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Concurso ALMG: edital para 200 vagas; saiba tudo sobre as atribuições!

Concurso ALMG: edital para 200 vagas; saiba tudo sobre as atribuições!

O edital do concurso ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) foi publicado com a oferta de 200 vagas para cargos de níveis médio e superior de formação.

As inscrições iniciam no dia 12 de setembro e devem ser feitas no site da Fumarc, banca organizadora do certame. Os salários chegam a R$10.091,58.

Nesta matéria você encontra as atribuições dos cargos oferecidos no certame. Confira em detalhes abaixo:

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Concurso ALMG: atribuições

De acordo com a Resolução nº 5.310, de 2007, as atribuições dos cargos oferecidos no concurso ALMG são as seguintes:

Nível médio

  • Técnico de Apoio Legislativo: preparar e recuperar informações, instruir processos e auxiliar na execução de trabalhos relacionados com a atividade fim do órgão de sua lotação; acompanhar a tramitação dos atos e procedimentos administrativos e das proposições legislativas; auxiliar na implantação, na execução e no acompanhamento de projetos de natureza administrativa; realizar trabalhos de digitação, operar microcomputador e organizar arquivos técnicos setoriais; preparar documentos para análise, indexação e microfilmagem; auxiliar, informar e atender usuários relativamente a pesquisas em livros e periódicos do acervo da instituição; prestar atendimento ao público; realizar estudos e pesquisas; elaborar documentos de interesse do órgão de sua lotação; manter organizados os anais da instituição; elaborar, analisar e revisar documentos de caráter financeiro; realizar levantamentos de disponibilidade financeira ou orçamentária e elaborar relatórios; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Técnico em Edificações: executar desenhos estruturais, arquitetônicos, elétricos, hidráulicos e de cabeamento estruturado em mídia eletrônica; especificar produtos, materiais e equipamentos para construção civil e prestar assistência técnica quanto a sua utilização; acompanhar e fiscalizar a execução de obras civis; participar da execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações; elaborar orçamentos de obras civis e projetos de pequeno porte; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Técnico em Eletrônica: realizar projeto, instalação e manutenção de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos e de informática; prestar apoio a atividades técnicas, executar programas, implantar e acompanhar projetos, sob a orientação do responsável; especificar instrumentos, equipamentos e materiais de uso em sistemas eletrônicos de áudio, vídeo e acionamentos elétricos; operar o sistema de áudio no Plenário, nos Plenarinhos, no Auditório e em eventos externos; responsabilizar-se pelo recebimento e pela conferência técnica de peças e equipamentos; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Técnico em Enfermagem: auxiliar o enfermeiro no planejamento, na programação, na orientação e na supervisão das atividades de assistência de enfermagem; executar atividades de assistência de enfermagem, exceto aquelas privativas do enfermeiro; organizar o ambiente de trabalho em conformidade com as normas e os procedimentos de biossegurança; fazer registros e elaborar relatórios técnicos; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Técnico em Mecânica: planejar, executar e fiscalizar procedimentos de manutenção mecânica em máquinas e equipamentos; participar da elaboração de editais de compras e serviços referentes a elevadores e a sistemas de ar condicionado; especificar materiais, instrumentos e equipamentos; executar desenhos estruturais em mídia eletrônica; acompanhar a execução de contratos de manutenção de veículos; especificar e acompanhar a execução de reparos automotivos; responsabilizar-se pelo recebimento e pela conferência técnica de peças e de serviços automotivos bem como de veículos adquiridos ou alugados pela instituição; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Técnico em Telecomunicações: instalar, operar e fazer a manutenção de equipamentos e de sistemas de telecomunicações; especificar instrumentos, equipamentos e materiais de uso em sistemas de telecomunicações; responsabilizar-se pelo recebimento e pela conferência técnica de peças e equipamentos; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Policial Legislativo: executar atividades de segurança, policiamento, orientação e manutenção da ordem nas dependências da instituição; garantir a segurança do Presidente da Assembleia Legislativa; garantir a segurança de Deputados, servidores e autoridades nas dependências da instituição e acompanhá-los por determinação do Presidente; proceder à identificação de pessoas, à retenção de armas ou de instrumentos agressivos e à inspeção de entrada e saída de veículos e objetos nas dependências da Assembleia Legislativa; proceder à revista de pessoas do sexo masculino nas dependências da Assembleia Legislativa; executar revistas em banheiros, vestiários e espaços de uso exclusivo de pessoas do sexo masculino; escoltar presos e depoentes do sexo masculino sob a responsabilidade da instituição; impedir a colocação de cartazes, emblemas, bandeiras, escritos e ornamentos não autorizados pelo órgão competente; efetuar a detenção de pessoa que cometer delito ou perturbar a ordem nas dependências da instituição; informar à chefia imediata a ocorrência de prática delituosa ou de conduta que possa comprometer o desempenho das atividades do órgão; realizar atividades de defesa do patrimônio da instituição; controlar e fiscalizar o uso do cartão de identificação funcional dos servidores; prevenir e combater incêndios nas dependências da instituição e coordenar a Brigada de Incêndio; colaborar em inquéritos ou investigações de natureza policial; conduzir veículo automotor em função do desempenho de suas atribuições; prestar apoio em atividades de cerimonial; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Nível superior

