Redação Direção Concursos • 16/04/2021
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (16/4) a operação Aletheia para apurar possíveis fraudes no concurso público para o cargo de técnico em educação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
As possíveis irregularidades foram denunciadas pela própria banca organizadora do edital, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).
A organizadora afirmou por meio de nota encaminhada ao jornal local Mídia Max, nesta sexta-feira (16/4), que foi instaurado um procedimento interno para apurar as irregularidades e toda a documentação foi encaminhada para a Polícia Federal.
“Esclarecemos ainda que tomamos tais providências para manter a segurança, transparência e lisura de todos os certames realizado”, afirmou a nota.
A Universidade afirmou que caso seja comprovada fraude, a UFMS fará apuração de toda e qualquer irregularidade.
De acordo com a Polícia Federal, foram coletados elementos informativos apontando a prática do crime de fraude em concurso público, previsto no art. 311-A do Código Penal, cuja prova foi realizada pela FAPEC.
De acordo com o art. 311-A do Código Penal, a possível irregularidade do certame foi utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outra pessoa, ou de comprometer a credibilidade do certame, informações sigilosas.
Estão inclusos no artigo:
I – concurso público; (Incluído pela Lei 12.550. de 2011)
II – avaliação ou exame públicos; (Incluído pela Lei 12.550. de 2011)
III – processo seletivo para ingresso no ensino superior; ou (Incluído pela Lei 12.550. de 2011)
IV – exame ou processo seletivo previstos em lei: (Incluído pela Lei 12.550. de 2011)
Caso seja comprovada a irregularidade, a lei prevê a pena – reclusão, de 1 a 4 anos, e multa. (Incluído pela Lei 12.550. de 2011).
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
O edital do concurso foi publicado em janeiro de 2020 com a oferta de 27 vagas para os níveis médio e técnico de escolaridade, com salários chegando a R$ 2,9 mil.
As oportunidades são para os cargos de Assistente em Administração, de nível médio, e de Técnico de Laboratório (Biologia, Física, Química), Técnico de Tecnologia da Informação, e Técnico em Contabilidade, de nível técnico.
As oportunidades se dividiam da seguinte forma:
Nível Médio
Nível Técnico
Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.