Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF: candidato consegue retornar ao Curso de Formação após reprovação

Concurso PF: candidato consegue retornar ao Curso de Formação após reprovação

Um candidato ao concurso PF para o cargo de Delegado conseguiu retornar ao Curso de Formação após reprovação devido à nota baixa durante a prova de armamento e tiros.

O candidato foi convocado para o Curso de Formação com previsão de término em dezembro de 2020. Ao entrar no curso, foi dado o plano de ação educacional. Para aprovação na disciplina de armamento e tiros era preciso alcançar pontuação mínima de 60%.

No entanto, os alunos da primeira fase do Curso de Formação, do mesmo concurso PF, tiveram regras diferentes, em que a pontuação mínima era de 40%.

Ao realizar a prova, o candidato a Delegado estaria aprovado dentro do porcentual anterior.

O advogado da ação e especialista em concursos públicos, Max Kolbe, argumentou que o aumento da nota mínima do concurso infringiu os princípios da razoabilidade e isonomia.

“Veja que ao publicar um edital, o mínimo que se espera da Administração é que ela cumpra o edital, sem modificação ou qualquer violação ao regramento por ela mesma exposta”, argumentou Kolbe.

A decisão da desembargadora Jirair Aram Meguerian foi favorável ao candidato.

Segundo desembargadora, a Administração pode estabelecer critérios de admissão, mas candidatos do mesmo certame não podem ser submetidos a critérios distintos de avaliação.

A Associação Nacional de Peritos criminais se manifestou a favor do caso e afirmou que a mudança de nota mínima em comparação a primeira turma “viola os princípios da isonomia, vinculação ao edital, razoabilidade e proporcionalidade”.

Qual a situação do concurso PF?

No momento, o concurso PF aguarda autorização e publicação oficial no Diário Oficial.

Lembrando que Polícia Federal não precisa de autorização formal do Ministério da Economia para que o novo concurso PF seja realizado.

Porém, existem outros trâmites, um tanto quanto complexos, que envolvem a publicação do edital.

Neste caso, a autorização deve partir do Diretor-geral da Polícia Federal, função atualmente ocupada pelo Rolando Alexandre de Souza, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU).

No concurso PF, são 2 mil vagas para cargos da carreira policial, sendo:

  • 300 para Delegado;
  • 600 para Escrivão;
  • 1016 para Agente; e
  • 84 para Papiloscopista.

Com a autorização, a corporação deverá formar a comissão organizadora, definir a banca e então publicar o edital. A expectativa é que a seleção ocorra no início de 2021.

Caso esteja pensando em realizar o concurso PF, mas ainda possua algumas dúvidas, o Direção Concursos possui várias matérias complementares de assuntos que interessam ao concurseiro.

Veja abaixo alguns temas que são relevantes para quem deseja entrar na carreira na Polícia Federal:

Clique abaixo e confira os cursos do Direção Concursos para a PF:

concurso pf 1

Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:

Resumo c

  • Situação atual: concurso PF previsto
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargos: Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado
  • Escolaridade: nível superior
  • Vagas: 2 mil vagas
  • Salários iniciais: de R$ 12 mil até R$ 23 mil
  • Link do último edital

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.