Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TCU: tudo que se sabe sobre o concurso em 13 perguntas

Concurso TCU: tudo que se sabe sobre o concurso em 13 perguntas

O concurso público para o Tribunal de Contas da União (concurso TCU) é uma das grandes oportunidades que podem ocorrer ainda este ano.

Quem foi pego de surpresa pela escolha da empresa organizadora do certame, mal deve saber que já há diversas respostas e informações sobre os principais tópicos.

Confira abaixo tudo que se sabe sobre o concurso TCU em 12 perguntas:

cursos concurso Caixa

Qual a banca do concurso TCU?

A banca do concurso TCU é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), definida conforme publicação no Diário Oficial da União no dia 15 de outubro.

Quando sai o edital TCU?

Não há prazo previsto, mas caso o TCU siga o disposto no decreto 9.739/2019, que regulamenta os concursos públicos no Executivo, o prazo entre a autorização e o edital do concurso público não pode ser superior a seis meses. A autorização do concurso TCU foi republicada em maio.

Quando é a prova?

Ainda caso o TCU siga o prazo determinado no decreto, as provas devem ser aplicadas, no mínimo, quatro meses após a publicação do edital do concurso público no Diário Oficial da União.

TSE Unificado, Tribunais de Justiça, TRTs e TRFs… 2023 definitivamente é o ano dos tribunais. Para se diferenciar da multidão que vai fazer essas provas você PRECISA se diferenciar.

Clique no botão abaixo e saia na frente:

Quero mudar de vida em 2023

Qual o cargo?

O cargo ofertado no concurso TCU será de Auditor de Controle Externo.

Quantas vagas do concurso TCU?

O concurso público trará 20 vagas imediatas para o cargo de Auditor de Controle Externo, sendo 15 vagas para Ampla Concorrência, 4 vagas para negros e 1 vaga para Pessoa com Deficiência.

Concurso TCU em todas as capitais?

De acordo com o projeto básico do concurso TCU, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas em todas as capitais. O Curso de Formação, no entanto, será realizado somente em Brasília.

O que é preciso para ser um Auditor?

Para se tornar um Auditor de Controle Externo, é preciso ter nível superior completo em qualquer área, além de cumprir os outros requisitos no edital.

Quanto ganha um Auditor?

Um Auditor de Controle Externo ganha, atualmente, R$ 22 mil de salário inicial, somando as outras vantagens e benefícios.

O que faz um Auditor?

De acordo com o último edital do concurso TCU, um Auditor de Controle Externo será responsável por desenvolver atividades de planejamento, de coordenação e de execução relativas à fiscalização e ao controle externo da arrecadação e aplicação de recursos da União, bem como da administração desses recursos, examinando a legalidade, a legitimidade, a economicidade, a eficiência e a efetividade em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, dos atos daqueles jurisdicionados ao Tribunal de Contas da União.

O que cai no concurso TCU?

Como o último certame ocorreu em 2015, a melhor forma de ponderar qual será o conteúdo é por meio das provas anteriores da área de controle da banca organizadora. Os últimos editais foram do concurso TCE PI e TCE AM e o conteúdo cobrado foi:

  • língua portuguesa
  • direito constitucional
  • direito administrativo
  • administração financeira e orçamentária
  • contabilidade geral
  • contabilidade aplicada ao setor público
  • auditoria
  • controle externo

Como serão as provas do concurso TCU?

O projeto básico trouxe algumas informações sobre o as provas. De acordo com o documento, a prova objetiva será dividida em 100 pontos para Conhecimentos Gerais e 100 pontos para Conhecimentos Específicos. Serão duas provas discursivas: 2 questões até 20 linhas sobre Conhecimentos Gerais; e 1 questão e 1 peça técnica sobre Conhecimentos Específicos em até 50 linhas.

Onde vou trabalhar no concurso TCU?

Os aprovados serão lotados, exclusivamente, em Brasília. Não há previsão de lotação em outras localidades.

Como será o Curso de Formação do concurso TCU?

O Curso de Formação será realizado exclusivamente em Brasília/DF e terá a duração mínima de 120 (cento e vinte) horas.

O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área de controle. Clique aqui e participe!

Resumo

  • Situação: banca definida
  • Banca organizadora: FGV
  • Vagas: 20 imediatas + CR
  • Cargos: auditor de controle externo
  • Escolaridade: nível superior
  • Remuneração inicial: R$ 22.000 (Auditor)
  • Editais:edital TCU Auditoredital TCU Técnico

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.