  • Analista de Projetos Educacionais: identificar as demandas de capacitação de pessoal e de formação política bem como planejar, organizar, implementar, acompanhar e avaliar atividades destinadas a esses fins; planejar, orientar e controlar atividades de estudo, pesquisa e produção de conhecimento nas áreas temáticas de interesse da instituição; organizar e manter atualizados cadastros de instituições e especialistas de sua área de atuação; promover intercâmbio e acompanhar parcerias com entidades afins; ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado a sua área de atuação; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Analista de Recursos Humanos: prestar assessoramento aos órgãos da instituição nas atividades relacionadas a gestão de pessoal; planejar, organizar, implementar, acompanhar e avaliar processos internos e externos de suprimento de pessoal; participar de processos de integração e ambientação de novos Deputados e de novos servidores; identificar as demandas de capacitação e de desenvolvimento de pessoal bem como planejar, organizar, implementar, acompanhar e avaliar atividades destinadas a esses fins; acompanhar os processos de pesquisa de clima organizacional, avaliação de desempenho, estágio probatório e desenvolvimento do servidor na carreira; organizar e manter atualizados cadastros de instituições e especialistas; promover intercâmbio e acompanhar parcerias com entidades afins; planejar e desenvolver, em parceria com outros órgãos da instituição, campanhas e programas sobre melhorias das condições funcionais e de qualidade de vida; pesquisar, desenvolver e implementar novas técnicas e metodologias de sua área de atuação; ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Analista de Sistemas: desenvolver, implantar e manter sistemas informatizados; especificar e implantar produtos e serviços de informática; configurar e administrar a infraestrutura de informática da instituição; oferecer suporte a usuários de informática e capacitá-los; realizar pesquisas, avaliações e estudos técnicos em sua área de atuação; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Arquiteto: realizar atividades de planejamento, projetos, cálculos, coordenação e fiscalização relacionadas à execução de serviços referentes a edificações e suas obras complementares, arquitetura paisagística e arquitetura de interiores; elaborar projeto arquitetônico, estrutural, hidrossanitário, elétrico em baixa tensão, de central de gás, de prevenção e de combate a incêndio; realizar estudos e pesquisas relacionadas à construção de obras de caráter artístico ou monumental bem como daquelas tombadas pelo patrimônio histórico; prestar assessoramento na elaboração de editais de licitação sobre assuntos referentes à sua área de atuação; realizar vistoria de imóveis para fins de obtenção de financiamento no Fundo de Apoio Habitacional da Assembléia Legislativa – Fundhab –; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Arquivista: executar registro e tratamento técnico de documentos arquivísticos da instituição; planejar e manter bases de dados de documentos sob a guarda de sua unidade administrativa; contribuir para o planejamento e a implementação de bancos de dados de documentação arquivística nos órgãos da instituição; controlar o fluxo de documentos em suportes diversos; conduzir a gestão de informações, atender a consultas e realizar pesquisas; coordenar atividades de preparação de documentos para arquivamento; participar da elaboração e da atualização de tabelas de prazos relativos a guarda e destinação final de documentos; orientar os servidores quanto à organização e à preservação de documentos arquivísticos; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Assistente Social: participar de projetos e programas de adequação funcional do servidor e de preparação para a aposentadoria; desenvolver em conjunto com profissionais das áreas de medicina, de psicologia e outras o estudo e o acompanhamento de casos específicos de natureza social; prestar atendimento familiar em caso de moléstia grave e de falecimento de servidor; elaborar relatórios técnicos e sistematizados, por meio de dados estatísticos, das atividades de assistência social; realizar avaliação socioeconômica do servidor para acompanhamento de processo funcional; emitir laudos e pareceres técnicos relacionados a matéria específica de Serviço Social; realizar estudos, orientar, implantar, coordenar e executar projetos e programas na área de Serviço Social; ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Bibliotecário: atuar na composição, na preservação e na organização de acervos de bibliotecas e de centros de documentação da instituição; definir critérios para seleção, armazenamento, catalogação e recuperação, em meios diversos, de informações de interesse da instituição; participar do planejamento, do desenvolvimento, da manutenção e da gestão de bancos de dados, exclusivos ou compartilhados, de setores da instituição; elaborar e manter disponível e