Redação Direção Concursos • 23/03/2020
As provas do concurso PM MG estão suspensas! O comunicado foi publicado nesta segunda-feira (23/03) pela Diretoria de Recursos Humanos da própria corporação. De acordo com a nota, a suspensão se deu devido a pandemia do COVID-19 (novo coronavírus). As provas do certame seriam realizadas no próximo dia 05 de abril. Ainda de acordo com a nota, um nova data será divulgada oportunamente.
O concurso PM MG conta com 160 vagas para Oficial. São 144 oportunidades separadas para os sexo masculino e 16 para o sexo feminino. A escolaridade exigida é bacharelado em Direito.
De acordo com o edital, as Provas de Conhecimentos (prova objetiva e dissertativa) serão realizadas nas cidades de:
Conforme o Anexo “F”, o candidato deve escolher uma opção de local para realizar a prova. É importante também que o candidato observe os pré-requisitos como:
O concurso conta com duas fases:
Na prova objetiva, o conteúdo que será cobrado é o seguinte:
A prova dissertativa era uma redação com 30 linhas, com no mínimo, 120 palavras. A pontuação máxima é de 100 pontos. Já a Prova Oral abrangerá os conteúdos de:
No Teste de Capacitação Física, o candidato precisa alcançar pontuação mínima de 60% em cada modalidade para aprovação. Os exercícios físicos são os seguintes:
Em 2018, a PM MG realizou um certame com 1.560 vagas para Soldado, no entanto o concurso foi suspenso, estando previsto para ser retomado em 2020.
Em sessão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 10 de outubro comandante da PM MG, coronel Giovanne Gomes da Silva, confirmou que há previsão de concurso público para 2020.
O tema debatido na sessão era o déficit de servidores na área de segurança pública. Nela, o comandante afirmou que novas turmas de formação de policiais deverão se iniciar em fevereiro e maio de 2020.
De acordo com o comandante, há um déficit de 16 mil policiais e 1.465 servidores saíram. A informação foi divulgado no site oficial da ALEMG.
Dando continuidade aos temas relativos à segurança pública, o secretário de Justiça e Segurança Pública do MG anunciou estudos para a realização de um concurso Agepen MG.
A notícia foi dada em sessão na ALEMG, pela tarde, logo após a sessão da manhã, em que foi anunciado o concurso PM MG. Segundo o secretário, há déficit de 1.100 Agentes Penitenciários e 500 Agentes Socioeducativos.
Em 2018, foram contratados 753 agente penitenciários, mas uma ação direta de inconstitucionalidade do TJ MG impossibilita a realização de outra contratação temporária.
“Já estamos considerando a abertura de concursos público, na verdade, para as duas carreiras”, disse o secretário na sessão.
Na LDO do próximo ano, já está previsto orçamento para a realização de outro concurso público para a PM MG. Os órgãos com orçamento separado para realização de certame são:
O último concurso para Oficial e Soldado ocorreu em 2018 e ainda estão vigentes.
No edital de Soldado, foram ofertadas 1.560 vagas, sendo divididas para Capital e Interior e com reserva para mulheres.
Um importante detalhe é que foi exigida altura mínima de 1,60 m e a idade máxima era de 30 anos. O concurso foi realizado em duas fases:
Já no edital para Oficial, era também pré-requisito ter entre 18 e 30 anos e ter altura mínima de 1,60m. Foram ofertadas 120 vagas, sendo 108 para o sexo masculino e 12 para sexo feminino.
O concurso foi realizado em duas fases:
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.