Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Bacen: autonomia aprovada no Senado favorece possível seleção

Concurso Bacen: autonomia aprovada no Senado favorece possível seleção

Uma das seleções mais esperadas dos últimos anos pode aparecer em 2021. O concurso Bacen (Banco Central do Brasil) fica mais próximo de ter nova seleção pública, com a aprovação da sua autonomia institucional.

Na noite da última terça-feira (03/11), o Senado Federal aprovou o PLP 19/2019, o qual garante essa autonomia e estabelece os requisitos necessários, para se tornar presidente da entidade.

  • “Autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira”, diz trecho do PLP.
concurso bacen
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso Bacen sai favorecido

A intenção desse Projeto de Lei Complementar é tirar do Bacen pressões político-partidárias, deixando que o órgão execute suas atividades independentemente do poder político vigente.

Assim, o Bacen terá controle do seu quadro de pessoal e não necessitará de autorização do Ministério da Economia, para que proceda, por exemplo, novas contratações através de concurso público.

Autonomia x independência

Com a aprovação do Senado, o texto agora segue à Câmara dos Deputados. Caso vire lei, o Bacen, que hoje é vinculado ao Ministério da Economia (mas não subordinado), passa a ter natureza de autarquia especial.

A principal característica desse tipo de autarquia é a ausência de vinculação, tutela ou subordinação a qualquer órgão, garantindo, assim, sua autonomia, mas não sua independência.

  • “O meu projeto não torna o Banco Central independente. É autonomia para que ele (presidente do BC) não seja demitido da noite pro dia e possa executar o que foi traçado em comum acordo com o governo”, disse Plínio Valério, autor do projeto.

Presidente da casa comemora

O presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre, comemorou a aprovação em uma de suas redes sociais oficiais. Segundo o parlamentar, a decisão é uma vitória da sociedade brasileira.

  • “Demos, hoje, um passo gigantesco para nossa inserção internacional. O modelo de BC independente, ou mais especificamente, com autonomia operacional, vem se mostrando, ao longo dos anos, como mais eficiente, para se obter e manter o controle da inflação no longo prazo e com menores custos para a sociedade”, registrou.

Para saber todos os detalhes do Projeto de Lei Complementar 19/2019, basta clicar neste link e acessar o site Agência Senado, portal oficial dessa casa legislativa, que traz toda a explicação necessária.

Comece seus estudos!

Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:

Concurso Bacen 2021?

Um novo concurso Bacen é aguardado há muitos anos. Conforme informações colhidas do Portal da Transparência da instituição, hoje, existe mais de 2800 cargos vagos no Banco Central.

Somente para o cargo de analista são 2.344 vagas disponíveis. Para o cargo de procurador, as vagas são em um total de 136 e o restante, ou seja, 401 cargos vagos, é destinado ao cargo de técnico.

As chances de um novo concurso Bacen ainda são bem remotas, visto que não há nenhuma movimentação na instituição nesse sentido, apesar de ter havido pedido de nova seleção junto ao Ministério da Economia em 2018.

Espera-se, porém, que a entidade faça nova solicitação para o provimento de 260 vagas para provimento imediato nos cargos citados acima. Para se tornar analista ou procurador, o candidato necessita possuir nível superior.

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo concurso Bacen

  • situação: solicitado;
  • cargos: Analista, Técnico e Procurador;
  • vagas: 260 (previstas)
  • remuneração: até R$ 17,7 mil
  • escolaridade: nível médio e superior
  • último editalacesse aqui
notícias concurso bacen

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.