Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PCDF: comissão pressiona por convocações e expõe dados de deficit

Concurso PCDF: comissão pressiona por convocações e expõe dados de deficit

A comissão de aprovados do último concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (concurso PCDF) pressionou, por meio das redes sociais, por mais convocações e expôs o alto deficit de servidores na corporação.

De acordo com os dados apurados e segundo o Relatório Integrado de Gestão (RIG) 2020 do órgão, “a PCDF encerrou o ano de 2020 com déficit de 54,06% no efetivo”.

No final do ano passado, conforme comissão dos aprovados do concurso PCDF, 4.849 policiais já faltavam na população do Distrito Federal.

“Esse é o resultado de sucessivos desligamentos sem reposição de pessoal. Dentre esses números, é possível mencionar que na última década os desligamentos e aposentadorias foram maiores que as admissões. Como exemplo disso, somente nesse período a PCDF perdeu quase 1.300 policiais”, afirmou a comissão de aprovados.

O deficit no cargo de agente de Polícia é de mais de 3,3 mil. Além disso, as delegacias não contam com 64,70% dos cargos autorizados para escrivães.

Fora isso, a comissão de aprovados do concurso PCDF alerta que a defasagem tende a aumentar. Segundo os dados do RIG 2020, quase 300 servidores recebem abono permanência e aproximadamente 380 servidores já preenchem os requisitos para a aposentadoria.

Outro dado apontado é de que, no final de 2020, havia quase 160 servidores cedidos a outros órgãos.

“Diante desse cenário preocupante de crise de efetivo, a única solução é esta: recomposição dos quadros de pessoal o mais rápido possível”, finaliza a comissão.

Panorama

Autorizados para cem vagas imediatas, os próximos editais da PCDF estão previstos para delegado e agente de custódia.

O último edital de concurso PCDF para o cargo de agente de custódia, que antes levava o nome de agente penitenciário, foi realizado em 2004, sob a gestão da banca UFRJ. 66 vagas foram postas em disputa na época.

A alteração na nomenclatura foi autorizada por meio da Lei 13.064 de 2014. Hoje, a carreira possui a mesma organização e salário dos cargos de agente e escrivão, portanto, para ingressar, o candidato deve possuir nível superior de escolaridade.

O cargo de delegado, por sua vez, exige não só formação em nível superior. É preciso ser graduado em Direito. O salário inicial do agente de custódia é de mais de R$ 9 mil iniciais. O cargo de delegado recebe mais de R$ 18 mil.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

cursos concurso tce sc

Resumo concurso PCDF

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.