Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Receita Federal: órgão contou com mais 69 vacâncias até abril de 2021

Concurso Receita Federal: órgão contou com mais 69 vacâncias até abril de 2021

A Receita Federal contou mais 69 vacâncias até o mês de abril de 2021, sendo incluídos as aposentadorias, exonerações e falecimentos. Novo concurso Receita Federal é aguardado com bastante ansiedade pelos concurseiros.

De acordo com os dados, das 69 vacâncias registradas até este mês, 45 foram de Auditores Fiscais e 24 de Analistas Tributários. A maior quantidade está concentrada nas aposentadorias, que tiveram um número de 56 desligamentos.

O restante da quantidade foi dividida entre falecimentos e exonerações, sendo 8 falecimentos registrados e 5 exonerações. A divisão exata por cargos e por motivo se deu da seguinte forma:

AUDITOR FISCAL

  • Aposentadorias: 38
  • Falecimentos: 5
  • Exoneração: 2

ANALISTA TRIBUTÁRIO

  • Aposentadorias: 18
  • Falecimentos: 3
  • Exoneração: 3

Em despacho presente no processo de um novo concurso Receita Federal, é descrito que a Secretaria de Pessoal do Ministério da Economia já reconheceu a necessidade de um novo concurso público para repor vacâncias do órgão.

No despacho, assinado pelo Coordenador-Geral de Desenvolvimento e Movimentação de Pessoal, apresenta as considerações da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal sobre o pedido de concurso público.

“Em analise preliminar, aquela Secretaria entendeu que a Receita Federal do Brasil dispõe de quantitativo de vacâncias suficientes para reposição por meio de concurso público”, diz documento.

CONCURSO PC CE e mais

Concurso Receita Federal: órgão pretende lançar editais anuais

O subsecretário do órgão, José Barroso, afirmou que pretende publicar novos editais anualmente. A informação foi compartilhada durante reunião realizada com servidores do órgão no último dia 17 de março (quarta-feira).

No entanto, o representante não levantou o número das vagas e o andamento da solicitação que prevê a autorização do novo edital.

As últimas informações do concurso Receita Federal indicam que um novo pedido de seleção foi feito, para o provimento de 2.050 vagas, o que foi confirmado pela Secretaria de Gestão de Desempenho do órgão.

Dessas vagas, a maior parte ficou para o cargo de analista tributário (1.500). O cargo de auditor, por sua vez, teve reservadas 550 vagas ao total. Até então, o pedido de novo certame estava sendo avaliado pelo Ministério da Economia.

Em entrevista exclusiva ao jornalismo do Direção Concursos, no início deste mês de fevereiro (2021), o vice-presidente do Sindicato dos Auditores-fiscais de Receita Federal (Sindifisco), Ayrton Bastos, falou sobre o possível edital.

“O Sindifisco, assim como a administração da Receita, tem se mobilizado para a realização de novos concursos. Essa também é uma demanda interna, muitos servidores aprovados no último edital estão sobrecarregados e ainda lotados em regiões de fronteira”, disse em um dos trechos.

Há de se registrar que a Receita Federal tem, hoje, por volta de oito mil servidores na ativas, o que é muito pouco perto do déficit de mais de 22 mil vagas no órgão. 

O Direção Concursos também preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área fiscal. Clique aqui e participe!

Veja todos os detalhes do concurso aqui!

Resumo e situação do concurso

  • Situação: solicitado
  • Vagas: 699 solicitadas
  • Remuneração inicial: Analista Tributário: R$ 12.142,39 (jan/2019, sem bônus); Auditor Fiscal: R$ 21.029,09 (jan/2019, sem bônus).
  • Banca: não definida
  • Escolaridade: Ensino Superior
  • Cargo: auditor fiscal federal e analista
  • Link do último edital

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso mp am e mais
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.