Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso público: ensino médio ruim e aprovação em primeiro lugar

Concurso público: ensino médio ruim e aprovação em primeiro lugar

Há alguns anos o concurso público não estava nos planos de Vinícius Lohder, que tem 27 anos e é natural da cidade de Montenegro (RS), cerca de 60km da capital Porto Alegre. A jornada do estudante segue um parâmetro controverso, tendo em vista o feito que Vinícius, assinante ilimitado do Direção, conseguiu alcançar.

Ao contrário do perfil de um estudante que consegue concluir o ensino médio de maneira regular, Vinícius parou de estudar por um período e só conseguiu concluir seus estudos em virtude da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

E foi depois desse período que ele resolveu fazer o concurso público da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre) e foi aprovado em primeiro lugar.

CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!

Vinícius conta que por um tempo dividiu a sua jornada entre estudo e trabalho. Trabalhou como garçom e depois como motorista de aplicativo. Ele chegou a estudar em uma distribuidora de bebidas, onde fazia um “bico” na loja de um amigo próximo.

No início da pandemia da Covid-19, o gaúcho ficou receoso de continuar como motorista e expor a família ao vírus. Foi nesse momento que ele começou a se dedicar exclusivamente aos estudos para concurso público.

Leia a entrevista completa

Muita gente acha que para ser aprovado em concurso público você precisa ter tido uma formação escolar muito boa e com você foi o contrário disso tudo. Dá para você chegar no mundo dos concursos e ser competitivo sem ter feito um ensino médio brilhante, não é isso?

Vinícius Lohder: Tudo é uma questão de ter um objetivo. Durante o ensino médio eu não tinha vontade de estudar, mas depois eu comecei a trabalhar em lugares que não gostava e comecei a sentir a necessidade de estudar para concurso público e foi quando encontrei o Direção Concursos. O negócio é definir qual concurso público você vai fazer, se dedicar e ter força de vontade. Os materiais são muito bons para te levar do básico até o avançado e não importa a sua formação anterior.

Como você conseguia dividir o seu tempo entre o estudo para concurso público e a necessidade de ter uma grana?

Vinícius Lohder: Eu não iria ficar desamparado se eu não trabalhasse. Foi uma decisão tomada junto com meus avós em março de 2020 e passei aquele ano todo estudando. No início de 2021, um amigo abriu um negócio perto da minha casa e aos finais de semana eu trabalhava para ele, mas eu conseguia estudar quando não tinha ninguém para atender. Eu estudava a tarde, levava alguma coisa para a loja também e fazia questões no Qconcursos pelo celular.

Quando saiu o resultado de primeiro lugar no concurso você já esperava ou foi uma surpresa?

Vinícius Lohder: Eu pensava que tinha ido bem na prova, mas não sabia que iria ficar dentro das 6 vagas. Pensava que poderia ficar entre os 50 primeiros e quem sabe ser chamado. Quando saiu o resultado eu não acreditei e achei que tinha alguma coisa errada. Conferi várias vezes e só caiu a ficha quando vi o ranking que foi publicado no site da banca.

Explica pra gente um pouco sobre o concurso público que você passou.

Vinícius Lohder: A Trensurb de Porto Alegre é uma empresa pública de transporte e eu passei para o cargo de agente metroviário. Eu fui convocado para o concurso público no dia 10 de janeiro e devo começar o curso de formação na primeira semana de fevereiro.

Quer conferir a entrevista do Vinícius e saber sua jornada no concurso público? É só clicar no link abaixo

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Katharine Mota

Katharine Mota

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.