atualizado o vocabulário controlado para representação de assuntos em bancos de dados institucionais; atualizar bases de dados de sistemas de informação da instituição; atender a demandas de informações dos públicos interno e externo relacionadas com atividades institucionais; executar programas de treinamento para operadores e usuários de bancos de dados setoriais; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Consultor Administrativo: elaborar, executar e acompanhar projetos, pesquisas e estudos nas áreas de material, serviço, patrimônio, sistemas de informações e organizações e métodos, voltados para o aprimoramento organizacional; colher, sistematizar e interpretar dados, informações e indicadores referentes a desempenho setorial, custos, resultados, preços e cotações; prestar assessoramento nos processos de compra e de contratação de bens e serviços; assessorar a gestão e a fiscalização de contratos; auxiliar e prestar assessoramento nas atividades de suporte logístico da instituição; ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação; emitir pareceres e laudos; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Consultor Legislativo: prestar consultoria às Comissões, aos Deputados e aos titulares dos órgãos da Assembleia Legislativa no desempenho de suas competências institucionais, sobre matéria relacionada à sua área de atuação; elaborar estudos, pesquisas, informações, instruções e minutas de proposições legislativas; prestar assessoramento às atividades parlamentares de fiscalização e controle externo da administração pública e fornecer subsídios aos processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas, conforme sua área de atuação; prestar consultoria temática às reuniões de Plenário, quando necessário; assessorar Deputados em atividades político-parlamentares; realizar estudos de apoio a atividades institucionais e administrativas; prestar assessoramento em projetos e eventos de caráter institucional; ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Consultor do Processo Legislativo: preparar e organizar reuniões de Plenário e de Comissões; assessorar o Presidente e os Deputados durante as reuniões de Plenário e de Comissões em matéria regimental ou constitucional relacionada com o processo legislativo; redigir e revisar documentos do processo legislativo relativos ao desenvolvimento dos trabalhos em Plenário e nas Comissões; inscrever oradores para pronunciamento no Grande Expediente das reuniões de Plenário ou para discussão ou encaminhamento de votação das proposições; prestar assessoramento ao Presidente e aos Deputados em eventos institucionais da Assembleia Legislativa, na Capital e no interior; assessorar os Deputados e prestar informações aos servidores da instituição e ao público externo sobre questões relativas ao processo legislativo; responsabilizar-se pela guarda e pelo encaminhamento de documentos do processo legislativo; ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação; repassar informações sobre o processo legislativo aos setores responsáveis pela divulgação das atividades institucionais; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Contador: elaborar ou auxiliar na elaboração de balanços, balancetes e demonstrativos da execução orçamentária, financeira e contábil bem como análises, pareceres e recomendações necessários à instrução dos processos de prestação de contas mensais e anuais dos ordenadores de despesa; examinar o plano de contas e registro dos fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da instituição; atuar como assistente técnico em processos judiciais, por indicação do órgão responsável pela representação da Assembleia nesses processos; prestar assessoramento no processo de elaboração da proposta orçamentária da instituição e do Fundo de Apoio Habitacional da Assembleia Legislativa – Fundhab –; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Dentista: realizar procedimentos odontológicos profiláticos e de atendimento de urgência; elaborar laudos, perícias, atestados, relatórios e fichas odontológicas; proceder ao exame periódico dos servidores; planejar e desenvolver, em parceria com outros órgãos da instituição, campanhas e programas sobre melhorias das condições funcionais e de qualidade de vida; pesquisar, desenvolver e implementar novas técnicas e metodologias de sua área de atuação; ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Enfermeiro: planejar, coordenar e executar os serviços de assistência de enfermagem na Assembleia Legislativa; orientar, executar e supervisionar as tarefas de esterilização de material médico e demais atividades de controle sistemático de infecções e contaminações nos ambulatórios e consultórios do setor; participar do planejamento, da execução e da avaliação de programas de promoção da saúde e prevenção de doenças e de higiene e segurança no trabalho; supervisionar o trabalho do Técnico em Enfermagem; planejar e desenvolver, em parceria com outros setores da instituição, campanhas e programas sobre