Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Detran DF: como foram as últimas provas para Analista?

Concurso Detran DF: como foram as últimas provas para Analista?

O novo concurso Detran DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) poderá ser realizado a qualquer momento!

Além da banca organizadora já ter sido definida (IBFC), em entrevista concedida ao jornalista Victor Gammaro, do Direção Concursos, o diretor-geral do Detran DF, Thiago Nascimento, informou que o edital deverá ser publicado entre os meses de maio e junho.

A oferta será de 123 vagas imediatas, nos níveis médio e superior de escolaridade, além de outras 243 vagas para formação de cadastro reserva.

Serão disponibilizados os cargos de Técnico e Analista.

Vale lembrar que um segundo edital é aguardado para o segundo semestre, ofertando vagas para Especialista Agente.

Confira, nesta matéria, como foram as últimas provas para o cargo de Analista, turbine sua preparação!

CURSOS concurso Detran DF

Como foram as últimas provas para o cargo de Analista do concurso Detran DF?

É importante ressaltar que o cargo de Analista recebeu esta nomenclatura recentemente. No último edital o mesmo cargo era chamado de Assistente de Trânsito. O cargo exige dos candidatos o nível superior de escolaridade.

Etapas

O concurso foi organizado pela banca Instituto Quadrix, em 2010, e os candidatos foram avaliados a partir das seguintes etapas:

  • Prova objetiva de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • Avaliação de títulos e de experiência profissional, de caráter exclusivamente classificatório.

Vale lembrar que o certame aconteceu há bastante tempo e, por isso, o novo edital poderá sofrer modificações quanto às etapas e conteúdo das provas objetivas.

Provas objetivas

As provas objetivas foram compostas por 80 questões, com 5 (cinco) alternativas em cada questão, para escolha de 1 única resposta correta, e pontuação total variando entre o mínimo de 0,00 ponto e o máximo de 80,00 pontos.

O bloco de Conhecimentos Gerais foi composto por 50 questões das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa,
  • Redação Oficial,
  • Informática,
  • Direito Constitucional,
  • Direito Administrativo,
  • Lei Orgânica do Distrito Federal

Já o bloco de Conhecimentos Específicos, foi composto por 30 questões das seguintes disciplinas:

  • Regimento Interno do DENTRAN-DF
  • Legislação de Trânsito

Conteúdo programático

Confira, a seguir, o conteúdo programático cobrado em cada matéria, segundo o edital:

CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. A estrutura do parágrafo. 3. Ortografia Oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego do sinal indicativo de crase. 6. Pontuação. 7. Divisão silábica. 8. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). 9. Verbos (tempos e modos). 10. Regência (verbal e nominal). 11. Concordância (verbal e nominal). 12. Estrutura do período simples e composto. 13. Fonética e Fonologia: encontros vocálicos e consonantais. 14. Dígrafos. 15. Morfologia – classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral, verbo e suas flexões; advérbio, conjunção, preposição e interjeição. 16.Significação das Palavras. 17. Elementos de comunicação. 18. Figuras de sintaxe. 19 Noções de semântica. 20.Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição, elementos da comunicação e funções da linguagem.


REDAÇÃO OFICIAL: Manual de Redação da Presidência da República.


INFORMÁTICA: 1. Conceitos de informática, hardware e software. 2. Ambientes operacionais Windows e Linux. 3. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). 4.Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). 4.Editor de Apresentações (PowerPoint e BrOffice.org Impress). 6. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web. 7. Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 8. Conceitos de proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores. 9. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 10. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 11.Conceitos de Segurança da Informação.


DIREITO CONSTITUCIONAL: 1. Direitos e garantias fundamentais: direitos e garantias individuais e coletivos; Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. 2. Direitos sociais: nacionalidade, cidadania e direitos políticos. 3. Poder Executivo: forma e sistema de governo, chefia de estado e chefia de governo. 4. Defesa do Estado e das Instituições democráticas: Segurança pública, organização da Segurança Pública. 5. Ordem social: base e objetivos da ordem social: Seguridade social; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia; comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso.


DIREITO ADMINISTRATIVO: 1. Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2. Organização administrativa do Estado. 3. Administração direta e indireta. 4. Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. 5. Poderes administrativos. 6. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 7. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado. 8. Lei nº 8.112/1990 aplicada ao Distrito Federal. 9. Lei de Licitações nº 8.666/93.


LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: Título I – Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Título II – Da Organização do Distrito Federal. Título III – Da Organização dos Poderes. Título VI – Da Ordem Social e do meio ambiente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS


REGIMENTO INTERNO DO DETRAN-DF:
Decreto n° 27.784/2007.


LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: 1. Código de Trânsito Brasileiro: Lei n.° 9.503/97. 2. Resoluções vigentes do
Conselho Nacional de Trânsito.

Prova discursiva

A prova discursiva consistiu na elaboração de texto dissertativo/descritivo, com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora.

A pontuação máxima na prova discursiva foi de 10 pontos.

Resumo concurso Detran DF

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.