Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Barra dos Coqueiros: alunos pedem cancelamento ao Cebraspe, banca emite nota

Concurso Barra dos Coqueiros: alunos pedem cancelamento ao Cebraspe, banca emite nota

Provas com muitos problemas. Assim pode ser definido o concurso Barra dos Coqueiros, em Sergipe. Relatos indignados vêm recheando as redes sociais desde o final da aplicação da seleção, no último domingo (1/11).

Não custa lembrar que o concurso Barra dos Coqueiros foi realizado pela banca Cebraspe e, no último dia 30/10, a empresa teve aval do Ministério Público, para dar prosseguimento nas suas atividades (leia aqui).

O edital foi publicado com 586 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva. As vagas são para diversos cargos em todos os níveis de escolaridade. Nesta matéria, você acompanha quais problemas foram relatados pelos candidatos.

Motivação e disciplina

Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:

Concurso Barra dos Coqueiros: candidatos relatam problemas

Segundo informações colhidas no Instagram “Clube dos 30 Sergipe” (associação organizada com o objetivo de moralizar os concursos públicos no estado) os problemas relatados foram muitos em algumas escolas.

Dentre os principais problemas vistos pelos candidatos, o despreparo dos fiscais, as aglomerações, a falta de informações necessárias, os horários desencontrados e a falta de identificação das salas de aula.

Os concurseiros manifestaram suas indignações, através dos comentários na postagem do Instagram e pediram o cancelamento do concurso Barra dos Coqueiros à banca Cebraspe, antes da divulgação dos gabaritos oficiais.

Abaixo, você confere alguns dos relatos feitos pelos candidatos.

Despreparo dos fiscais de prova

Conforme alguns pretendentes a um dos cargos oferecidos no concurso Barra dos Coqueiros, os fiscais de prova imitiram informações relevantes aos candidatos, além de se atrapalharem na entrega do material. Veja.

  • “A fiscal de prova não destacou o horário de prova. Ela fez um traço com caneta vermelha e quando perguntava a hora ela dizia que não estava autorizada a falar. Quando faltou uma hora para terminar a prova ela avisou. Então, questionei o porquê de ela não destacar os horários no quadro, o que não foi respondido. Muito estranho. Nunca saí de um concurso com a sensação de que algo estava errado. Essa foi a primeira vez”, disse um aluno.
  • Na minha sala, não fomos informados sobre o horário início da prova, nem sobre a atualização das horas. Quando uma candidata perguntou, já era 9h38min, ou seja, faltava praticamente 1h pra acabar a prova”, disse outra..
  • “Perderam minha prova, fiquei quase 30 minutos aguardando eles resolverem. Depois, encontraram a prova colada na prova de outro candidato, fiquei muito nervosa por conta disso.”, relatou uma terceira pessoa.

Aglomerações e falta de distanciamento social

Com relação à segurança sanitária necessária, muitos informaram que a banca Cebraspe não se preocupou muito com isso, deixando, muitas vezes, os candidatos aglomerados em filas ou sem distanciamento social.

  • “Na minha escola, teve uma fila imensa para entrar e fiquei cerca de 20 minutos procurando a sala, pois o número que estava no meu cartão não informava”, disse uma aluna.
  • “Na minha sala, não teve distanciamento social. No último horário, chegaram mais oito pessoas e não tinham carteiras suficientes. Os fiscais tiveram que providenciar novas carteiras, o que deixou a sala ainda mais apertada, sem nem meio metro de distanciamento social”, relatou outra candidata.

Outros depoimentos

Demais relatos graves podem ser vistos nas redes sociais. Abaixo, listamos alguns que devem ser motivos suficientes para que o Cebraspe e órgão decidam pelo cancelamento das provas.

  • “Tive uma colega que fez a prova e tirou foto de outra colega na sala de prova. Na hora, não dei tanta importância, mas é muito grave isso”.
  • “Nas salas, uma cadeira estava colada na outra e tinham candidatos de diversos cargos no mesmo local, o que não é usual”.
  • “Após acabar, podíamos entrar no banheiro com provas em mãos, sendo que muitos candidatos ainda estavam realizando suas provas e usando o msmo banheiro”.

Concurso Barra dos Coqueiros: ação irá pedir cancelamento da seleção junto à Cebraspe

Em um dos vídeos postados no IG do Instagram oficial do “Clube dos 30 Sergipe”, a professora Melissa Ponto informa que irá, junto aos alunos, buscar as medidas cabíveis para o cancelamento do concurso Barra dos Coqueiros. Confira!

concurso barra dos coqueiros

Resposta da banca organizadora

Em resposta à equipe de jornalismo, a banca organizadora do concurso Barra dos Coqueiros, Cebraspe, esclareceu que as reclamações foram pontuais, em aplicação em uma escola.

A banca relata que ao saber do atraso do início das provas e da utilização de procedimentos alheios, enviou o coordenador-geral do evento ao local para retomar a organização do processo.

Segundo empresa, assim que o processo foi retomado, a aplicação “transcorreu com tranquilidade para todos os candidatos que permaneceram para fazer a prova”.

Veja resposta completa:

O Cebraspe informa que as reclamações citadas pela reportagem são pontuais, referentes a aplicação em uma escola. Sobre o caso, o Cebraspe apura o atraso no início da aplicação e a utilização de procedimentos alheios aos determinados na capacitação promovida pelo Centro.

O Cebraspe, ao tomar conhecimento do atraso no início da aplicação, enviou o coordenador-geral do evento ao local para retomar a organização do processo e dar início à aplicação, que transcorreu com tranquilidade para todos os candidatos que permaneceram para fazer a prova e nas mesmas condições que nos demais locais de aplicação, com a garantia da isonomia e do tempo de duração da prova e sem prejuízo aos participantes.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo concurso Barra dos Coqueiros

  • banca: Cebraspe;
  • Cargos: diversos;
  • Escolaridade: nível fundamental, médio e superior;
  • Salário: de R$ 1 mil a R$ 3,3 mil ;
  • Prova: 1 de novembro
  • Edital neste link
notícias concurso barra dos coqueiros

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.