Redação Direção Concursos • 06/04/2021
Candidatos que foram submetidos à avaliação psicológica do concurso Agepen RR, realizada no último dia 31 de março, apontaram possíveis irregularidades durante a aplicação da etapa que tem caráter eliminatório.
De acordo com relatos encaminhados pelos próprios candidatos ao jornal “Folha BV”, os psicólogos aplicaram a avaliação de forma desorganizada, pois não foram capazes de orientar os candidatos de maneira adequada.
“Era para ser o mesmo teste psicológico para todos, mas cada avaliador aplicou de uma maneira diferente. Os psicólogos estavam tão confusos que, quando falavam algo, logo depois diziam o oposto e se contradiziam. Sem contar que nem houve intervalo para ir ao banheiro ou beber água”, relataram.
Além disso, os candidatos destacaram a alta taxa de reprovados no teste, equivalente a 238 pessoas representando 21% dos candidatos.
A equipe de jornalismo do Direção Concursos procurou o Instituto AOCP nesta terça-feira (6/4), para obter maiores esclarecimentos a respeito da realização do concurso e a empresa encaminhou o seguinte posicionamento:
“O Teste Psicológico do Concurso de Agente Penitenciário da SEJUC (Secretaria do Estado da Justiça e da Cidadania) de Roraima ocorreu conforme o esperado. Esclarecemos que os psicólogos que atuaram nesta fase, não estiveram nas fases anteriores, pois esta é a única fase psicológica da seleção. Anterior a essa, tivemos apenas o Teste de Aptidão Física e a Prova Objetiva.
Sobre o questionamento do número de reprovações, incluindo profissionais que já trabalham na área da segurança, destacamos que há um trecho no Edital de Abertura que explica que o termo “não recomendado”, não significa incapacidade. É possível que o candidato não estivesse totalmente bem para o teste naquela ocasião.
Por isso, haverá uma entrevista devolutiva para que os candidatos conheçam os motivos de sua “não recomendação”. O candidato poderá questionar a não recomendação através de recurso, conforme o prazo divulgado no EDITAL DE RESULTADO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, no site do Instituto AOCP no dia 31/03/2021″.
De acordo com o edital, a avaliação psicológica deveria avaliar os seguintes parâmetros:
De acordo com a banca, os testes psicológicos são validados em nível nacional, aplicados coletivamente e/ou individualmente, que atendam às normas em vigor do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Regional de Psicologia, conforme a plataforma SATEPSI, e escolhidos em função das atribuições/perfil adequados ao exercício do cargo de Agente Penitenciário.
Com remuneração inicial de R$ 4.421,13 o edital do concurso Agepen RR é uma excelente oportunidade para o ano de 2020. Veja a turma que o Direção Concursos preparou exclusivamente para o edital:
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias voltadas para a área policial. Clique aqui e participe!
As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.