Wanessa Alves • 06/11/2023
Na última semana, o governo da Paraíba sancionou a Lei n° 12.863/2023, que proíbe que candidatos aprovados em concursos da PB, condenados por racismo, assumam cargos públicos. Conforme o texto indica, a nova norma é válida em todas as esferas do serviço público e abrange não apenas os cargos efetivos, mas também os cargos comissionados e de confiança.
“Art. 4º As autoridades competentes deverão verificar a existência de condenação por crime de racismo no histórico dos candidatos a cargos públicos durante os processos de seleção e nomeação. Caso seja constatada a condenação, o candidato não poderá ser nomeado ou empossado no cargo pretendido”.
Lei n° 12.863/2023, governo da Paraíba.
De acordo com a Lei, o descumprimento da Lei implicará em medidas administrativas, podendo ser aplicadas advertências, multas e até mesmo a exoneração do cargo público ocupado indevidamente.
A nova legislação já está em vigor, portanto, é aplicável aos futuros servidores públicos de todo o estado.
Estão abertas as inscrições para o concurso do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB). Nesta edição, a avaliação de conhecimentos dos candidatos será por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Conforme determina o edital, os interessados devem, obrigatoriamente, estar inscritos no Enem 2023, antes de se inscrever no certame. Lembrando que a primeira prova aconteceu neste domingo, 5 de novembro, e a próxima avaliação está marcada para o dia 12 de novembro.
Os candidatos terão as notas do Enem 2023 captadas e calculadas pelo Corpo de Bombeiros. É importante ressaltar que, segundo o edital, não serão aceitas as inscrições de pessoas que optaram pela modalidade de “treineiro” no Enem.
Os interessados têm até 11 de novembro para realizarem a inscrição no site do CBM PB. Ao todo, são nove vagas para o cargo de oficial, com salário inicial de até R$ 3.068,76.
Confira AQUI todos os detalhes do edital.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Wanessa Alves
Produtora de conteúdo no time de jornalismo do Direção Concursos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.