qualidade de vida e melhoria das condições funcionais na Assembleia Legislativa; pesquisar, desenvolver e implementar novas técnicas e metodologias próprias de sua área de atuação; ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Engenheiro de Telecomunicações: realizar atividades de planejamento, projeto, cálculo, coordenação e fiscalização relacionadas a propagação de ondas de rádio e antenas, comunicação de dados, redes de computação, redes de telecomunicações, comunicação via satélite e microondas, comunicação multimídia, telefonia, rádio, televisão, infra-estrutura e serviços de comunicações; planejar, especificar, projetar e implementar sistemas de comunicações e de transmissão de voz, dados e imagens; operar, inspecionar, periciar e realizar manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações; prestar consultoria técnica, supervisionar e coordenar estudos e projetos de sistemas de comunicações; promover a capacitação de pessoal; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Engenheiro Eletricista: realizar atividades de planejamento, projeto, cálculo, coordenação e fiscalização de serviços referentes a instalações elétricas, acionamentos eletromecânicos, cabeamento estruturado, sistemas de medição e controle elétrico e materiais elétricos; elaborar orçamentos, pareceres, laudos, relatórios e realizar vistorias; operar, inspecionar, periciar e realizar manutenção de equipamentos elétricos; prestar assessoramento na elaboração de editais de licitação para execução de obras, prestação de serviços e aquisição de bens, relacionados com sua área de atuação; fiscalizar o cumprimento dos contratos administrativos em seus aspectos técnicos; promover a capacitação de pessoal; acompanhar os processos de aprovação de projetos elétricos nos órgãos competentes;
  • Engenheiro Mecânico: realizar atividades de planejamento, projetos, cálculos, coordenação e fiscalização relacionadas a processos mecânicos, máquinas de tração mecânica, elevadores, bombas e instalações de bombeamento, veículos automotores, sistemas de produção, transmissão e utilização de calor, sistemas de refrigeração e de ar condicionado; elaborar orçamentos, pareceres, laudos, relatórios e realizar vistorias; operar, inspecionar, periciar e realizar manutenção de equipamentos elétricos; prestar assessoramento na elaboração de editais de licitação para execução de obras, prestação de serviços e aquisição de bens, relacionados com sua área de atuação; fiscalizar o cumprimento dos contratos administrativos nos seus aspectos técnicos; promover a capacitação de pessoal; acompanhar os processos de aprovação de projetos elétricos nos órgãos competentes; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo
  • Jornalista: realizar a cobertura jornalística onde houver demanda da instituição; divulgar as atividades institucionais de acordo com a orientação da Assembleia Legislativa; redigir textos jornalísticos relacionados às atividades da instituição e divulgá-los nos meios de comunicação; prestar assessoria de comunicação ao Presidente e a outras autoridades da instituição; assessorar e acompanhar o trabalho dos jornalistas de outros órgãos e entidades que necessitarem de informações sobre as atividades da instituição; participar do planejamento, da execução e da avaliação de pesquisas de opinião pública para fins institucionais; propor, participar da elaboração e acompanhar a execução de ações de “marketing” institucional e de publicidade de interesse da instituição; participar da elaboração, da execução e da avaliação de estratégias de interlocução e posicionamento da instituição com seus públicos; participar do planejamento, da execução e da avaliação de projetos especiais de comunicação; coordenar a gestão da página da Assembleia Legislativa na internet e na intranet; coordenar e executar o credenciamento dos jornalistas e dos meios de comunicação para a cobertura jornalística das atividades institucionais; produzir, redigir roteiros e editar programas de entrevistas, reportagens, telejornal, documentários e vídeos institucionais; selecionar áudio e imagens para o arquivo permanente dos sistemas de rádio e TV da instituição; coordenar a gravação e a transmissão ao vivo de reuniões e eventos institucionais; ancorar jornal, debate ou entrevistas gravadas ou transmitidas ao vivo; redigir, gravar e enviar material jornalístico da instituição às emissoras de rádio que o solicitarem; coordenar o recebimento de matérias gravadas em áudio enviadas à Assembleia Legislativa por emissoras de rádio;
