Adriele Silva • 08/11/2023
O Concurso Fiocruz deve ter seu edital publicado ainda este ano! São 300 vagas para pesquisador em saúde (100), tecnologista em saúde pública (100) e analista de gestão em saúde (100), com salários de até R$ 8.487,50!
Se você deseja prestar este certame para a carreira de tecnologista, precisa se atentar para as matérias que serão cobradas! Para te ajudar a se preparar, o Direção conferiu o conteúdo programático do último edital e elencou as disciplinas que podem fazer parte da sua prova; confira!
O último edital do concurso Fiocruz para tecnologista em saúde pública ofertou 93 vagas e foi organizado pela Fundação Dom Cintra em 2014.
O certame contou com as seguintes etapas para carreiras como Enfermagem em Saúde da Mulher; Enfermagem Neonatal; Controle de Qualidade de Insumos e Produtos relacionados a Saúde; Gestão de equipamentos e metrologia física, química e biológica; Enfermagem do Trabalho; Perícia Médica; Medicina do trabalho e Saúde do trabalhador:
Já para especialidades como Biotecnologia em animais de laboratório I; Comunicação e saúde; Geoprocessamento em saúde pública; Assessor de comunicação social; e Agente de mobilização e articulação de audiência, foram apresentadas as seguintes etapas:
As provas objetivas para os cargos do primeiro bloco foram compostas por 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Conhecimentos Específicos na Área de Atuação e 40 de Conhecimentos Específicos no Perfil.
Já os exames para as carreiras do segundo bloco tiveram a seguinte estrutura: 50 questões de múltipla escolha, das quais 20 foram centradas em Conhecimentos Específicos na Área de Atuação e 30 em Conhecimentos Específicos no Perfil.
Com relação as provas discursivas, sabe-se que estas contaram com 1 questão focada nos conteúdos programáticos. Estes, por sua vez, podem ser observados a seguir:
CARGO: TECNOLOGISTA EM SAÚDE PÚBLICA
ÁREA: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Políticas de Saúde no Brasil. 2. Princípios, diretrizes e organização do Sistema Único de Saúde (SUS). 3. Política Nacional de Atenção Básica.
Perfil: Medicina de Família e Comunidade
Princípios da Atenção Primária e da Medicina de Família e Comunidade. 2. Método clínico centrado na pessoa, gestão do cuidado e da clínica em equipe. 3. Cuidado integral à saúde da mulher com ênfase nos problemas prevalentes: sangramento anormal, abordagem do corrimento genital, abordagem do pré-natal de risco habitual e abordagem da mulher com climatério. 4. Cuidado integral na saúde do adulto com ênfase nos problemas prevalentes, abordagem dos fatores de risco cardiovasculares, hipertensão arterial sistêmica, diabetes melitus, transtornos do humor, ansiedade e transtornos somatoformes, doenças sexualmente transmissíveis e tuberculose. 5. Cuidado integral e atenção à saúde do idoso, incluindo rede de proteção e apoio social. 6. Cuidado integral à saúde da criança e do adolescente: crescimento e desenvolvimento, vigilância nutricional, vacinação, problemas de saúde mais comuns em crianças e adolescentes. 7. Técnicas de educação em saúde e trabalho em grupos. 8. Técnicas de avaliação e abordagem familiar, visita domiciliar, cadastro e registro familiar, avaliação de risco familiar. 9. Prevenção, promoção e proteção à saúde; rastreamento. 10. Ética e bioética na Saúde da Família.
Perfil: Psiquiatria
Psicopatologia. 2. Psiquiatria clínica na atenção primária. 3. Psicofarmacologia. 4. Psicoterapia na atenção primária. 5. Reforma Psiquiátrica. 6. Matriciamento em saúde mental.
ÁREA: BIBLIOTECONOMIA
Recursos de informação disponíveis em bibliotecas. 2. Funcionamento de bibliotecas. 3. Organização física de acervo. 4. Qualidade no atendimento ao usuário.
ESPECÍFICO
Perfil: Processamento, Gestão e Disseminação da Informação
Fundamentos teóricos de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. 2. O contexto profissional em Biblioteconomia: 2.1 Atuação e competências do bibliotecário; 2.2 Ética bibliotecária. 3. Organização e tratamento da informação: 3.1 Representação descritiva de fontes de informação (catalogação e normalização da informação); 3.2 Representação temática da informação (indexação e classificação). 4. Recursos e serviços de informação: 4.1. Estudo de uso e necessidades de informação em saúde; 4.2. Fontes de informação; 4.3. Formação e desenvolvimento de coleções; 4.4. Preservação em unidades de informação; 4.5. Serviço de recuperação da informação. 5. Gestão da informação: 5.1. Produtos e serviços de informação; 5.2. Políticas de informação; 5.3. Elaboração e gerenciamento de projetos de informação. 6. Tecnologia da Informação e da Comunicação: 6.1. Conceito de redes de comunicação de dados; 6.2. Bancos e Bases de dados; 6.3. Bibliotecas virtuais, digitais e repositórios institucionais.
Clique aqui para ver o edital completo!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.