Adriele Silva • 30/08/2023
O concurso INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) foi autorizado em junho para o preenchimento de 120 vagas de nível superior.
Recentemente o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou uma proposta aos órgãos federais para o Concurso Nacional Unificado (CNU), que visa o preenchimento de mais de 8 mil vagas abertas no Executivo através de uma prova única.
Com exclusividade, o Direção Concursos entrou em contato com o INPI a fim de compreender as possibilidades referentes a adesão ao CNU e os próximos passos do órgão quanto a condução do certame. Veja abaixo!
Em resposta, o INPI disse que “está estudando a proposta apresentada com atenção, especialmente em aspectos como o cronograma indicado”. Além isso, o Instituto informou os próximos passos referentes a sua decisão: “a previsão é que, até a próxima semana, seja possível definir a eventual adesão ou não ao concurso unificado”, disse em nota.
A previsão é que, até a próxima semana, seja possível definir a eventual adesão ou não ao concurso unificado. Caso o INPI resolva não aderir, o edital de abertura será lançado ainda este ano. A portaria de autorização do concurso público do Instituto prevê o prazo máximo de seis meses, a partir de 16/06/2023, para a publicação do edital. Em continuidade aos procedimentos internos que estão sendo realizados, o INPI irá empreender os esforços necessários para contratar a organizadora e lançar o edital de abertura com a maior brevidade possível, dentro desse prazo limite.
INPI sobre proposto para aderir ao Concurso Nacional Unificado.
Confira a resposta na íntegra:
Autorizado em junho, o Concurso INPI oferece 120 oportunidades para os cargos de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial, Pesquisador em Propriedade Industrial e Tecnologista em Propriedade Industria.
O último concurso, organizado pelo Cebraspe, ocorreu em 2014 e ofereceu vagas para as carreiras de pesquisador em propriedade industrial e tecnologista em propriedade industrial. Além da prova objetiva, com 120 questões, os candidatos foram submetidos a uma redação no valor máximo de 40 pontos.
Vale lembrar que o INPI é um dos órgãos convidados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para aderir ao Concurso Nacional Unificado. A proposta, divulgada recentemente, pretende preencher 8 mil vagas abertas no cenário federal através de uma única prova, prevista para acontecer no dia 25 de fevereiro de 2024.
De acordo com a pasta, os órgãos interessados em participar do CNU devem se manifestar até o dia 29 de setembro. Feito isso, o Ministério da Gestão pretende publicar o ato normativo em favor da criação do comitê organizador, responsável por definir a dinâmica do certame.
Acompanhe a linha do tempo, abaixo, e veja como será a distribuição das 8.330 vagas em concursos federais, autorizadas até agora:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.