Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC SP: Sindpesp reforça necessidade; 2.939 vagas aguardadas

Concurso PC SP: Sindpesp reforça necessidade; 2.939 vagas aguardadas

Um dos certames para esperados de 2021 é o concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo), que terá edital publicado para o provimento de 2.939 vagas de nível superior.

Apesar de o número já ser excelente, a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) acredita que esse número de vagas que serão ocupadas poderá ser muito maior.

Acontece que o órgão vem perdendo cerca de 2.000 servidores por ano, o que ocasiona uma alta defasagem na corporação. Só para se ter uma ideia, nos anos de 2018, 2019 e 2020, a PC SP perdeu mais de seis mil policiais.

Confira

vacâncias pc sp

Os dados são do próprio sindicato. Raquel Kabashi Gallinati, presidente do Sindpesp, mostra preocupação com aposentadorias.

  • “Até pela falta de novos concursos, a Polícia Civil de São Paulo está com muitos policiais na ativa recebendo abono permanência, que é pago aos que já reúnem os requisitos de aposentadoria. Além de ter muitos já próximos da aposentadoria, muitos também já podem pedir o direito a qualquer momento”.
cursos concurso pc sp
Confira os cursos do Direção para este concurso

Entrevista

Em entrevista concedida ao portal Central de Concursos, Raquel informou ser alarmante a situação da Polícia Civil. A falta de pessoal, conforme disse, vem sobrecarregando os atuais servidores.

Com isso, a prestação de serviços, como o atendimento ao público em geral, não vem sendo feita de forma excelente, visto que a corporação tem um terço a menos do que é considerado ideal.

  • “Existem 41.912 cargos na Polícia Civil paulista, mas somente 27.680 estão efetivamente ocupados. Faltam 14.232 policiais, com o agravante de que a população cresce ano a ano e os criminosos têm cada vez mais poder de fogo. É uma situação crítica, porque policiais acabam fazendo o trabalho de até quatro pessoas e isso, obviamente, reflete muito na eficácia da investigação e na qualidade do serviço prestado à população, que acaba sendo atendida por um profissional sobrecarregado e com alto nível de estresse”, informou Gallinati.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

Concurso PC SP: panorama

Autorizado desde o ano de 2019, o concurso PC SP já teria banca organizadora definida: a Vunesp. Isso porque a empresa confirmou edital para junho deste ano.

Em entrevista concedida à Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), em julho de 2020, o delegado-geral da Polícia Civil paulista, Dr. Ruy Ferraz Fontes, falou que os editais estavam “prontos para serem lançados”.

Acontece que, em contato com o órgão em fevereiro, o jornalismo do Direção Concursos recebeu a seguinte informação oficial:

  • “O governo do estado autorizou a realização do novo concurso, mas não temos conhecimento de nenhum prazo ou confirmação de quando será publicado o documento”.

Das vagas autorizadas, 1.600 seriam somente para o cargo de escrivão de Policia Civil. Outras 900 seriam destinadas ao cargo de investigador e as restantes divididas entre os cargos de delegado (250) e médico legista (189).

Última seleção

O último concurso PC SP teve provas aplicadas em 2018, para o provimento de 2.750 vagas nos cargos de agente de telecomunicações, agente, papiloscopista, auxiliar de papiloscopista, investigador, escrivão e delegado.

A divisão ficou assim:

  • Delegado (250 vagas);
  • Agente (400 vagas);
  • Investigador (600 vagas);
  • Escrivão (800 vagas);
  • Papiloscopista (200 vagas);
  • Auxiliar de papiloscopista (200 vagas);
  • Agente de telecomunicações (300 vagas).

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo concurso PC SP

  • Situação: Concurso autorizado
  • Vagas: 2.939 
  • Cargos: Escrivão, Investigador, Delegado e Médico Legista
  • Escolaridade: Nível superior 
  • Remuneração: R$ 4.435,62  até R$ 10.579,71
  • Últimos editais nos links abaixo
    • Agente Policial – 400 vagas – edital
    • Agente de Telecomunicações – 300 vagas – edital
    • Auxiliar de Papiloscopista – 200 vagas – edital
    • Delegado – 250 vagas – edital
    • Escrivão de Polícia – 800 vagas – edital
    • Investigador de Polícia – 600 vagas – edital
    • Papiloscopista – 200 vagas – edital
notícias concurso pc sp

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.