Maurício Miranda Sá • 10/08/2020
A cada semana que passa, mais próximo fica o concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o candidato que não estiver se preparando desde já pode perder a chance de conquistar uma vaga no certame.
A última informação transmitida por José Lopes Hott Júnior, diretor-executivo do órgão, pode ser um indício de data provável para a realização das provas.
Em seu Instagram oficial, Hott respondeu a indagação de um candidato sobre a possibilidade de a prova acontecer em abril de 2020. A resposta pegou muitos de surpresa:
Não custa rememorar os candidatos que essa não é a primeira vez que o diretor-geral da PRF responde e instiga os futuros policiais rodoviários federais.
O novo corpo diretivo do órgão vem trazendo informações sobre um novo concurso PRF há semanas e sabe-se que existe um pedido de autorização de 2.634 vagas de Policial Rodoviário, o qual ainda deve passar pela análise do Ministério da Economia.
Além dos diretores da Polícia Rodoviária Federal, o novo concurso PRF conta com o apoio do governo federal, que tem entre suas bases o fortalecimento da segurança pública nacional.
Em bate-papo informal com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que o próximo curso de formação profissional (CFP) do concurso PRF será em 2022. Lembra-se que, para isso, um novo edital e provas deverá acontecer até 2021.
Em entrevista, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, incentivou os interessados no próximo concurso PRF a estudarem e se esforçarem:
Atualmente, o concurso PRF espera pela autorização oficial de quase 2,7 mil vagas, para iniciar os trâmites de um novo certame para o cargo de policial Rodoviário Federal.
Para se tornar um Policial Rodoviário Federal, o interessado precisa possuir de 18 a 65 anos, além de ser necessário ter carteira de motorista tipo B ou superior e outros requisitos.
O último edital do concurso PRF foi publicado em novembro de 2018, com provas aplicadas em fevereiro de 2019. Portanto, houve um hiato de cerca de três meses entre o lançamento e a prova. A banca responsável foi a Cebraspe/Cespe e ofertaram-se 500 vagas para Policial Rodoviário Federal.
A jornada de trabalho exigida era de 40 horas semanais e para assumir o cargo era necessário ter nível superior de escolaridade em qualquer área. A remuneração inicial oferecida era de R$9.473,57, mas, ao final da carreira, o servidor chegou a receber até R$16.552,34. Confira, abaixo, a progressão salarial:
O concurso PRF foi aplicado em duas etapas, sendo que a primeira etapa foi composta por diversas fases. Confira:
A segunda etapa, por sua vez, foi o CFP (Curso de Formação profissional).
A prova objetiva, primeira fase da primeira etapa, teve como estrutura três (3) blocos de questões, com pontuação máxima de 120 pontos.
O Bloco I (50 questões) conteve os seguintes conteúdos:
O Bloco II (40 questões) foi formado pelo conteúdo de Legislação de Trânsito.
O Bloco III (30 questões) cobrou conhecimento nas seguintes disciplinas:
À época, mais de 129 mil pessoas se inscreveram no concurso PRF, para saber qual dos estados brasileiros teve a maior disputa por vagas, basta conferir na imagem a seguir:
A nota máxima possível na primeira etapa foi de 140 pontos (120 na prova objetiva e 20 na discursiva). Abaixo, veja as notas dos últimos classificados dentro das vagas de ampla concorrência em diversas localidades:
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Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
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