Logo Direção Concursos
Pesquisa

Mesários poderão pedir a isenção em concursos públicos no Tocantins

Mesários poderão pedir a isenção em concursos públicos no Tocantins

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins enviou um projeto de lei que permite a isenção da taxa de inscrição nos concursos públicos para quem atuar como mesário. No caso, a isenção seria somente para as seleções estaduais.

De acordo coma proposta enviada pelo desembargador, Eurípedes Lamounier, a isenção valerá para concursos públicos da Administração direta e indireta, autarquias, fundações públicas e entidades mantidas pelo poder estadual.

No entanto, para receber a isenção da taxa de inscrição nos concursos públicos, o interessado deve ter participado de, ao menos, dois eventos eleitorais.

Outros estados que já possuem a medida são o Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

Mesários no Paraná já são isentos das taxas de inscrição em concursos públicos

Eleitores voluntários e convocados pela Justiça Eleitoral no Paraná para atuar como mesários durante as eleições estão isentos das taxa de inscrição nos concursos públicos desde 2017, pela Lei 19.196/2017 (leia aqui).

Assim como a isenção explicada no projeto de lei no Tocantins, é preciso que o interessado tenha atuado em, pelo menos, dois eventos eleitorais, podendo ser consecutivos ou não.

O benefício da isenção da taxa de inscrição em concursos públicos será válido por dois anos.

Concursos públicos aguardados para Tocantins

Há diversas seleções aguardadas para Tocantins. No momento, porém, muitos tiveram os procedimentos afetados pela pandemia e não realizaram muitas movimentações por este ano.

Algumas das seleções que levantam expectativa são:

TJ TO – A comissão para estudo do concurso público já está formada e estuda a reformulação da seleção que foi suspensa em 2018. A última movimentação foi a substituição do secretário da comissão. Clique aqui e saiba mais.

Assembleia Legislativa TO – O Poder Judiciário determinou que o edital do concurso Assembleia Legislativa de Tocantins seja publicado em até seis meses pós fim do decreto do estado de calamidade pública. Saiba mais aqui.

PM TO – A banca Cebraspe organizará o concurso que prevê mil vagas para o cargo de Soldado, que só exige nível médio completo. A previsão é que o edital seja publicado no início de outubro. Saiba mais sobre o concurso PM TO.

Quer estar preparado para o concurso PM TO? Confira os pacotes completos para a seleção:

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concursos públicos 1
concursos públicos 2

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.