Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Polícia Penal AL: pedido de suspensão de provas é realizado

Concurso Polícia Penal AL: pedido de suspensão de provas é realizado

Nesta terça-feira (3/8), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP AL) solicitou a suspensão das provas do concurso Polícia Penal AL, que deveriam ocorrer no dia 22 de agosto. O pedido veio após a constatação de que o certame não oferecia a cota mínima de vagas para pessoas com deficiência (PcDs).

A assessoria do MP confirmou, ainda, que o órgão computou uma ação civil pública contra o Estado de Alagoas e o Cebraspe, responsável pela organização do certame.

Caso o pedido de suspensão seja acatado, as provas não poderão ser realizadas até a tomada de uma decisão judicial.

Segundo o Ministério Público, uma recomendação à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag AL) já havia sido feita antes da propositura da ação, instruindo sobre a necessidade de o concurso ofertar o percentual mínimo de vagas para pessoas com deficiência.

O MP AL defendeu que, apesar de as atribuições de um policial penal serem potencialmente perigosas, o concurso já seria normalmente composto por um teste de aptidão física (TAF) e uma inspeção de saúde, ambas etapas eliminatórias.

Dessa forma, o órgão afirmou que caso o candidato com deficiência não seja apto a ocupar o cargo previsto no concurso Polícia Penal AL, ele será eliminado de forma justa nessas etapas, evitando presunções ou preconceitos sobre a capacidade .

O estado, por sua vez, alegou que a função operacional do cargo não poderia ser exercida normalmente por uma pessoa com deficiência.

Apesar da ação, ainda não há nenhum comunicado oficial da banca. Portanto, as provas continuam previstas para o dia 22 de agosto.

Confira os cursos do Direção para esta área de estudos.

Concursos Polícia Penal

Além do concurso Polícia Penal AL, existem diversos outros certames previstos na área em todo o país. Com editais, em sua maioria, para nível médio, os salários iniciais giram em torno de R$ 3 mil a R$ 4 mil e os cargos ainda contam com adicionais por fora.

Confira um panorama completo dos concursos Polícia Penal clicando aqui.

Resumo do concurso Polícia Penal AL:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!

notícias concurso al

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.