Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso SJC-SC: 600 vagas para Agente Penitenciário

Concurso SJC-SC: 600 vagas para Agente Penitenciário

O Governo do Estado de Santa Catarina ofertará mais de 600 vagas para Agente Penitenciário, vindo ao encontro da política atual de fortalecimento da segurança pública, que tem reduzido índices de criminalidade.

A boa oportunidade foi anunciada na última segunda-feira (20/5/2019), em audiência com representantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional do Tribunal de Justiça estadual.

A notícia foi dada pelo governador, Carlos Moisés, que informou, também, que a contratação dos novos agentes servirá para a ampliação das equipes plantonistas, além de permitir a inauguração de novas unidades já construídas.

O concurso para Agente Penitenciário de Santa Catarina já está autorizado desde 2018 e, segundo o portal G1, a publicação de edital estaria prevista já para os próximos dias.

Nesta matéria, você acompanhará o concurso SJC-SC:

Anúncio concurso SJC-SC

“Esse anúncio de mais de 600 vagas para agentes do Sistema Prisional catarinense supre a demanda para ativação de novas alas, novas unidades prisionais e também futuras unidades que serão construídas. Esses agentes vêm para que nós possamos atuar nas unidades de forma adequada, com segurança para os agentes e também garantindo um tratamento adequado aos internos do sistema prisional”, afirmou Moisés.

Por outro lado, não há previsão de quando os novos agentes estarão aptos para entrar em exercício. Também não foram informadas as unidades prisionais que terão vagas, já que o cronograma só será publicado junto ao edital.

Dados do sistema prisional catarinense

Santa Catarina possui, atualmente, cerca de 18.112 vagas para um total de 22.746 presos, de acordo com relatório realizado pelo TJ SC.

Ou seja, trata-se de um déficit de 25%. Aproximadamente 10 novos presos por dia ingressarão nas 51 unidades prisionais de Santa Catarina. Desse modo, até o final do ano, 25 mil detentos estarão encarcerados.

O que dizem as autoridades locais

Com a palavra, o secretário da Justiça e Cidadania…

Leandro Lima, secretário da Justiça e Cidadania, diz ser um objetivo da pasta a realização de novo concurso público:

“Essa medida vai proporcionar a abertura de novas vagas no sistema prisional, colocar em operação as vagas já existentes e otimizar outras no sistema prisional”.

O presidente do TJ SC…

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Rodrigo Collaço, também vê de forma positiva a realização do novo certame:

“O governo tem conseguido reverter os índices de criminalidade, mas isso implica e mais pessoas encarceradas. Essa seleção vem em mometo muito oportuno, pois vai permitir a abertura de vagas e colocação dessas pessoas no sistema prisional”.

Último concurso SJC-SC

O último concurso SJC-SC, para Agente Penitenciário, ocorreu em 2013 e teve a banca FEPESE como organizadora. Foram 320 vagas disponíveis para os cargos de Agente Penitenciário e Agente Socioeducativo, ambos com formação no ensino superior completo, qualquer área.

Confira a disposição de vagas

Foram disponibilizadas vagas para diversas localidades, e separadas por gênero, conforme veremos abaixo:

Salários e carga horária

Os nomeados no cargo receberam vencimentos no valor de R$ 2,8 mil, para uma jornada de 40h semanais.

Etapas do concurso SJC-SC 2013

O concurso SJC-SC contou com as seguintes etapas:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • Prova de aptidão psicológica vocacionada, de caráter eliminatório;
  • Exame toxicológico, de caráter eliminatório;
  • Investigação social para verificação de antecedentes pessoais, de caráter eliminatório.

A prova objetiva para os cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo foi composta de 70 (setenta) questões objetivas, sendo 40 (quarenta) questões de conhecimentos específicos e 30 (trinta) questões de conhecimentos gerais, com 05 (cinco) alternativas de resposta.

Para o cargo de Agente Penitenciário:

Para o cargo de Agente Socioeducativo:

Resumo concurso SJC-SC

  • Concurso: SJC-SC
  • Cargo: Agente Penitenciário
  • banca: a definir
  • Vagas: 600
  • Escolaridade: nível superior
  • Data: 2019

Confira o último edital neste link

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.