Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TRT 5: site do novo certame está no ar; órgão nega previsão

Concurso TRT 5: site do novo certame está no ar; órgão nega previsão

Nesta quarta-feira (14/4), fato curioso aconteceu com o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região e com a expectativa de um novo concurso TRT 5. Apesar de órgão negar previsão de novo edital, página de novo concurso para 2021 está disponível.

O título da página dentro do portal oficial do TRT 5 é claro: “Concurso público para servidor – 2021”. O único documento presente, no entanto, é um arquivo com as vagas existentes no TRT da 5ª Região.

Segundo o documento, há 209 vagas existentes ao todo, sendo 60 para Analista Judiciário e 149 para Técnico Judiciário.

Além disso, há uma observação no documento explicando que não há cargo vago disponível para provimento imediato, por conta de um ato normativo do CSJT que impõe critérios para preenchimento das vagas ou por já estarem vinculados a processo de redistribuição.

Confira abaixo:

concurso trt 5

concurso trt 5 1
concurso trt

Além disso, nesta quarta-feira (14/4), a equipe de jornalismo do Direção Concursos tinha recebido a resposta do TRT 5 de que não há previsão de concurso público. Inclusive, resposta dada para a equipe foi do mesmo setor do documento publicado na página do concurso do portal.

A resposta dada para a equipe de jornalismo foi:

“Informo que, no presente momento, não existe previsão para realização de  novo concurso público para cargos de servidores efetivos deste TRT da 5ª Região.

Atenciosamente,

Chefe da Seção de Provimento e Movimentação Funcional”

No momento, a equipe de jornalismo já entrou em contato novamente com o TRT 5 por mais esclarecimentos. O último concurso TRT 5 ocorreu em 2013 e foi organizado pela FCC. Seleção já está com edital expirado.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área de Tribunais. Clique aqui e participe!

Resumo concurso TRT 5

CSJT prossegue estudos para provimento em outros TRTs

Prosseguindo com os estudos relativos a divisão de provimentos que estão previstos no Orçamento de 2021, o Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT) abriu um formulário para que os Tribunais Regionais do Trabalho enviem suas demandas para divisão de vagas (concurso TRT).

Os TRTs tinham até o dia 12 de abril para enviar, por meio de formulário eletrônico, informações como: critérios pertinentes para análise das demandas, cargos e vagas de provimento prioritários.

O Orçamento de 2021 prevê o provimento de 747 cargos para a Justiça do Trabalho. Como costume, o CSJT realiza a divisão de provimentos para cada TRT, o que pode ser o primeiro passo para possíveis novas seleções.

Lembrando que, apesar dos provimentos distribuídos, quem iniciará os procedimentos de um novo concurso público são os próprios TRTs, levando em conta todas as determinações necessárias.

No início de março, inclusive, o próprio CSJT emitiu nota explicando que o preenchimento das vagas também deverá observar o disposto na Lei 173/2020, que estabelece limitações para realização de concursos públicos.

De acordo com um levantamento divulgado pelo instagram @semTRauma_ e elaborado por Alexandre Brites, os tribunais regionais do trabalho acumulam 4.159 cargos vagos.

O levantamento é de acordo com os dados compilados de agosto de 2020. Dessa quantia, a maior parte é de Técnicos Judiciários com 2.759 vacâncias em todos os TRTs. Já de Analistas Judiciários, a quantia é de 1.400 cargos vagos.

No momento, treze TRTs contam com editais expirados, portanto poderiam abrir novas seleções. Clique aqui e confira o panorama das seleções dos TRTs.

Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso mp am e mais
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.