Logo Direção Concursos
Pesquisa

Ministério da Economia reafirma que fará concursos apenas em casos emergenciais

Ministério da Economia reafirma que fará concursos apenas em casos emergenciais

Muitos concurseiros foram surpreendidos neste semana com uma notícia de que o Ministério da Economia havia afirmado que não faria novos concursos, em especial o do INSS. Entretanto, quem acompanha as notícias do Direção Concursos sabe que não se trata de nenhuma novidade.

Isto porque o ministro Paulo Guedes e sua equipe vêm afirmando reiteradas vezes ao longo de 2019 a postura de restringir ao máximo a realização de concursos públicos federais. Você verá mais adiante uma compilação de diversas declarações já dadas neste sentido.

Em resposta sobre o concurso do INSS, a assessoria de imprensa do ministério deixou claro para o Direção Concursos que só serão autorizados concursos em casos excepcionais:

Resposta dada pelo Ministério da Economia a nossa equipe – Fonte: Direção Concursos

Mas, lembre-se, essa medida é somente para os concursos do Poder Executivo. Há diversos editais abertos e previstos para 2019 nos estados, municípios e também no poder judiciário federal:

Confira aqui os 26 concursos quentes para 2019!

Afinal de contas, quais devem ser os tais “casos excepcionais”, ou “concursos emergenciais”, referidos pelo Ministério da Economia?

De acordo com o prof. Erick Alves, o concurso mais emergencial do poder executivo federal é justamente o do INSS. O professor lembra que o próprio Ministério Público Federal já recomendou a realização de concurso do INSS, tendo em vista o grande acúmulo de processos sem análise (mais de 2 milhões), a demora na análise dos processos, o grande número de ações judiciais envolvendo o órgão, dentre outros motivos.

Travar concursos e autorizar os emergenciais – nenhuma novidade

A fala de travar e não autorizar concursos, que culminou na assinatura do decreto de regras mais rígidas para concursos públicos, foi recorrente por todo o ano.

Veja abaixo um compilado de momentos, desde o início do governo, em que a proposta foi enfatizada pelo Ministério da Economia. Observe que muitas vezes o ministro ou seus colaboradores fizeram a ressalva relativa à autorização de “concursos emergenciais”:

Notícia de fevereiro sobre suspensão de concursos – Fonte: Metrópoles

Notícia dada em março sobre suspensão de concursos – Fonte: O Globo

Notícia dada em março sobre novas diretrizes para concursos – Fonte: EM

Notícia dada em março sobre não autorização de concursos – Fonte: O Antagonista

Notícia dada em abril de travar concursos públicos – Fonte: G1

Notícia dada em junho sobre suspensão de concursos – Fonte: O Correio Braziliense

Notícia dada em junho sobre suspensão de concursos – Fonte: EBC

Notícia dada em junho sobre suspensão de concursos – Fonte: Folha de São Paulo

Confira aqui os 26 concursos quentes para 2019!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.