Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos Públicos: banca realiza provas em quatro turnos por medidas de segurança

Concursos Públicos: banca realiza provas em quatro turnos por medidas de segurança

Para driblar a situação atual e diminuir o risco de contágio entre os candidatos, bancas organizadoras buscam medidas para realizar as provas de concursos públicos. Mais recente caso é da banca Idib, que aplicou as avaliações em quatro turnos.

As provas era para entrada no serviço público da Prefeitura de Xinguara. Avaliações foram realizadas no último final de semana, nos dias 19 e 20 de setembro.

Para aplicar as avaliações com segurança, participantes que moravam mais próximo da cidade de Redenção realizaram a prova naquela município, sendo 35% do total de inscritos.

Tanto no sábado quanto no domingo, candidatos foram divididos em turnos da manhã e tarde.

Durante os exames, banca afirmou que atendeu todas as normas sanitárias, como higienização dos locais de prova, aferição da temperatura corporal, oferecimento de álcool em gel e tapetes sanitizantes na entrada.

O distanciamento social mínimo de dois metro também foi observado e todos os presentes tinham que usar máscaras faciais obrigatórias.

O concurso da Prefeitura de Xinguara ofertou 380 vagas imediatas, além de 12 de Cadastro de Reserva para mais de 80 diferentes cargos. Salários iam de R$ 1.045 até R$ 6.253.

Medidas tomadas por outras bancas de concursos públicos

Esta não é a única banca que tenta driblar os efeitos da pandemia e realizar as provas dos concursos públicos. Mais recentemente, a EsPCEX anunciou que realizará as provas da seleção em um estádio de futebol.

Conforme o relatado por candidatos, as provas serão aplicadas na Arena Pernambuco, em Recife, nos dias 26 e 27 de setembro.

Já outro caso, mais antigo, foi para a realização de uma etapa do concurso para Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes DF). A etapa foi realizada em 26 de julho em uma universidade na Asa Norte, em Brasília-DF.

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes para a realização da etapa, que é uma das últimas do certame, antes da convocação. Candidatos tiveram que usar máscaras, álcool em gel, luvas descartáveis transparentes e outras medidas.

Concurso PCDF Agente: Justiça dá 10 dias para nova data de provas

Um juiz da 2ª Vara Fazenda Pública questionou a conduta da PCDF e do Cebraspe que se antecedeu a suspensão das provas. Em uma Ação Civil Pública, juiz determinou que provas mantivessem e que nova data fosse definida.

O magistrado apontou que a banca e a PCDF estavam cientes da situação epidemiológica e tinham dados consistentes para prever a quantidade de inscritos quando lançaram o edital do concurso PCDF para Agente.

Portanto, o juiz questionou a motivação para a suspender a data das provas, como descrita pelas instituições, por conta da quantidade de inscritos que superou as expectativas.

O juiz determinou que a PCDF e o Cebraspe definam nova data de realização das provas em até 10 dias. Lembrando que ainda cabe recurso na decisão.

Está estudando para o concurso PCDF? Tenha a melhor preparação com os cursos completos do Direção Concursos:

senado e mais

Tem dúvida de como organizar o seu estudo pós-edital? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica muito rápida e importante. Confira abaixo:

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concursos públicos 2
concursos públicos 1

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.