Larissa Lustoza • 07/04/2022
Em assembleia realizada no dia 1 de abril, a Associação Nacional de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) aprovou a indicação de greve por uma série de demandas, entre elas, a de um novo concurso público.
A indicação de greve vem em resposta à postura do governo sobre a necessidade de recomposição de perdas inflacionárias na remuneração.
Além disso, a categoria decidiu ratificar a reivindicação da carreira de um novo concurso EPPGG. O assunto teria sido repassado ao novo Secretário de Gestão, Caio Castelliano, em reunião no início de março.
A última movimentação relacionada a um concurso EPPGG ocorreu em maio de 2021, quando o processo referente ao pedido de um novo certame se movimentou.
No despacho do processo, era descrito que a solicitação de um novo concurso EPPGG foi formalizado para 150 vagas, mesma quantidade de vagas que teria um concurso público para a carreira em 2013, mas que foi anulado.
A sigla EPPGG corresponde à Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, um cargo de nível superior completo e que possui salários iniciais por volta de R$ 19 mil.
A carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental foi regulamentada pelo Decreto nº 5.176/2004 e é um cargo vinculado ao Poder Executivo Federal.
De acordo com o portal do Ministério da Economia, “a carreira tem como atribuições a realização de atividades de gestão governamental, como a formulação, a implementação e a avaliação de políticas públicas, bem como de direção e assessoramento em escalões superiores da administração direta, autárquica e fundacional, em graus variados de complexidade, responsabilidade e autonomia”.
Em 2013, um novo concurso EPPGG iria ser realizado, mas o TCU anulou a realização do certame após alegar diversas irregularidades durante a seleção.
Os aprovados realizariam um curso de formação em Brasília, o que acabou não ocorrendo. Historicamente, a ESAF organizava os certames da carreira, mas banca não mais existe.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.