  • Médico do Trabalho: proceder ao exame de pacientes, realizar diagnósticos e tratamentos clínicos e de natureza profilática; requisitar e interpretar exames complementares; orientar e controlar o trabalho de enfermagem; atuar no controle de moléstias transmissíveis, na realização de inquéritos epidemiológicos e em trabalhos de educação sanitária; encaminhar pacientes para assistência complementar; proceder ao exame de candidatos ao ingresso nos serviços da instituição e ao exame periódico dos servidores; fornecer atestados e laudos médicos; realizar perícias médicas; realizar estudos, orientar, implantar, coordenar e executar projetos e programas especiais de saúde no âmbito da instituição; realizar estudos, pesquisas e projetos relacionados ao ambiente e à segurança do trabalho, à ergonomia e à saúde ocupacional; atuar visando à prevenção de doenças, à promoção e à preservação da saúde, tendo em vista os ambientes e as condições de trabalho dos membros e dos servidores da instituição; proceder a exame do servidor visando à sua alocação em função compatível com suas condições de saúde, quando necessário; comunicar formalmente ao superior competente em caso de suspeita ou de comprovação de transtornos de saúde atribuíveis ao trabalho; planejar e desenvolver, em parceria com outros órgãos da instituição, campanhas e programas sobre melhorias das condições funcionais e de qualidade de vida; pesquisar, desenvolver e implementar novas técnicas e metodologias de sua área de atuação; ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação;
  • Programador Visual: criar e desenvolver projetos de programação visual; criar e executar projetos gráficos para material impresso e páginas na internet; operar processos de tratamento de imagem e de sistemas de prova; participar do planejamento e da execução de programas, projetos e campanhas de “marketing” institucional e publicidade de interesse da instituição; manter e atualizar páginas na internet; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.
  • Psicólogo: elaborar diagnóstico psicológico, inclusive com aplicação e interpretação de testes, quando necessário, visando a orientar e a acompanhar o processo de adequação funcional do servidor; prestar assessoramento à área de recursos humanos nas ações relacionadas a gestão de pessoal; participar da elaboração, da implementação e do acompanhamento de políticas de recursos humanos; acompanhar processo de psicoterapia do servidor, quando necessário; planejar e desenvolver, em parceria com outros órgãos da instituição, campanhas e programas sobre melhorias das condições funcionais e de qualidade de vida; pesquisar, desenvolver e implementar novas técnicas e metodologias de sua área de atuação; ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação;
  • Redator-Revisor: prestar consultoria às Comissões, aos Deputados e aos titulares dos órgãos da Assembleia Legislativa no desempenho de suas competências institucionais, sobre matéria relacionada com a sua área de atuação. redigir e revisar proposições e documentos do processo legislativo; redigir e revisar textos, peças e publicações para divulgação institucional; elaborar estudos e informações sobre assunto de sua área de atuação; acompanhar os processos de elaboração dos textos produzidos em eventos institucionais e revisá-los; ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado com a sua área de atuação;
  • Relações Públicas: criar e manter canais de relacionamento entre a Assembleia e seus públicos; prestar assessoria de relações públicas, infraestrutura e logística em eventos realizados pela Assembleia Legislativa e acompanhar eventos promovidos por terceiros em que haja representação da instituição; planejar, executar e avaliar projetos especiais de comunicação; propor ações de integração dos servidores; planejar e desenvolver campanhas institucionais dirigidas aos públicos estratégicos e à formação da opinião pública; planejar, junto com outros setores da instituição, as providências necessárias à recepção dos novos Deputados e coordenar as atividades de contato, ambientação e acompanhamento a serem implementadas para esse fim; prestar assessoramento aos órgãos da Assembleia Legislativa sobre temas referentes a comunicação institucional e à elaboração de peças publicitárias e de propaganda; planejar e executar providências relacionadas às solenidades de posse do Governador e dos Deputados; consolidar e divulgar a agenda institucional da instituição; avaliar a satisfação do público com relação aos eventos institucionais; planejar, executar e acompanhar pesquisas de opinião pública para fins institucionais; planejar e executar atividades de cerimonial, inclusive a assessoria ao Presidente, aos membros da Mesa e aos Conselhos das Medalhas do Mérito Legislativo, da Ordem do Mérito Funcional, da Inconfidência e Santos Dumont;

Resumo

  • Banca organizadora: Fumarc
  • Vagas: 200 vagas imediatas
  • Cargos ofertados: Técnico de Apoio Legislativo, Analista Legislativo e Procurador
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salários iniciais: de até R$10.091,58
  • Taxa de inscrição:
    • R$ 96,00 para nível médio;
    • R$ 182,00 para nível superior
  • Inscrições: 12/9 até 14/10
  • Provas objetivas:
    • 29/1 (médio)
    • 5/2 (superior)
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Karina Glória

Karina Glória

Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.

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