Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos SP: saiba como funcionam os certames em São Paulo

Concursos SP: saiba como funcionam os certames em São Paulo

Diversos estados e municípios estabelecem regras específicas para concursos públicos e um deles é São Paulo, que possui uma legislação que trata sobre concursos SP.

O decreto que regulamentou a realização dos concursos públicos em São Paulo é o decreto nº 60.449, de maio de 2014.

A regulamentação traz determinações sobre prazos para publicação de edital, conteúdos obrigatórios, reserva de vagas e mais.

Nesta matéria, você saberá os pontos mais importantes do decreto que regulamenta os concursos SP. Caso queira ler o documento na íntegra, clique aqui.

Acompanhe os pontos mais importantes abaixo:

Concursos SP: prazos e validade

O decreto estabelece que o prazo mínimo de validade de um concurso público em São Paulo é de seis meses e o prazo máximo é dois anos.

Além disso, o decreto determina que o prazo de inscrição de um concurso público no estado não deve ser inferior a 15 dias.

Diferente dos concursos no Distrito Federal, o decreto não estabelece nenhum período mínimo entre edital e realização das provas.

Caso queira saber em detalhes qual é a regulamentação do Distrito Federal para concursos públicos, clique aqui.

Etapas e conteúdo programático dos concursos SP

As etapas para concursos públicos que o decreto reconhece são: prova objetiva, dissertativa, títulos, oral, física, psicotécnica ou psicológica, investigação social e comprovação de idoneidade.

O ponto que se destaca é que a Prova de Títulos não pode ter peso superior a 30% da nota total do concurso público, de acordo com o decreto.

O conteúdo programático das provas deve conter, no mínimo, os conteúdos de:

  • Interpretação de Texto
  • Noções de Administração Pública
  • Noções Básicas de Informática

Sobre os candidatos remanescentes

O decreto reconhece que os candidatos que tiveram aprovação, mas não foram convocados ou nomeados, entram na listagem de candidatos remanescentes.

Está autorizado aproveitar os candidatos remanescentes em órgãos da Administração direta, conforme pontos específicos determinados no decreto.

Além disso, os candidatos remanescentes possuem prioridade, segundo o texto, sobre candidatos de concursos supervenientes.

Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:

Quais concursos SP podem ser esperados?

Há diversos concursos públicos esperados para São Paulo. Algumas seleções foram suspensas temporariamente por conta da pandemia, mas prometem boas oportunidades quando forem retomadas.

Confira mais abaixo:

TCM SP – Através de comunicado oficial emitido pela banca VUNESP, o concurso TCM SP, o qual tinha provas marcadas para os dias 19 e 26 de abril, teve seu edital suspenso. Tribunal confirmou que as inscrições serão reabertas.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

PM SP – A PM SP decidiu pela suspensão do edital destinado ao preenchimento de 130 vagas no cargo de aluno-oficial, cargo de nível médio. A medida foi em decorrência do decreto de quarentena do estado. Como certame foi suspenso antes das inscrições começarem, candidaturas serão retomadas. Outras informações aqui.

PC SP – O concurso PC SP (Polícia Civil do Estado de São Paulo) já está pronto para ser lançado. Foram exatamente essas palavras ditas pelo delegado-geral da Polícia Civil paulista, Dr. Ruy Ferraz Fontes, em entrevista dada à ADPESP. Previsão é de 2.939 vagas ao todo. Saiba mais aqui.

SEFAZ SP – O último edital para o concurso Sefaz SP foi publicado em 2013 e desde então houveram novas seleções. Há um pedido de 53 vagas para Agente Fiscal de Rendas e 305 vagas para Técnico da Fazenda Estadual, mas a seleção ainda aguarda a autorização do governador.

TJ SP – No momento, ambas seleções estão suspensas devido ao estado de calamidade pública. Com isso, as datas para expiração foram postergadas. Ambos concursos, interior e capital, estão com datas previstas para vencer somente em 2021. Porém, é tradição que assim que expirado, um novo concurso TJ SP já comece a acontecer.

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concursos sp 2
concursos sp 1

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.