Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC e PM ES: governador confirma ampliação das vagas

Concurso PC e PM ES: governador confirma ampliação das vagas

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, informou, no último dia 25 de outubro (2019), que vai atender ao pedido do secretário de Segurança sobre o aumento do efetivo das carreiras policiais no estado através dos concurso PC ES e concurso PM ES em 2020.

O secretário de Segurança, Roberto Sá, havia dito que o número proposto não seria suficiente para cobrir o enorme déficit dos servidores efetivos das forças de segurança pública no Espírito Santo.

Confira as palavras do secretário:

“Por exemplo, em relação à falta de efetivo, de fato há concursos previstos para 2020 e entendemos que o número de vagas abertas é insuficiente. Já levei ao governador um pedido para aumento do número de vagas nos concursos das três forças: Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros. Já consultamos a PGE [Procuradoria-Geral do Estado] sobre a possibilidade jurídica de ampliar o número de vagas. Já há o nosso diagnóstico, a concordância do governador e o amparo legal por parte da PGE. Isso já está fechado. Falta só definir o novo quantitativo.”

Governador Casagrande confirma aumento

A notícia do aumento do efetivo foi dada pelo jornal local A Gazeta, que trouxe a confirmação do governador Casagrande ao pedido de Sá:

 “Vamos fazer. Já disse a ele que nós vamos fazer. Só preciso agora ter uma reunião com Roberto Sá, para discutirmos quantas pessoas vão se formar no ano de 2020 e quantas vão se formar em 2021. Não dá para fazer todos ao mesmo tempo. Se forem 600, por exemplo, podem ser 300 num ano e 300 no outro. Vamos estudar agora a forma e a metodologia de formação”

Apoio da PGE

O aumento do efetivo também já tem amparo da Procuradoria-Geral do Estado, que através do seu procurador, Rodrigo de Paula, já emitiu parecer favorável à ampliação das vagas.

De acordo com matéria publicada no jornal A Gazeta, existe a ideia de aumentar a “cláusula de barreira” entre as etapas dos referidos concursos, permitindo que uma quantidade maior de candidatos, que forem aprovados na primeira etapa, sigam nas próximas fases da seleção.

Confira diversos cursos da área policial no Direção Concursos neste link.

Resumo concurso PC ES:

  • Órgão: Polícia Civil do espírito Santo
  • Cargos: delegados, escrivães e inspetores
  • Situação: aguardando autorização
  • Banca: a definir
  • Escolaridade: nível superior
  • Último edital: 2019
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.