° lugar como auditor fiscal no concurso SEFA PA (Secretaria da Fazenda do Pará) e entrou para o cadastro reserva do concurso SEFAZ ES. 

Entre diversas tentativas na área fiscal e muito empenho nos estudos, incluindo feriados, Otto está perto de se tornar Auditor Fiscal, aprovado na 6ª colocação!

Confira os detalhes da entrevista:

DC: No início, como eram aquelas disciplinas que você não tinha muita afinidade, como a área de exatas e a área fiscal? Você gostava mais de pdf ou vídeo aulas?

Otto: Eu nem sabia que para área fiscal caia contabilidade. Não sabia o que era isso, sou formado em direito, estudei direito tributário e achava que era isso que caia. Mal sabia eu que o principal era contabilidade. Com certeza foi meu maior desafio, eu tinha muita dificuldade, pensei “Puts, será que isso é pra mim mesmo?” Porque antes eu estudava sozinho, ainda não conhecia o material do Direção. No começo eu estudei muito mais focado em pdf realmente, eu ia para a vídeo aula quando eu sentia mais dificuldade na matéria. Curiosamente, eu comecei a usar mais vídeo aulas na metade de 2021. O pdf é realmente mais rápido se você tá ali absorvendo conteúdo, mas se você tá com alguma dificuldade, faz mais sentido você demorar mais na vídeo aula. Então, para algumas matérias, eu dava preferência para vídeo aula. Acredito que não dá pra ter preconceito com eles, você precisa testar e ver o que funciona.

DC: Você estudou com o Direção para o concurso Sefa PA com pacote ou fez a assinatura ilimitada? E quando você se tornou aluno do Direção? Fez alguma diferença?

Otto: Eu fiz pela assinatura mesmo. Foi logo depois da prova da Polícia Federal, porque as provas de estatística da PF eram muito difíceis e eu não senti muita segurança, senti que tinha algo faltando e fui experimentar outros materiais. E foi ali que eu virei aluno da Direção propriamente dito. Acho que fez toda a diferença, para a área fiscal por exemplo, contabilidade e economia são essenciais. E é um negócio que para você estudar, precisa de um material bom e no Direção eu encontrei isso. Eu vi várias matérias pelo Direção, várias delas eu gostei muito, como a de TI, e uma das coisas que eu achei legal é que o professor conseguiu abordar de uma forma diferente. 

DC: O que você mudaria ao longo da sua jornada? Você pensou em algum momento em desistir?

Otto: Eu comecei a estudar para concurso, embora eu tenha ficado no começo com aquele questionamento “Será que eu consigo?”, por causa da minha dificuldade inicial, o fato era que eu não tinha plano B, então era eu estudar até passar. E nesse caminho, inevitavelmente a gente comete alguns erros. Por isso que eu acho que tem que ter orientação, por exemplo, no começo eu só estudava uma matéria por dia, o que era muito ineficiente. Acho que para quem está começando agora, é sempre bom dar uma olhada no que as pessoas que estão mais tempo estudando, os professores e os aprovados dizem. 

Confira a baixo a entrevista na integra:

Resumo concurso SEFA PA

  • Banca Fadesp
  • Cargos: Auditor Fiscal e Fiscal de Receitas
  • Vagas: 200
  • Escolaridade: superior
  • Salários: de R$ 11.910,51. a R$ 15.076,58
  • Data das provas objetivas: 20/03/22 e 27/03/22
  • Link do edital do concurso SEFA PA
Maria Eduarda Prado

Maria Eduarda Prado

Estagiária de Jornalismo no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.