Mateus Melis • 18/10/2021
Em decisão publicada nesta segunda-feira, 18 de outubro, o TJ AL mudou o gabarito de duas questões do concurso da Polícia Civil de Alagoas (concurso PC AL). Ambas as questões foram aplicadas na prova de Agente.
A primeira questão, de número 58 na prova abaixo, teve o gabarito trocado para ERRADO, enquanto que a segunda questão, de número 96, foi ANULADA.
Confira as questões que tiveram o gabarito alterado:
O mandado de segurança foi impetrado por um candidato ao cargo de Agente. No pedido, o candidato do concurso PC AL alegou que as questões 90 e 96 são passíveis de anulação, enquanto a questão 58 deveria ser anulada.
A juíza Maria Ester Fontan Cavalcanti entendeu que na questão 90 não há erro grotesco no gabarito da banca organizadora.
O candidato ressaltou no pedido que a anulação/retificação de apenas uma questão já lhe possibilitaria nota compatível para o prosseguimento da próxima fase.
Na decisão proferida, a ressaltou que não é possível conceder o prosseguimento do candidato à próxima fase do concurso, visto que a alteração do gabarito deve acontecer de forma igualitária:
“(…) a alteração do gabarito de uma questão e a anulação de outra deve ocorrer de forma igualitária para todos os candidatos e não apenas para o(a)Impetrante, sob pena de se beneficiar o(a) Impetrante com correção de prova diferente dos outros candidatos, impondo tratamento anti isonômico, ferindo, assim, o princípio constitucional da igualdade. Com as alterações ora recorridas, haverá alteração na pontuação de todos os candidatos, de modo que não há como garantir ao(à) Impetrante que o mesmo estará na lista de aprovados”, ressalta.
Confira o inteiro teor da decisão da juíza, clicando neste link!
O concurso PC AL tem colecionado algumas polêmicas desde o lançamento do edital.
Logo no processo de inscrição, os candidatos enfrentaram problemas no pagamento de boletos.
Nas redes sociais, candidatos reclamam de não terem os boletos liberados quando acessam o portal. Confira abaixo uma das reclamações que é bastante repetida por outros inscritos:
A equipe de jornalismo entrar em contato com a banca, e recebeu resposta no dia 15 de julho. Confira:
Além no pagamento das inscrições, um grupo de colaboradores que foram contratados pelo Cebraspe para a organização do concurso concurso PC AL alegaram atraso no pagamento das diárias.
De acordo com o grupo, o pagamento dos serviços prestados deveriam ter sido realizados 15 dias após a aplicação das provas, que ocorreram no dia 29 de agosto.
A equipe de jornalismo do Direção Concursos entrou em contato com o Cebraspe e foi informada de que o pagamento seria realizado até o início de outubro.
A Polícia Civil de Alagoas (concurso PC AL) aplicou provas objetivas no último dia 29 de agosto para mais de 40 mil inscritos nos cargos de agente e escrivão, que exigem nível superior.
De acordo com a empresa Cebraspe, responsável pelo edital, foram registradas 43.073 inscrições no edital que oferece 500 vagas. Segundo a banca, foram 35.741 inscritos somente para o cargo de agente de polícia.
As provas objetivas e discursivas foram aplicadas nos estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco no domingo (29), às 13h. Além de agente, ofertaram-se vagas para delegado e escrivão.
O certame é realizado em duas (2) etapas com a primeira contendo seis (6) fases, sendo elas as seguintes: provas objetivas, discursiva, TAF, prova prática, avaliação médica, psicológica, comprovação documental e CFP.
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.