Maurício Miranda Sá • 21/10/2021
O Portal Alagoas NT, na manha deste dia 21 de outubro, trouxe uma reportagem falando sobre a greve deflagrada pelos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, que tem como pautas o reajuste salarial e a realização de um novo concurso Detran AL.
O movimento foi iniciado na última quarta-feira, 20 de outubro, em decisão proferida durante assembleia, que contou com a presença de integrantes da categoria. O presidente do Sindicato dos Servidores do Detran/AL (SINSDAL), Clayberson Ferraz Torres, expôs o problema:
Torres ainda dissertou sobre o reajuste salarial, que tem pauta parada desde o ano de 2016. Vale destacar que outra greve, iniciada e finalizada em 2018, foi encerrada após promessas. Essas acabaram não sendo cumpridas pelo chefe do Poder Executivo Estadual, segundo relata.
Roberto Martins, vice-presidente do SINSDAL, também falou sobre os reajuste e concurso Detran AL. Segundo informou, a categoria vem se sentindo desprestigiada:
Em reposta, o governo do estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag AL), enviou nota oficial sobre o caso. Veja a íntegra:
Em janeiro deste ano (2021), o concurso Detran AL já havia sido recomendado pelo Ministério Público Estadual. A medida visa à redução do número de funcionários terceirizados no órgão.
Segundo o protocolo encaminhado, o órgão teria até 180 dias para que fosse realizado o certame. Foram requeridas, pelo menos, 138 vagas efetivas. Isso acabou não acontecendo até então.
A recomendação prevê vagas para os cargos de auxiliar administrativo, que exige ensino médio completo; curso básico de qualificação de até duzentas horas/aula e um a dois anos de experiência funcional.
De acordo com a Lei 7.823/2016, que estabelece a estrutura remuneratória dos servidores do órgão, atualmente a remuneração básica dos cargos do Detran Alagoas são as seguintes:
O último edital para o concurso Detran AL foi publicado em 2001 e foi organizado pela Fundepes. Foram 400 vagas imediatas para candidatos de níveis médio e superior. As oportunidades previstas foram:
Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva para todos os cargos e prova discursiva para o cargo de procurador autárquico. Veja o conteúdo comum a todos os cargos:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.