Logo Direção Concursos
Pesquisa

Edital PCDF: pacote anticrime pode ser cobrado, lei do DF contraria e Cespe ignora

Edital PCDF: pacote anticrime pode ser cobrado, lei do DF contraria e Cespe ignora

Cebraspe/ Cespe corrige edital, e ponto 22.34 deixa de ser uma duvida entre concurseiros sobre possibilidade de cobrança.

Veja na matéria do link abaixo:

Confira o que o Direção falava desde o dia 15/01/2020 com relação a ese ponto específico no edital:

Uma jurisprudência do STJ afirma: o concurso PCDF e qualquer outro certame pode exigir atualização legislativa posterior ao edital, desde que relacionada à disciplinas contempladas no instrumento convocatório.

Isso significa que as alterações causadas em Direito Penal e Direito Processual Penal, pelo Pacote Anticrime, podem ser cobradas no concurso Escrivão PCDF.

De acordo com o edital, há sim a possibilidade de cobrança, como disposto no item 22.34, pois o tópico 23, única exceção, é justamente o conteúdo que pode ser cobrado.

Veja:

Lei no DF impede

Porém, um artigo da Lei 4949/2012, legislação que rege os concursos no Distrito Federal, contraria o edital PCDF para Escrivão. Veja o texto do Art. 29:

Para o professor de Direito Penal Bernardo Bustani, o aluno deve estar preparado para resolver todo tipo de questão: “Acredito na possibilidade de a prova de Escrivão da PCDF trazer questões referentes ao pacote anticrime.
Anular uma questão não é tão fácil, seja na via administrativa ou na via judicial. Aconselho o estudo das redações antigas e das redações novas”, analisa servidor público federal do TRF 1.

É importante lembrar que os cursos para a PCDF do Direção Concursos estão cobrindo todas as possibilidades.

Em contato com o Cebraspe, a banca não se aprofundou no comentário da “polêmica” e afirmou que o edital PCDF é claro no que pede aos candidatos:

As inscrições do concurso PCDF Escrivão começam em 22 de janeiro e o período se estende até 10 de fevereiro. As provas estão marcadas para 15 de março. A remuneração inicial do cargo é de R$ 9.394,65.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.