PUBLICIDADE
Katharine Mota • 24/03/2022
Novos editais são aguardados para o concurso PCDF. Com o anúncio de seleções para agente de custódia, delegado e para carreira administrativa, a corporação chama a atenção neste primeiro semestre de 2022.
Para trazer mais informações sobre as seleções, o Direção Concursos entrevistou o presidente do Sinpol, Alex Galvão. Confira abaixo trechos da entrevista:
Direção Concursos (DC): Qual a visão do sindicato em relação aos atuais cronogramas de agente e escrivão?
Alex Galvão: Nós estamos acompanhando. Tivemos várias reuniões com as comissões e pensamos que em 2023, o pessoal estaria tomando posse. Quando tivemos conhecimento, a posse seria só em 2024, e era janeiro de 2022. No meu edital, o edital saiu em dezembro, quando foi setembro, nós já estávamos em posse. Então, a nossa preocupação é em encurtar o prazo, porque o deficit é muito grande. Então, tivemos uma lei recentemente que possibilitou reduzir o prazo de recurso, então isso faz com que a gente consiga antecipar o praz desse concurso. Falta ainda a sanção do governador e a expectativa é de que ele possa sancionar em breve.
Direção Concursos (DC): O que você pode nos contar sobre o próximo edital para área administrativa?
Alex Galvão: Foi autorizado para iniciar os trâmites deste concurso. O cargo de gestor é de nível superior, então nós estamos conversando em off de que será para algumas especialidades. Por exemplo, nós temos uma Policlínica que não tem psicólogos. Nós temos alguns policiais que são psicólogos ou temos psicólogos cedidos. Vamos ver qual será o foco. Por exemplo, podem pedir para contabilidade? Podem, então temos que aguardar para ver qual será o foco. E também tem para a parte administrativa, que vai desafogar o policial da atividade meio e ele consegue ficar disposto para a atividade fim.
Direção Concursos (DC): O que você pode nos contar sobre o próximo edital para agente de custódia?
Alex Galvão: Nós tínhamos dentro dos presídios do Distrito Federal, o antigo agente penitenciário e ele é da carreira da Polícia Civil. Quando o governo federal criou o penitenciário federal, aqui também foi criado o técnico federal penitenciário, que evoluiu para o agente de atividades penitenciários, que evoluiu para policial penal. Então, alterou-se o nome para agente policial de custódia e eles foram retornando para a polícia civil, a medida que os policiais penais iam tomando posse na Seap. Então, a gente tem uma carreira consolidada com 800 cargos e estamos com abaixo de 50% deste preenchimento. A ideia da Administração foi preencher estes cargos. Tem espaço para muita gente ainda.
Veja abaixo a entrevista na íntegra:
ADMINISTRATIVO
AGENTE DE CUSTÓDIA
AGENTE
CONCURSO PCDF ESCRIVÃO
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.