Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Alego: Ministério Público recomenda convocações

Concurso Alego: Ministério Público recomenda convocações

O Ministério Público do Goiás (MP GO) recomendou à presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira, que sejam feitas as convocações dos aprovados no último concurso Alego.

Além disso, a promotora da recomendação sugeriu que o chamamento dos aprovados ainda siga a seguinte ordem:

  • 30% até o dia 30 de dezembro
  • 30% até o dia 30 de abril de 2021
  • e 40% até o dia 30 de maio de 2021

Para ter um equilíbrio entre os cargos comissionados e os números de efetivos, a recomendação é de que sejam exonerados servidores comissionados que estejam em desvio de função.

No documento, a promotora destacou que há diversos servidores comissionados em desvio de função, principalmente no cargo de policial legislativo.

Essa atitude, segundo o documento, pode ser caracterizado em ato de improbidade administrativa por violar os princípios de legalidade, moralidade, isonomia, supremacia do interesse público, lealdade da boa-fé.

A recomendação veio logo após ser constatado que a Alego não cumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2016 entre a casa legislativa e o MP GO, que estabeleceu a realização de um novo concurso.

Na época, foi estabelecido que a Alego iria nomear 30% dos aprovados no concurso Alego em 60 dias após a homologação do certame. O restante seria nomeado durante a validade da seleção.

Porém, após um ano e três meses após a homologação, nenhum aprovado foi convocado.

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

Além do concurso Alego: concursos previstos na LDO 2021

A Lei de Diretrizes Orçamentárias do Goiás para o ano de 2021 trouxe boas previsões para concurseiros interessados em atuar no estado. 

O projeto da LDO foi aprovado em definitivo pela Assembleia Legislativa do Goiás no dia 6 de agosto.

A LDO trouxe a previsão para os próximos três anos. Um melhor detalhamento do orçamento para o ano de 2021 será disponibilizado na LOA de 2021, prevista para setembro.

Entre as seleções previstas e mencionadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias, chamam atenção os seguintes órgãos:

PC GO DELEGADO SUBSTITUTO – mais 100 delegados estão previstos para serem convocados no final de 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – 80 concursos estão previstos para serem convocados ainda em 2020

AGENTE PRISIONAL GO – vão ocorrer duas convocações, uma ainda este ano e outra em 2021. Em cada uma, 500 aprovados serão chamados, totalizando mil candidatos convocados.

AGANP GO 2006 – o cadastro reserva do concurso realizado em 2006 está previsto para ser convocado ainda em 2020.

Saúde, Educação, Cultura e Esporte, segurança pública e Administração Penitenciária – reposição de 25% dos aposentados de 2020 a 2022 em concurso público a ser realizado em 2023.

Quais concursos públicos ficar de olho no Goiás?

Enquanto isso, há diversos concursos públicos esperados para o estado de Goiás, entre eles um com edital já publicado. Confira abaixo:

TCE GO – Comissão estava formada desde janeiro de 2019 e os trabalhos foram concluídos. Porém, devido à pandemia e aos impactos financeiros, órgão não tem previsão exata de um novo certame.

TJ GO – Um novo concurso TJ GO entrou na mira de muitos concurseiros após uma recomendação do CNJ, emitida em fevereiro deste ano. Em contato com a Ouvidoria do tribunal, o órgão informou que espera a autorização para realizar o novo concurso de servidores.

concurso alego 2
Confira os cursos do Direção para este concurso

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso alego 1
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.